Amorphis: entrevista com Tomi Joutsen na Roadie Crew
Por F. C.
Fonte: Revista Roadie Crew
Postado em 25 de setembro de 2011
A edição Nº 151 do mês de agosto de 2011 da revista Roadie Crew (www.roadiecrew.net) traz uma entrevista com Tomi Joutsen, vocalista do AMORPHIS, confira alguns trechos:
Li relatos de que o Amophis sofreu um bocado na gravação de The Beginning of Times. Quais foram os problemas que vocês enfrentaram?
Tomi Joutsen: Sofremos com alguns atrasos e problemas em gravações iniciais que realizamos. Há mais ou menos um ano, começamos a trabalhar novas músicas em demos bem curtas e cruas. Antes de sairmos para a turnê no final de 2010, registramos algumas idéias nos estúdios Sonic Pump. No entando perdemos várias coisas e deixamos rascunhos de composições para trás. Então, partimos para os shows e não pudemos dar continuidade ao processo que havíamos iniciado. Só voltamos a mexer em The Beginning of Times quando fiz os vocais em janeiro de 2011. Demorou muito, foi difícil, mas estamos felizes com a conclusão dos trabalhos e por estarmos aqui com um novo álbum.
Liricamente, vocês novamente se inspiraram em Kalevala, a epopéia nacional da Finlândia. Em qual parte do livro o álbum The Beginning of Times foca?
Tomi: Desta vez dedicamos falar do personagem central de Kalevala, Väinämöinen. Incluímos alguns poemas e pequenas histórias do livro nas letras e foi um desafio centrar todo o álbum nesse cara. Como figura principal, ele é poderoso, tem uma voz maravilhosa e muitas características marcantes. Porém, criar um conceito em apenas um personagem não é fácil. Contudo, o resultado é excelente.
Além dos vocais extremos evidentes no novo álbum, quais seriam as grandes diferenças entre Skyforger e The Beginning of Times em sua opnião?
Tomi: Acho que as músicas de The Beginning of Times são mais complicados, sofisticadas e trazem mais elementos progressivos que as de Skyforger. Talvez por isso o álbum seja um pouco mais longo também. Além disso, trabalhamos com alguns instrumentos e noções diferente. Nosso guitarrista, Tomi Koivusaari, utilizou uma ‘steel guitar’ (N.R.: guitarra havaiana ou ‘pedal steel guitar’) em algumas músicas tivemos vocais femininos, também. Em geral, penso que quem escuta o disco sabe que é o Amorphis e reconhece nossas principais características. É um trabalho diferente de Skyforger, mas não muito.
A arte gráfica de Travis Smith mais uma vez impressiona. O que ela representa para vocês?
Tomi: A história por trás da capa é baseada em algumas crenças antigas aqui da Finlândia de que o mundo foi criado a partir de pedaços de ovos quebrados. Logo, retratamos na capa o início de tudo, o começo dos tempos. A arte traz algo bem finlandês e nos orgulha muito. A ilha atrás do ovo nos remete a alguns aspectos de nosso país. É uma arte linda que combina com a música que gravamos no álbum. Algumas pessoas disseram que ela lembra Cosmic Egg (2009) do Wolfmother e realmente há semelhanças. Porém não havíamos percebido isso inicialmente e todo o conceito nos caiu muito bem.
Como foi a experiência de tocar no Brasil e para quando vocês planejam uma nova turnê por aqui?
Tomi: Foi fantástico, insano. Saímos do frio da Finlândia e da timidez de nosso povo para um lugar quente e cheio de pessoas expansivas. Não posso dizer quando voltaremos, pois ainda não há nada definido. Mas garanto a vocês que eu amaria retornar ao Brasil.
A entrevista completa pode ser conferida na edição Nº 151 do mês de agosto da revista Roadie Crew (www.roadiecrew.net).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
O motivo pelo qual o U2 transformou o rock em uma "piada doentia", segundo Kurt Cobain
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
Em 1996, revista provou que James Hetfield e Lars Ulrich não se conheciam
A diferença de postura entre Augustinho Licks e Carlos Maltz, segundo Humberto Gessinger
Corey Taylor, do Slipknot, explica as nojentas desvantagens das máscaras
Max Cavalera deixa "Big Four" de fora ao escolher seus três discos de Thrash preferidos

Vocalista do Amorphis diz que dedicar quase tudo à banda pode compensar
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações
Death metal progressivo: 10 músicas essenciais para conhecer o estilo



