Napster: como era a música quando ele chegou em 1999
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 03 de dezembro de 2011
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Eis um retrato de como era a indústria musical quando o NAPSTER apareceu, em junho de 1999.
Os CDs representavam 89.4 por cento de toda a venda de música, de acordo com a RIAA. As fitas cassete ainda puxavam cerca de 7.6 por cento do total, e os LPs quase 0.2 por cento, e o download de discos era basicamente INEXISTENTE.
Havia 5 grandes gravadoras: Warner Music Group, EMI, Sony Music Entertainment, Bertelsmann Music Group (BMG), e a Universal Music Group.
As grandes gravadoras estavam no meio do MELHOR ANO DE SUAS HISTÓRIAS. Aquele foi o ano em que o Disco de Diamante foi criado, para celebrar lançamentos com mais de 10 milhões de cópias vendidas.
O iPod era um nome desconhecido. Na verdade, demoraria mais dois anos até que ele chegasse ao mercado.
Justin Bieber tinha 5 anos de idade. Justin Timberlake tinha 18. Daniel Ek (CEO do Spotify) tinha 16.
A maioria dos artistas não tinha ideia do que havia chegado. Em um processo protocolado em dezembro, o então-batizado Puff Daddy dizia, "Eu não conseguia acreditar que essa coisa de Napster estava conectando milhares de pessoas com o novo álbum de Notorious B.I.G., ‘Born Again’, uma semana antes de ele chegar às lojas."
‘Millenium’ dos Backstreet Boys dominou as paradas dos EUA pela maior parte do mês. Ele se tornaria um dos discos mais vendidos da história, com vendas acima de 40 milhões de cópias ao redor do globo.
O MySpace ainda demoraria mais 4 anos pra ser apresentado.
Outros discos de destaque daquele ano foram ‘… Baby One More Time’ de Britney Spears, ‘The Slim Shady LP’ de Eminem, ‘Things Fall Apart’ do The Roots, ‘Californication’, do Red Hot Chili Peppers, ‘100% Ginuwine’ de Ginuwine e o disco de estreia do Slipknot, ‘Slipknot’.
Hilary Rosen era diretora e CEO da RIAA. Depois de abandonar o cargo, ela depois criticaria a maneira que sua própria empresa tinha lidado com o problema do Napster.
Comente: Você preferia os tempos antes do Napster?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Amigo de Mao do Garotos Podres apanhou da turma do punk e do metal no mesmo ano
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil


Rodolfo Abrantes: ele sentiu presença maligna em shows do Slayer e Marilyn Manson
O capítulo do livro sobre Cazuza que seu pai vetou: "Não vale a pena, Lucinha"
Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale
Power Metal: 10 álbuns essenciais do estilo
Chris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte


