Vince Neil: há 20 anos, "Exposed" dava início à sua carreira solo
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 27 de abril de 2013
Depois da rancorosa fissura entre o VAN HALEN e DAVID LEE ROTH, nenhum outro episódio de vocalista versus banda na cena do hard rock gerou mais publicidade ou invocações de fidelidade a uma das partes do que o feio divórcio do MÖTLEY CRÜE do cantor VINCE NEIL em 1992.
E no dia 27 de abril de 1993, o loiro californiano descendente de mexicanos mandou o primeiro golpe contra seus ex-colegas – vencendo-os na corrida às lojas de discos por quase um ano – com o lançamento de seu disco solo de estreia, "EXPOSED".
Além disso, enquanto o novo Mötley Crüe tentaria – e fracassaria – em basicamente amadurecer ao substituir o frontman com filosofia grunge, Neil fora esperto o bastante para ater-se ao que ele sabia fazer.
Como resultado, faixas prototípicas como "Can’t Have Your Cake", "Fine, Fine Wine" e o primeiro single, "You’re Invited But Your Friend Can’t Come" [que já aparecera em outra versão na trilha sonora do filme "O Homem Da Califórnia"] vinham carregadas de guitarras pirotécnicas e letras indecentemente banais, soando suspeitamente similares ao último grande disco do Mötley Crüe, "Dr. Feelgood". Mas até aí, que modo melhor que ganhar os fãs do que pegá-los pela lealdade?
Mesmo os músicos contratados para co-escrever o material com Neil faziam todo o sentido para alguém determinado a ficar em sua trilha musical, e incluíam o talentoso JACK BLADES [NIGHT RANGER, DAMN YANKEES], que trouxera com ele a balada "Can’t Change Me", entre outras faixas, o ex-guitarrista de BILLY IDOL, o esmerilhador STEVE STEVENS, e o então recém dispensado da banda de OZZY OSBOURNE, PHIL SOUSSAN.
A banda de estúdio de Neil foi completada pelo ex-baterista do Enuff Z’Nuff VIK FOXX. Depois de um desentendimento entre Stevens e Soussan [que eventualmente se processariam por créditos no LP], o guitarra-base DAVE MARSHALL [da banda da musa FIONA] e pelo baixista ROBBIE CRANE [que iria pro RATT]. Uma turnê abrindo para o VAN HALEN seguiu o lançamento do álbum.
Mas, apesar do perfil ‘caixa alta’ da turnê, dos clipes e das músicas sob medida para os fãs, "Exposed" não passou de um respeitável #13 nas paradas dos EUA e não conseguiu chegar ao disco de ouro – bem abaixo da carreira multiplatinada à qual o Mötley Crüe estava acostumado.
O único consolo para Neil veio ao ver a mesma falta de sorte abater-se sobre seus antigos colegas, quando seu autointitulado álbum com o novo vocalista JOHN CORABI [THE SCREAM] padeceu com vendas pífias e fãs desinteressados com sua mudança radical de sonoridade, pra começar.
Percebendo que, talvez, eles eram melhores somados do que divididos, Neil e o Crüe se reagruparam oficialmente em 1997.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps