Rock independente: nova tendência no cenário musical
Por Rafael Marinho da Paz
Fonte: Blog Rafampaz
Postado em 08 de junho de 2012
O rock independente tem se destacado nos últimos tempos, pois existem várias formas para conhecer bandas do meio underground, como: programas de TV, internet (totalmente democrática) e a indicação de amigos. Sem deixar de falar, que é considerado os melhores lugares para avaliar todo esse musical, são os shows e festivais, que vêm ganhando cada vez mais notoriedade no país. Eventos que ocorrem em bares, casas de shows, entre outros lugares, e ainda por ser tudo ao vivo, certamente são os locais certos para as pessoas conhecerem produtos novos, fora da grande mídia.
E pensando dessa forma, há dez anos Palazini Oda, abre um espaço para artistas independentes, onde são cedidos suportes necessários para bandas novas, além de realizar festivais, no intuito de dar a oportunidade para que eles mostrem e até mesmo evoluam seus trabalhos. "Os músicos precisam trabalhar com equipamentos decentes, tudo de forma profissional", disse Palazini. Ele ainda observou que o cenário underground, atualmente se encontra em um momento fraco em estrutura e mão de obra." O rock independente tem tudo para melhorar, hoje ainda é ruim por estar cada vez mais amador; falta dedicação dos artistas e a profissionalização, sem se deixar interferir na originalidade", disse.
Outra plataforma que é constantemente discutida são as redes sociais, com o papel de democratizar, logo, os ouvintes têm suas conclusões sobre alguma banda, "A internet hoje é opção única. Não existe mais nenhum caçador de talentos. Produtores estão de olho em bandas já prontas, não querem investir. Posso citar os caras do Cachorro Grande, por exemplo, que caiu nas mãos de produtores depois de ter o seu público certo, assim como aconteceu com Artic Monkeys fora do país, surgiram na rede", analisa Tiago, baixista do Inkaktus Prole. Assim como diversos shows e eventos, as redes sociais ajudam a banda, No entanto, não é necessário que haja exagero na sua divulgação, "A internet é apenas uma ponta do iceberg. O rock nacional está se renovando, os ouvintes são novos. É preciso que os integrantes tenham coletividade, talento e interesse em sempre estudar música. O spam em sua abundância também é complicado, se for bom realmente, cai nas graças do público rapidamente", comentou Palazini.
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Com todo o seu envolvimento no que se diz respeito a cultura e música, Palazini, desde os anos 2000, organiza festivais em sua Oficina. Foram realizadas três edições do Chácara do Rock e ainda o Festival Oficina de Arte, onde bandas de todo o país têm oportunidade de demonstrar o seu talento. Algumas características favoráveis aos participantes são: atitude e a motivação. Outros requisitos para as bandas são a arte, a maneira em que as melodias se encaixam em suas letras e, por fim, a criatividade e a identidade que a banda pode criar e diversificar a maneira de produzir suas canções.
"Posso destacar que o cenário musical está se renovando, seja qual for a plataforma e o que for tocado nas rádios, que é bem diferente do que é visto em pequenas casas de shows. E com diversas formas de divulgação, o rock está para todos, cada um com seu público", avisou Palazini.
Dica para as bandas novas:
Ensaiar sempre e aprimorar os seus conhecimentos musicais. Uma banda é uma família e como qualquer empreendimento é necessário que haja pessoas com competência e comprometimento ao seu lado.
Ter atitude, vontade, humildade, além de tudo saber ouvir quem tem experiência.Se optar por viver de música tem que trabalhar como um profissional, respeitando o mercado e as regras, pois o lado artístico dessa carreira pode se fazer tudo sem preconceito.
Palazini Oda: Produtor cultural, músico, fotógrafo e organizador da Oficina de Arte.
Tiago – Baixista Inkaktus Prole
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
Eluveitie, Soilwork e Kanonenfieber se apresentarão no Bangers Open Air 2027
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots", do Sepultura?
O inesperado megahit de Zé Ramalho que Moonspell quer transformar em metal
Robert Plant: Ele desdenhou Liam Gallagher, do Oasis

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1983
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
As novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecer
West Ham: o time do coração de Steve Harris
Charlie Brown Jr: Esposa diz que Champignon foi sucumbido por espíritos ruins
Michael Jackson: para ele, Elvis não era rei e Beatles não eram melhores que negros
