Trecho de diário revela caos no Nirvana em 1989
Por Igor Miranda
Fonte: Revista Cifras
Postado em 21 de fevereiro de 2014
Crédito das fotos: Bruce Pavitt e Steve Double
Bruce Pavitt e Steve Double, que escreveram o livro "Experience Nirvana: Grunge In Europe, 1989", acompanharam a banda durante a turnê "Heavier Than Heaven", de 1989. A banda estava exausta, em especial Kurt Cobain, que sentia saudades de casa. Os shows eram ainda mais caóticos do que depois que a banda conquistou a fama com o disco "Nevermind", em setembro de 1991.
As informações abaixo foram retiradas do site Vice.com. Vale ressaltar que o baterista Dave Grohl ainda não integrava o grupo.
"Em outubro de 1989, Kurt Cobain estava na Europa segurando uma bacia de plástico cheia de vômito. O vômito era de Tad Doyle, um ex-açougueiro de cem quilos de Idaho que, na época, fazia um sucesso razoável com sua banda grunge, o Tad. O Nirvana e o Tad estavam juntos numa turnê europeia de 42 dias e 37 shows, e lidar com o mal funcionamento gastrointestinal de Doyle se tornou, por algum motivo, uma das responsabilidades diárias de Kurt, que daria o nome Imodium para uma de suas músicas, depois rebatizada de Breed em Nevermind, por causa do remédio contra diarreia de Doyle.
Os cofundadores da Sub Pop Bruce Pavitt e Jonathan Poneman se juntaram à turnê em Roma no mês seguinte. Eles viajaram com a banda por oito dias e Bruce fez centenas de fotos pelo caminho. A turnê culminou no LameFest UK, no Astoria Theatre de Londres (agora Rainbow Theatre), um show fotografado por Steve Double para a revista de música britânica Sounds. Por alguma razão, essas fotos nunca foram publicadas ? até agora. Temos o prazer de apresentá-las pela primeira vez, juntamente com fragmentos do diário de viagem de Pavitt. Os trechos são parte de seu novo livro, Experiencing Nirvana: Grunge in Europe, 1989, que será lançado em 14 de novembro pela Bazillion Points Books. Vista sua camisa de carinha sorridente torta manchada no sovaco, coloque Bleach para tocar e divirta-se.
Segunda-feira, 27 de novembro.
Piper Club, Roma
Jon e eu chegamos a Roma para conhecer dois dos novos grupos de Seattle com quem estávamos trabalhando: Nirvana e Tad. Nossa missão era ajudar da maneira que fosse possível antes da grande mostra da Sub Pop em Londres (o LameFest UK), onde eles iriam tocar com seus colegas de selo e nossa atração principal, o Mudhoney. A mídia britânica é notória por lançar carreiras musicais e esperávamos que esse evento fosse um momento definidor para esses artistas.
Em particular, estávamos preocupados com Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. Tínhamos ouvido que ele estava se sentindo resignado e com saudades de casa, que e estava sofrendo de exaustão. Jon e eu esperávamos levantar a moral geral com uma demonstração de apoio. Todos sabiam que era crucial chegar em Londres em boa forma, já que o LameFest UK era, de longe, o maior show da turnê, algo que poderia ter um grande impacto através da influente imprensa britânica...
O Tad subiu ao palco e começou seu set agressivo e pesado, tocando as faixas de seu disco de estreia, God's Balls. Provocando a multidão, o baixista Kurt Danielson caiu no público, gritando Foda-se o Papa, enquanto o baterista Steve Wied mantinha a batida. Depois de 40 minutos de provocação aos cidadãos de Roma, a banda mais pesada do mundo saiu do palco e subiu as escadas para se recuperar.
Era a vez do Nirvana... Dez músicas depois do começo do show, Kurt, frustrado com sua guitarra, destruiu completamente o instrumento e subiu numa pilha alta de alto-falantes. A multidão assistia a tudo, com alguns bêbados gritando Pula!. Foi um momento dramático, e potencialmente perigoso. Testemunhei ao evento do chão do clube, estarrecido, enquanto o Jon e o Tad viam tudo da área dos artistas no segundo piso. Todo mundo estava prendendo a respiração, sem saber se o Kurt ia mesmo pular. Estávamos em pânico e extremamente preocupados com o bem-estar dele.
Domingo, 3 de dezembro.
Astoria Theatre, Londres
Olá, somos um dos três representantes oficiais da cena Sub Pop de Seattle, do estado de Washington! - Kurt Cobain gritou no microfone. O Nirvana, então, começou com sua abertura típica, com a pesada School. Tocando violentamente, Kurt imediatamente quebrou uma corda. Frustrado, ele arrastou o instrumento para fora do palco para trocá-lo, enquanto Krist e Chad passavam para um cover do Stooges, I Wanna Be Your Dog. Na confusão, algumas pessoas começaram a subir no palco e mergulhar na plateia.
Krist gritou: Este é nosso último show da turnê, então vamos fazer o que a gente quiser, porra!
Kurt voltou a se reunir à banda e o Nirvana começou com Scoff, logo encontrando seu ritmo. A voz do Kurt era emotiva e intensa. Ele pulou alto e caiu de joelhos, começando a linha de guitarra de "Love Buzz", primeiro single deles. A multidão enlouqueceu e a tensão aumentou. O Nirvana tinha energia e presença.
Sete músicas depois, enquanto eles tocavam seu cover de Molly´s Lips, Kurt gritou entusiasmado sobre seu grupo indie favorito do Reino Unido. 'Esta música foi escrita por uma banda chamada Vaselines! Eles são a melhor banda do mundo!'
Mais stage dive... Mark Arm do Mudhoney observava, sem palavras, a banda que estava prestes a destronar a sua.
Então, Kurt jogou sua guitarra para Krist, que usou seu baixo como taco. Acertando o instrumento com força total, Krist destruiu o baixo recém-adquirido. Graças a Deus, eles estão indo embora".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Brann Dailor explica título do novo álbum do Mastodon, "Marrow Deep"
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock

O músico que foi retirar cem reais da conta e descobriu que tinha 100 mil
A música "ótima" que é a pior faixa de "Nevermind", de acordo com a Louder
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
A música do Nirvana que deu trabalho e fez Kurt Cobain perder a voz
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado
O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos


