Em 01/07/1978: Aerosmith e Ted Nugent destaques do Texxas Jam '78
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 02 de julho de 2013
Em primeiro de julho de 1978 a primeira versão do mega-festival Texxas Jam abalou o estádio Cotton Bowl em Dallas, após anos de recusa das agências governamentais locais sobre conceder a roqueiros de cabelos compridos a permissão para invadir o sagrado estádio.
Você deve estar se perguntando qual foi a treta. Bem, se tratando do Texas, naturalmente tudo teve a ver com o futebol americano.
Quatro anos antes, o ZZ TOP tinha levado 80 mil fãs ao estádio Memorial da Universidade do Texas, em Austin, e deixou para trás um campo de futebol em ruínas para a equipe dos Longhorns, e estava em andamento a mais importante temporada de futebol americano universitário até então.
Este ato não intencional de "vandalismo" foi considerado tão grave que somente em 1978 a equipe promocional por trás do California Jam finalmente convenceu o pessoal do Cotton Bowl a ter uma chance em um evento que era para ter sido nomeado Texxas World Music Festival.
Chamado de Texxas Jam, o festival de três dias levou uma mistura de Rock e Country para Dallas, mas foi o lineup histórico do primeiro dia - e o calor recorde que fez exatamente naquele dia - que deu o que falar.
Uma multidão de mais de 100 mil pessoas compareceu ao Cotton Bowl. Abriram o festival nomes como Frank Marino, Mahogany Rush, Walter Egan, Head East e Eddie Money. Eles foram recebidos pelo dia mais quente daquela década!
No momento em que as estrelas em ascensão VAN HALEN, JOURNEY e HEART chegaram ao palco, as temperaturas no chão do estádio pareciam alcançar a marca dos 120 graus e mangueiras de incêndio tiveram que ser acionadas para tentar amenizar a situação e evitar ocorrências de insolação em massa.
Felizmente, teria que ser um pouco mais do que um sol de verão para espantar os famintos por Rock n'Roll que lutaram contra as condições adversas até o fim da noite, quando receberam de braços abertos os headliners do dia, AEROSMITH e TED NUGENT.
Desnecessário dizer que os fãs logo esqueceram todo o calor e ficaram apenas com as memórias musicais, pois o Texxas Jam se tornaria uma grande referência de verão pelos próximos 11 anos... e com uma certa benção dos deuses do futebol americano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps