Detonautas: líder comenta sobre matéria no G1 e Lei Rouanet
Por André Nascimento
Fonte: Facebook-Tico Santa Cruz
Postado em 23 de fevereiro de 2013
Usando seu perfil no Facebook, o vocalista do DETONAUTAS ROQUE CLUBE Tico Santa Cruz comentou sobre a matéria publicada no G1 Música na qual foi mencionado que sua banda teve aprovado o pedido para captação de recursos (R$ 1.086.214,40) via Lei Rouanet para uma turnê de 25 shows.
Santa Cruz escreveu o seguinte post:
"Declaração sobre a MATÉRIA DO SITE G1 onde o DETONAUTAS FOI MENCIONADO.
Sou um artista transparente e ao conseguir a aprovação de um incentivo para nossas apresentações com a Lei Rouanet vou deixar aqui muito claro como funcionará essa questão com o DETONAUTAS tendo em vista que a proposta tem por condição captação dos recursos das empresas que possam se interessar em investir e esse é um dinheiro público.
Hoje o G1 colocou no ar a matéria que está no link deste post. Dei uma longa entrevista ao jornalista Rodrigo Ortega e parte dela se encontra nesse artigo.
Uma passagem que não entrou da minha entrevista diz respeito a um fato FUNDAMENTAL, onde eu explanei sobre a questão de ARTISTAS FAMOSOS conseguirem CAPTAR recursos de forma mais eficiente do que artistas que não tem tanta projeção Nacional e isso é bem SIMPLES DE ENTENDER pois segue a MESMA LÓGICA USADA PELO SITE G1 PARA CHAMAR ATENÇÃO DO PÚBLICO PARA ESSA MATÉRIA.
Nesse ano foram mais de 500 PROPOSTAS APROVADAS, mas a chamada da NOTÍCIA para ganhar visibilidade dos leitores colocou quem?
DETONAUTAS, RITA LEE, CLÁUDIA LEITTE e Humberto Gessinger.
Por que?
Porque são artistas conhecidos.
As empresas não pensam diferente, eles querem sua marca atrelada ao que possa lhes dar visibilidade. Por esse mesmo motivo é que O G1 também omitiu o nome dos projetos de artistas desconhecidos. Chamaria atenção se o "Voluntários da Pátria" conseguisse aprovar a captação se pouca gente conhecesse o "Voluntários da pátria" ?
Então a questão é buscar uma solução para que aqueles que não desfrutam de fama ou prestígio NACIONAL, consigam desenvolver o interesse das GRANDES EMPRESAS EM INVESTIR EM SEUS PROJETOS. Pois esse é o grande entrave da lei e não quem consegue ou não aprovar o PRONAC.
Como poderíamos pensar numa solução para isso?
Talvez agregando projetos de artistas menos famosos a artistas mais conhecidos ou aumentando o incentivo para as EMPRESAS QUE BUSCASSEM A PARCERIA COM esses nomes que batalham tanto e merecem a mesma oportunidade, embora não tenham tanta visibilidade nacional.
Mas isso é uma questão a ser pensada por quem criou a lei.
É claro que o VALOR de cada um pode mudar bastante, assim como os cachês, custos de produção e tudo que envolve um grande show tem variações de custos de cidade para cidade, artista para artista.
Não conheço o projeto da Cláudia Leitte e nem da Rita Lee ou do Humberto. O que posso falar é sobre o Projeto do Detonautas.
O nosso tem um aval para buscar a captação em cima 1.086.214,40 - Pode parecer um valor ALTO, mas isso não é NADA perto do cachê de artistas consagrados como IVETE SANGALO, LUAN SANTANA, MICHEL TELÓ ou qualquer grande nome popular da música Brasileira que cobra em média de cachê POR SHOW - 100, 200, 300 E ATÉ 650 mil reais. Um milhão de Reais, artistas muito populares fazem em 2 finais de semana.
Nosso projeto é para 25 shows em 25 cidades - bancando TODA A ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO, que vai do Transporte e alimentação, aos custos gerais de uma produção.
Além disso, nós estamos oferecendo como contra proposta CULTURAL E SOCIAL a realização de oficinas de literatura, poesia e música com os integrantes do Detonautas, para alunos de Escolas públicas de cada lugar onde conseguirmos chegar com esse show.
TODO GASTO NESSE PROJETO TEM QUE TER RIGOROSAMENTE AS PRESTAÇÕES DE CONTAS. Se alguém comprar UMA CAIXA DE FÓSFORO PARA ACENDER UMA VELA, precisa prestar conta. É assim que funciona.
Sendo assim, antes que joguem pedras ou venham reclamar sobre o fato de que nós conseguimos a APROVAÇÃO PARA CAPTAR ESSES RECURSOS - lembre-se ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos achar empresas que tenham interesse em INVESTIR NESSA TOUR E QUE QUEIRAM SER ALIADAS DO PROJETO - Alguns shows serão gratuitos e outros a preços populares como ESTÁ PREVISTO PELA LEI na concepção dessa iniciativa.
ESPERAMOS conseguir parceiros o quanto antes para COLOCÁ-LO EM PRÁTICA, certos de que estarão ALIANDO SUA MARCA A UMA BANDA HONESTA E QUE TRABALHA SOCIALMENTE E CULTURALMENTE com a JUVENTUDE DESSE PAÍS.
Espero que tenha ficado bem CLARO e torço para que outros artistas consigam também a captação para seus projetos.
Atenciosamente
Tico Sta Cruz".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Por que Lobão não gostou de Cazuza ter escrito letra para sua irmã: "Não quero esse título"
A História do Black Sabbath - Parte 1 - Gangues de Birmingham
Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin


Tico Santa Cruz: sua opinião sobre Cid Gomes e os achacadores



