Paul Gilbert: falando sobre sua perda auditiva
Por Ádamo Morone
Fonte: Paul Gilbert Brasil
Postado em 13 de fevereiro de 2012
Paul Gilbert falou em sua coluna do site PremierGuitar, Shred Your Enthusiasm, sobre sua perda auditiva e dá dicas de como manter a saúde de seus ouvidos. Confira abaixo.
Se eu pudesse voltar no tempo e visitar o Paul adolescente, eu certamente teria alguns conselhos importantes para dar. Eu começaria com estilo de cabelo. "Não ter uma permanente. Deixe Def Leppard ser Def Leppard. Deixe-se ser você mesmo e corte tudo se o cabelo começar a ficar bagunçado". Então eu iria discutir calças Spandex. "Elas são um pouco… anatômicas. Ou mude para jeans ou invista em um pepino". Eu teria, então, uma discussão sobre relacionamento com o sexo oposto, o que é demasiadamente longo para incluir aqui, e finalmente eu falaria sobre os ouvidos.
Na lista a seguir, tenha em mente que todas as proibições se referem a coisas que eu fiz.
• Não coloque sua orelha diretamente no seu falante 4×12 (N. do T. – Ele fala sobre as caixas dos amplificadores que contém 4 auto-falantes de 12 polegadas) enquanto ele estiver alto, não importa o quanto você ame o som.
• Não coloque os seus fones de ouvido no volume de um show, enquanto pratica "air-drum" (N. do T. – bateria imaginária) com álbuns do Rush todas as noites antes de ir para a cama.
• Não coloque o som do seu carro no volume de um show cada vez que você for dirigir.
• Não vire seu falante 4×12 para você mesmo no palco para poupar o público, e ao invés disso direcionar tudo para você.
• Não insista para que seu baterista toque com o estilo de Alex Van Halen com aquele prato de condução e o chimbal aberto em todas as canções.
• Não durma com fones de ouvido conectados a um leitor de cassetes em "loop", a fim de interiorizar música clássica.
• Não gaste 14 horas por dia de gravação com um metrônomo alto em seus fones de ouvido. Em vez disso, grave ao vivo com a banda inteira para que você possa ouvir e ajustar ao ritmo natural de todos, sem aquele DONK DINK DINK DONK DINK DONK do cowbell.
• Não passe 14 horas por dia editando instrumentos e vocais. Contrate um engenheiro que pode fazê-lo mais rápido e melhor.
• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajustes ou mixagem.
• Não construir um estúdio em casa sem tratar as salas com painéis acústicos. Espuma e tapetes são ineficazes. Você precisa de brass-traps grossos feitos de fibra de vidro compactados. Tentar mixar uma sala não tratada só vai confundir os seus ouvidos, e a tendência em aumentar o volume para resolver não vai ajudar. Trate as paredes e o teto com bass-traps — muitos deles!
• Não coloque a cabeça no falante para tentar descobrir o tom de uma canção desconhecida durante o caos de uma jam de várias guitarras na NAMM. Apenas silencie as cordas faça "chicka-chicka" (N. do T. – Tocar as cordas abafando, sem reproduzir notas). Isso funciona em qualquer tom.
• Não seja "cool" em situações onde a música esteja muito alta. Coloque os dedos nos ouvidos ou saia da sala.
• Não toque músicas que sejam constantemente altas. Escolha ou escreva músicas que contenham alterações dinâmicas de volume. Estas alterações de volume, vão fazer as partes mais fortes musicalmente eficazes através do contraste com as partes mais calmas. E os seus ouvidos se sairão muito melhores devido as pausas.
Para conferir o artigo completo (em português), clique no link abaixo.
Comente: Você já sofre com problemas auditivos?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Morre o técnico de som "Macarrão", que trabalhou com Raimundos, Sepultura, Mamonas e outros
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
A cantora que fez Jimmy Page e Robert Plant falarem a mesma língua
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"

Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) anuncia novo álbum solo, "WROC"
O Mr. Big acabou mesmo? Billy Sheehan, baixista da banda, responde
Baixo: por que tocar o instrumento é mais difícil do que parece, segundo Paul Gilbert


