Morre Ray Dolby, inventor da tecnologia Dolby de áudio
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 13 de setembro de 2013
Ray Dolby, fundador da Dolby Laboratories, morreu em sua casa em San Francisco nesta quinta-feira (12 de setembro) aos 80 anos. Ele sofria de leucemia desde o último verão.
"Hoje perdemos um amigo, mentor e verdadeiro visionário", disse Kevin Yeaman, presidente e CEO da Dolby Laboratories, em um comunicado que foi reimpresso no Daily News.
Natural de Portland, Oregon, Dolby começou sua carreira na Ampex quando era adolescente, onde trabalhou nos primeiros gravadores de vídeo. Depois de se formar na faculdade, ele passou um tempo na Índia como assessor para as Nações Unidas. Em 1965, ele fundou sua empresa em Londres e mudou-se para San Francisco 11 anos depois.
Com seu homônimo ao leme, a Dolby foi pioneira na tecnologia em som surround e redução de ruído, que ainda é usado pelas indústrias de música e cinema. Para muitas pessoas, Dolby é mais lembrado pela função onipresente nos decks de cassetes na década de 1980 que reduziam chiado de fita.
Dolby recebeu inúmeros prêmios, incluindo a Medalha Nacional de Tecnologia dos EUA e o ingresso no Inventors Hall of Fame. Em 1983 ele foi nomeado um oficial da Most Excellent Order of the British Empire (OBE) pela rainha Elizabeth II.
Dolby deixa Dagmar, com quem ele foi casado por 47 anos, seus dois filhos e quatro netos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps