Tanzânia: a hipócrita relação do país com Freddie Mercury
Por Fernando Portelada
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 08 de agosto de 2014
As pessoas estão sempre tentando monetizar qualquer conexão que um lugar ou objeto possa ter com uma celebridade, não importa o quão obtusa. Então o fato de que Zanzibar construiu uma indústria turística como seu status de lugar de nascimento de Freddie Mercury é dificilmente surpreendente. Como a Vice aponta, porém, isso é mais do que um pouco hipócrita.
Uma parte semiautônoma da Tanzânia, as ilhas de Zanzibar estão sujeitas à muitas das leis e tendências culturais do resto da região, incluindo duras penas para quem seja descoberto participando de atos homossexuais. Como a repórter do Vice, Eleanor Ross, aponta em sua matéria, a homossexualidade de Mercury – e qualquer estilo de vida mais extravagante – é completamente oposto aos limites culturais que o governo do Zanzibar procura impor. Claro que isso não impediu os residentes de ativamente colher benefícios econômicos desta associação.
"Eu gosto muito de Freddie Mercury. Ele traz muito dinheiro à Ilha, porque muitos americanos e britânicos chegam para visitar seu lugar de nascimento", contou um funcionário de uma companhia de viagens à Ross. "Isso é bom, porque significa que posso comprar a televisão que meus filhos tanto querem, mas em minha religião é ruim ser um homem que está com um homem. As novas leis de Uganda estão certas. As pessoas devem ser punidas porque estão fazendo atos que não são divinos."
Como aponta o artigo, Mercury só viveu em Zanzibar até 1964, quando o futuro frontman do QUEEN – ainda adolescente – mudou-se para a Inglaterra com sua família e jamais retornou. Passeios dedicados ao seu tempo no local ainda são populares, porém, e continuam a trazer um crescente número de visitantes. Muitos deles não ligam para os costumes locais, possivelmente fermentando um choque cultural entre a tradição do país e os valores Ocidentais.
"Por mais que eu ame os turistas chegando, eu não me preocupo com o estilo de vida daqui", adicionou outro guia. "Nós vamos nos tornar o Ocidente? Quem sabe."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"


O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
A canção onde o Queen reclamou do prato mas continuou comendo do mesmo
Tony Iommi (Black Sabbath) fala sobre seu melhor amigo, Brian May (Queen)
O hit do Queen que Freddie Mercury compôs na banheira e vendeu milhões de cópias
As três músicas do Queen que Brian May coloca entre suas favoritas da banda
O clássico de 1979 do Queen que Freddie Mercury compôs em apenas 10 minutos
A clássica música do Queen que Brian rejeitava pois pressentia a tragédia de Freddie


