AudioFusion Studio: especializado em produção nacional
Por Luciano Testa
Fonte: AudioFusion Studio
Postado em 10 de agosto de 2013
Já passou a época em que, para se produzir um bom disco de rock/metal, era necessário gastar uma fortuna nos estúdios de gravação e produção ou termina-lo fora do país. A lenda, que muitos ainda carregam, já caiu por terra há anos. Aqui no Brasil, por exemplo, a qualidade do trabalho de produtores e estúdios de pequeno porte tem levado diversas bandas a deixarem os renomados estúdios estrangeiros de lado para aderirem à produção nacional.
Atualmente não é mais preciso finalizar um trabalho fora do país para que ele tenha qualidade top e seja bem aceito no mercado. Sabemos que na Europa ou nos EUA, por exemplo, é muito mais fácil um produtor ou engenheiro de áudio manter um estúdio, pelas facilidades de compra e manutenção de equipamentos, procura e retorno financeiro. No entanto, aqui já podemos encontrar uma leva de bandas boas que, somadas a produtores talentosos e com ‘boas referências’, quebram todas essas barreiras.
Essa ‘referência’ é fator determinante para que um profissional possa obter o melhor resultado, independente dos equipamentos utilizados para captar, produzir ou mixar um disco. "Adquiri bastante experiência trabalhando durante alguns anos em estúdios de São Paulo, com os mais variados equipamentos e aprendi a sempre tentar tirar o melhor som, em qualquer situação. A gente tem que trabalhar com o que tem.", afirma Rafael G. Zeferino, produtor musical e dono do estúdio AudioFusion.
Na opinião do produtor, vale mais apena o estúdio ter um equipamento necessário, mas que o técnico saiba usar de olhos fechados, a ter diversas aparelhagens de ultima geração em que o profissional não consegue timbrar o som de acordo com o gosto da banda. Para ele, o produtor ou engenheiro de gravação e mixagem tem, obrigatoriamente, que saber o que ele tem em seu estúdio, para quê e como serão usados, qual o resultado que deseja obter e, principalmente, como chegar nesse resultado.
É notável que os estúdios profissionais localizados nos grandes centros insiram em seu preço, valores referentes à localização, tamanho do local, quantidade de opções oferecidas ao cliente e o nome do profissional envolvido no trabalho. Esses fatores fazem com que o custo da produção seja quase 100% maior do que em um estúdio localizado em bairros distantes dos centros comerciais.
Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que um estúdio de pequeno porte não tem os mesmos gastos e investimentos financeiros que o estúdio top teve, mas, em sua maioria, têm a mão-de-obra equivalente a qualquer estúdio classe A nacional ou estrangeiro.
O AudioFusion, por exemplo, está localizado na Zona Leste de São Paulo e foi montado dentro de um apartamento residencial. Mesmo assim, Rafael explica que diversas bandas têm procurado o estúdio não pelo custo de gravação, produção ou mixagens mais acessível, mas pela qualidade com a qual os trabalhos são produzidos. Ravenland, Hammathaz, Armahda e Frosted Mind, por exemplo, foram algumas das bandas de metal que tiveram seus trabalhos finalizados nos últimos meses no estúdio e pelo menos mais 2 discos ficam prontos ainda esse ano.
O produtor conclui dizendo que as referências musicais do profissional é que definem a qualidade do trabalho. "Quem está no comando da gravação não pode deixar passar falhas, tudo tem que soar do melhor jeito, como as bandas que ele mais gosta de ouvir! Além disso, a banda tem que se sentir confortável, como se estivesse gravando o melhor disco da carreira".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A atitude de Eloy Casagrande que deixou membros do Slipknot impressionados
As três músicas que definem o Black Sabbath, de acordo com Tony Iommi
Slash falhou em seguir o conselho de Keith Richards, que mesmo assim foi lá e o apoiou


Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Para entender: o que é AOR?
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Mas afinal... o que é rock progressivo?



