Phil Soussan fala sobre passagem pela banda de Ozzy Osbourne
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 06 de dezembro de 2012
O baixista inglês PHIL SOUSSAN é a prova de que você não tem necessariamente que ser um nome famoso para ter uma carreira estelar no ramo musical.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Ele tem feito parte do cenário musical desde o fim dos anos 70, tocando com todo mundo desde BILLY IDOL e JIMMY PAGE até VINCE NEIL e JOHN WAITE. Mas a maioria das pessoas deve lembrar-se de Soussan por seu trabalho com OZZY OSBOURNE durante a era ‘The Ultimate Sin’ no meio dos anos 80. Ele é o homem por trás de ‘Shot In The Dark’, um dos singles mais bem-sucedidos da carreira do Madman.
Em 2012 o site estadunidense NOISECREEP conversou com Phil e dentre uma vasta gama de temas abordados, sua passagem pela banda de Ozzy – assim com as implicações futuras daquele período – merece destaque. Confira um trecho traduzido a seguir:
[...] Você entrou para banda de Ozzy Osbourne pouco depois de sua experiência com Page. Muito se escreveu sobre ele durante aquele período da vida dele. Era tão louco como alardeiam?
Phil: Não tão louco como era um furacão de atividade. Nós entramos numa rotina de ensaios, gravações, imprensa, sessões de fotos, aparições, e tudo mais enquanto Ozzy nos mantinha sob rédeas curtas! Ele é histericamente engraçado, um fanfarrão e é como uma criança grande. Ele faz tudo por uma risada, e algumas vezes às nossas custas! Eu estava na banda com meu amigo já de três anos, Randy Castillo, e estávamos nos divertindo muito. Nós trabalhávamos e tocávamos muito, íamos a casas noturnas, restaurantes e simplesmente adorávamos o trabalho que fazíamos. Eventualmente, quando Jake E. Lee saiu da banda, tínhamos que achar outro guitarrista. Nós começamos a fazer testes em Los Angeles enquanto Ozzy promovia o disco ‘Tribute’. Depois de umas 400 fitas e incontáveis testes, achamos um jovem Zachary Weilandt, recomendação do famoso fotógrafo musical Mark Weiss. Nós tocamos com ele e ele apavorou a Randy e eu. De cara, já sabíamos que ele era o cara. Quando Ozzy voltou, nós todos fizemos um teste pra ele e nasceu Zakk Wylde.
Conte-nos sobre ‘Shot In The Dark’. È verdade que você mostrou essa música pra Ozzy anos depois de tê-la composta?
Phil: Sim, a versão original foi a que apresentei pra Ozzy naquele tempo. Eu sempre fui fanático pela Pantera Cor-de-rosa e o título e o tema da faixa foram escritos em cima disso. A idéia original era uma música rápida e Ozzy adorou a letra. Ele fez algumas mudanças, acrescentou umas melodias e a parte logo antes do solo. Ele queria que eu mudasse um pouco a letra para torná-la mais ‘sombria’, mas mantendo o espírito original. [...]
[...]Você também trabalhou com VINCE NEIL [MÖTLEY CRÜE] por muito tempo no passado, mas houve um processo cível a certa altura entre você e os representantes dele. Você pode nos explicar resumidamente o que aconteceu?
Phil: Muitas das músicas que eu tinha escrito para Ozzy, e que eu tinha levado comigo, apresentei pra Vince quando ele saiu do Mötley Crüe. Naquele dia eu recebi um telefonema dele, no mesmo dia do funeral do [comediante] Sam Kinison. Vince, Jack Blades e o empresário Bruce Bird estavam ao fone pedindo que eu montasse uma banda pra Vince, já que eu e ele tínhamos amigos tão próximos em comum. Eu concordei e a primeira coisa que fizemos foi o vídeo de ‘You’re Invited But Your Friend Can’t Come’. O single subiu rápido nas paradas! Eu comecei a trabalhar em minhas músicas com Vince, ás 9 da manhã todo dia, e antes que pudéssemos notar, tínhamos nove músicas para um álbum. Eu fui com Vince para uma reunião na Warner Bros onde fechamos o contrato dele e começamos a montar a banda de fato: Vik Foxx na bateria, Robbie Crane na guitarra [ele era baixista, mas um amigo chegado nosso], eu no baixo e Adrian Vandenberg, que era quem deveria ter tocado guitarra-solo.
Naquele momento, de algum modo, STEVE STEVENS foi chamado para substituir Adrian. Steve, de cara, ficou cismado por não ter composto as músicas e começou a tretar muito com todo mundo. Infelizmente, Bruce Bird faleceu no Halloween de 1993. Naquela altura, o caos já havia dominado a banda e eu me recusei a lidar com Steve e o produtor que ele tinha trazido e saí. Depois deu sair, meu empresário ligou pra me mostrar que Steve tinha tentado colocar seu nome e tirar o meu crédito de minhas próprias músicas. Era burrice – eu tinha toda as demos originais com os títulos desde a época do Ozzy, eu tinha todas as anotações manuscritas com Vince e demos gravadas antes de Steven sequer pensar no projeto. Não havia como ele conseguir se safar daquilo, e ele não conseguiu.
A questão toda foi controlada e resolvida legalmente, mas eu acho que ele ainda tem o cu doído por ter sido pego com a boca na botija – que se foda. Depois, eu acabei saindo em turnê com Vince e tocando baixo em algumas de suas turnês subseqüentes. Depois de Vince, eu me mudei pra França, onde passei cinco anos tocando e gravando com o ‘Elvis’ francês, o mega-astro Johnny Hallyday. [...]
Phil pode ser contatado através de seu website www.philsoussan.com, ou por sua conta no Twitter, @philsoussan.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi


A primeira música de heavy metal que Ozzy Osbourne ouviu, segundo o próprio
A banda esquecida que teve Tony Iommi na guitarra e seria a primeira solo de Ozzy Osbourne
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A mensagem de Kelly no primeiro dia dos pais sem Ozzy Osbourne
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
Estátua gigante de Ozzy Osbourne é inaugurada no Hellfest 2026; veja o vídeo
Por que o Black Sabbath decidiu fazer música assustadora, segundo Ozzy Osbourne
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
Ozzy Osbourne revela qual foi o melhor guitarrista de sua carreira solo
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn


