Dolby Atmos: entenda o conceito de 64 canais de áudio
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 02 de maio de 2012
A DOLBY LABORATORIES anunciou um novo sistema de áudio essa semana, chamado de DOLBY ATMOS, que a empresa chama de ‘uma experiência audiovisual inteiramente nova’ para os espectadores. "É meio que um som surround de última geração, que estofa o cinema com som, ao invés de vir de canais da direita ou da esquerda, o som virá de tantas direções quanto há falantes, incluindo de cima e de baixo. Isso significa que barulho de passos emanará do chão, e gotas realistas de chuva irão projetar-se contra o topo de sua cabeça – e já que o sistema tem capacidade para até SESSENTA E QUATRO canais, o som pode vir de qualquer lugar".
O sistema Atmos é um de uma série de tecnologias de áudio de última geração – é bem similar ao Multi-Dimensional Audio – ou MDA – da SRS Labs, que foi mostrado na [feira] CES desse ano. A ideia é que novas mixagens de som incluam metadados que sirvam como guias direcionais para cada objeto, de modo que o mix específico de falantes não signifique muito – aquele som de uma campainha não virá do canal esquerdo traseiro, apenas terá dados instruindo-o para vir de algum lugar na seção traseira e esquerda do ambiente. Então um pós-processamento envia o som para o falante específico em cada setup específico para aliar-se àquela direção. Isso quer dizer que você pode obter sons muito mais específicos, úteis para novas instalações que poderiam ter dúzias de falantes individuais, já que o pós-processamento decidirá de qual caixa o som sairá.
E haverá dúzias de falantes em algumas instalações ‘high end’ da Atmos [ou da MDA], especialmente em cinemas. Por que não colocas falantes no teto, no chão, em todos os cantos, todas as paredes? É um pouco menos útil para home theaters, mas certamente eliminaria o problema de ter um receiver 5.1 e querer um setup 7.1: apenas instale mais falantes!
A Harman, que comanda séries e marcas como Harman-Kardon e JBL, já está em cima da prancheta para criar novos sistemas Atmos, e a Dolby espera que começar a vender o Atmos para salas de cinema até o fim desse ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Axl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley
Buckethead: guitarrista explica por que usa máscara e balde na cabeça
Nirvana: a história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester
Andreas Kisser conta a Rafinha Bastos o que tirou Max Cavalera do Sepultura


