Dolby Atmos: entenda o conceito de 64 canais de áudio

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar Correções  

A DOLBY LABORATORIES anunciou um novo sistema de áudio essa semana, chamado de DOLBY ATMOS, que a empresa chama de ‘uma experiência audiovisual inteiramente nova’ para os espectadores. "É meio que um som surround de última geração, que estofa o cinema com som, ao invés de vir de canais da direita ou da esquerda, o som virá de tantas direções quanto há falantes, incluindo de cima e de baixo. Isso significa que barulho de passos emanará do chão, e gotas realistas de chuva irão projetar-se contra o topo de sua cabeça – e já que o sistema tem capacidade para até SESSENTA E QUATRO canais, o som pode vir de qualquer lugar".

publicidade

O sistema Atmos é um de uma série de tecnologias de áudio de última geração – é bem similar ao Multi-Dimensional Audio – ou MDA – da SRS Labs, que foi mostrado na [feira] CES desse ano. A ideia é que novas mixagens de som incluam metadados que sirvam como guias direcionais para cada objeto, de modo que o mix específico de falantes não signifique muito – aquele som de uma campainha não virá do canal esquerdo traseiro, apenas terá dados instruindo-o para vir de algum lugar na seção traseira e esquerda do ambiente. Então um pós-processamento envia o som para o falante específico em cada setup específico para aliar-se àquela direção. Isso quer dizer que você pode obter sons muito mais específicos, úteis para novas instalações que poderiam ter dúzias de falantes individuais, já que o pós-processamento decidirá de qual caixa o som sairá.

publicidade

E haverá dúzias de falantes em algumas instalações ‘high end’ da Atmos [ou da MDA], especialmente em cinemas. Por que não colocas falantes no teto, no chão, em todos os cantos, todas as paredes? É um pouco menos útil para home theaters, mas certamente eliminaria o problema de ter um receiver 5.1 e querer um setup 7.1: apenas instale mais falantes!

publicidade

A Harman, que comanda séries e marcas como Harman-Kardon e JBL, já está em cima da prancheta para criar novos sistemas Atmos, e a Dolby espera que começar a vender o Atmos para salas de cinema até o fim desse ano.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revistaKerrang!
Os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista

Nirvana: Kurt Cobain era meio pau no cu, diz produtorNirvana
"Kurt Cobain era meio pau no cu", diz produtor


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin