Hamer Guitars: empresa declara falência
Por Leandro Maciel
Fonte: Dynasty Rock News
Postado em 12 de dezembro de 2012
No ultimo dia 06/12, a subestimada marca Hamer de guitarras e baixos declarava o fim das fabricações. A empresa não ia bem com as vendas desde 2007 - quando a marca Fender a comprou.
Fundada em 1973 por Paulo Hamer, Jol Dantzig e John Montgomery, a Hamer foi uma das pioneiras na fabricação de cópias perfeitas das 'Explorer' e 'Flying V', originais da Gibson.
A Hamer começou a divulgar seus instrumentos com pequenos anúncios em preto e branco em revistas de guitarras em 1974. Até 1977, a empresa empregava até sete endosers - Jethro Tull e Bad Company foram alguns deles.
A empresa ganhou mais popularidade no final dos anos 70 com o patrocínio oficial do guitarrista Rick Nielsen, do Cheap Trick.
Judas Priest:
Nos primórdios do Judas Priest, Ian Hill tinha preferência por um Jazz Bass 1970, da Fender. Porém nos meados dos anos 80, trocou sua Fender por baixos personalizados da Hamer Guitars, confiando num som mais pesado, que se adaptasse mais ao Judas Priest.
Entre 1985-86 o guitarrista Glenn Tipton também optava pela Hamer. Quando ele começou a usar diversas guitarras da Hamer, se interessou em modelos signatures, que eram usados quase que exclusivamente em performances ao vivo até 2009. Atualmente, Glenn ainda utiliza suas Hamers.
Gary Moore:
Se é pra falar de Hamer, não podemos esquecer também de Gary Moore. Ele teve uma breve passagem com a Hamer no final de 1984, começando com uma Explorer série número 10 padrão de acabamento natural com captadores Slammers Hamer, fabricados pela DiMarzio.
Gary Moore ganhou a guitarra de seu técnico Graham Tilly em 1984.
Steve Stevens:
Também nos meados dos anos 80, Steve Stevens (Billy Idol) se tornava endoser oficial da Hamer já com ideias de criar signatures "SS-I", II e II. Antes se filiar com a Hamer, Steve usava guitarras da Charvel/Jackson.
Além dos músicos citados acima, também usaram Hamer os guitarristas Michael Schenker, Wolf Hoffmann (Accept), K.K. Downing (Judas Priest). Ambos usaram modelos Flying V.
Ao falar de Heavy Metal e Hard Rock oitentista, a Hamer com certeza foi uma das primeiras opções dos músicos da época, assim como a Kramer (que hoje pertence à Gibson), Charvel/Jackson (Fender), BC Rich, Ibanez, entre outras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
A curiosa história de um deputado de SP - "Virei político pra liberar show do Sepultura"
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Para Gary Holt, Paul Baloff é o maior frontman da história do thrash metal
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence


Queen: Uma das maiores coleções sobre a banda está no Brasil
Tony Iommi: John Bonham quebrou a bateria de Bill Ward
O famoso bordão do Faustão que foi criado após reclamação dos Paralamas do Sucesso
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


