Napster: como era a música quando ele chegou em 1999
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 03 de dezembro de 2011
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Eis um retrato de como era a indústria musical quando o NAPSTER apareceu, em junho de 1999.
Os CDs representavam 89.4 por cento de toda a venda de música, de acordo com a RIAA. As fitas cassete ainda puxavam cerca de 7.6 por cento do total, e os LPs quase 0.2 por cento, e o download de discos era basicamente INEXISTENTE.
Havia 5 grandes gravadoras: Warner Music Group, EMI, Sony Music Entertainment, Bertelsmann Music Group (BMG), e a Universal Music Group.
As grandes gravadoras estavam no meio do MELHOR ANO DE SUAS HISTÓRIAS. Aquele foi o ano em que o Disco de Diamante foi criado, para celebrar lançamentos com mais de 10 milhões de cópias vendidas.
O iPod era um nome desconhecido. Na verdade, demoraria mais dois anos até que ele chegasse ao mercado.
Justin Bieber tinha 5 anos de idade. Justin Timberlake tinha 18. Daniel Ek (CEO do Spotify) tinha 16.
A maioria dos artistas não tinha ideia do que havia chegado. Em um processo protocolado em dezembro, o então-batizado Puff Daddy dizia, "Eu não conseguia acreditar que essa coisa de Napster estava conectando milhares de pessoas com o novo álbum de Notorious B.I.G., ‘Born Again’, uma semana antes de ele chegar às lojas."
‘Millenium’ dos Backstreet Boys dominou as paradas dos EUA pela maior parte do mês. Ele se tornaria um dos discos mais vendidos da história, com vendas acima de 40 milhões de cópias ao redor do globo.
O MySpace ainda demoraria mais 4 anos pra ser apresentado.
Outros discos de destaque daquele ano foram ‘… Baby One More Time’ de Britney Spears, ‘The Slim Shady LP’ de Eminem, ‘Things Fall Apart’ do The Roots, ‘Californication’, do Red Hot Chili Peppers, ‘100% Ginuwine’ de Ginuwine e o disco de estreia do Slipknot, ‘Slipknot’.
Hilary Rosen era diretora e CEO da RIAA. Depois de abandonar o cargo, ela depois criticaria a maneira que sua própria empresa tinha lidado com o problema do Napster.
Comente: Você preferia os tempos antes do Napster?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses
Bruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
A resposta inusitada de Supla quando perguntam se ele gosta de AC/DC
Chaves: sósia metaleiro faz sucesso nas redes sociais


