Pantera: O orgulho do Metal dos anos 90

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivan Júnior Urnau, Fonte: Tudo Sobre Pantera
Enviar correções  |  Ver Acessos

Tudo começou nos anos 80, uma banda sem sucesso mundial, até então. Sobre grande influência ao Kiss, Van Halen, gravaram 3 discos consideravelmente bons, ou até mais do que bons, para fãs do gênero. Mas em 87, um rapaz cheio de ideias novas com uma filosofia de vida das ruas juntou-se à banda, PHILIP ANSELMO. Pantera lançou seu até então último disco glam metal, o "Power Metal", de 1988, apesar de na época de seu lançamento, ser um disco pesado. Mas não comparado ao que estava prestes a chegar.

Pantera: seria uma grande honra ser indicado ao Hall da Fama do Rock, diz Phil AnselmoFotos de Infância: Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie Paul

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora, deixando um pouco de lado as suas influências antigas, Slayer e Metallica eram focos principais dos caras do Pantera. E após a banda ser recusada 28 vezes por grandes gravadoras, começou a surgir um disco que, para muitos, seria o "primeiro" disco da banda, o "Cowboys From Hell", lançado no fim de Julho, em 1990. Cowboys From Hell, agora um disco com claros traços de Thrash Metal, foi quase o som definitivo da banda, após perceberem a grande evolução, comparado aos discos anteriores.

Após 1 ano de seu lançamento, surgiu o auto-intitulado álbum do Metallica, em 91. Pantera considerou uma decepção para os fãs, porque eles acreditavam que o Metallica havia abandonado a sua pegada verdadeira, a sua pegada sangue no olho, algo claramente ouvido em seus discos anteriores. As jovens promessas Texanas do Metal, e seu vocalista de New Orleans, sentiram que tinham uma oportunidade e uma lacuna a preencher, eles queriam fazer o registro mais pesado de todos os tempos.

Em 1992, com o grunge já em alta, o Machine Head e o Stone Sour eram formados, o Metallica e o Guns N' Roses estavam excursionando por estádios nos EUA, quando James Hetfield sofreu queimaduras de terceiro grau em um acidente com a pirotecnia, e Axl Rose incitou um tumulto em Montreal. O Rage Against The Machine lançava seu auto-intitulado disco de estreia. E que disco! O Nirvana vendia cerca de 300 mil cópias de 'Nevermind' por semana. Mas o Metal estava prestes a começar uma nova era, uma era matadora, literalmente. Pantera lançou o disco mais pesado até então já lançado, o "Vulgar Display Of Power", um disco que abriu o supercílio dos anos 90, e de muitas pessoas, acredite.

Após dois anos do seu lançamento ultrapesado, Pantera lançou seu disco que mudaria tudo e a todos, um álbum completamente inovador, sem o clichê do Thrash Metal da época. O "Far Beyond Driven". Como se não bastasse, a banda fez uma façanha em que até então parecia impossível: O 1º lugar na Billboard 200 (permanecendo lá por 29 semanas). Uma banda de Metal! Em 1994, quando o Metal estava em baixa, e o grunge estava comandando o mercado da música. Isso mesmo!

O fato é que existiram excelentes bandas de Metal na época, que fizeram uma diferença nos primórdios do Pantera, como Metallica, Megadeth, Sepultura, Slayer, Slayer... Só Deus sabe como Slayer foi fundamental para a mudança sonora do Pantera. Mas nenhuma seria capaz de fazer um feito desses, não nos anos 90.

Vince, Darrell, Rex e Philip jamais chegariam aonde chegaram sem suas influências. Da pra se dizer que eles devem eternamente à essas bandas, assim como o Metal deve-se hoje ao Pantera também, por ter alcançado o inalcançável nos anos 90.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Pantera"


Pantera: seria uma grande honra ser indicado ao Hall da Fama do Rock, diz Phil AnselmoPantera
seria uma grande honra ser indicado ao Hall da Fama do Rock, diz Phil Anselmo

Ghost: banda toca trecho de "Walk", do Pantera, em show

Zakk Wylde: guitarrista mantém aberta chance de fazer tour de homenagem ao PanteraZakk Wylde
Guitarrista mantém aberta chance de fazer tour de homenagem ao Pantera

Clube da Música: a trágica morte de Dimebag Darrell (vídeo)Pantera: as bandas relacionadas ou derivadas do grupo texano.

Billy Corgan: revelando seus álbuns favoritos de MetalBilly Corgan
Revelando seus álbuns favoritos de Metal

Pantera: veja Dimebag aos 18 anos destruindo em soloPantera
Veja Dimebag aos 18 anos destruindo em solo


Fotos de Infância: Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie PaulFotos de Infância
Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie Paul

Mulheres no Rock: as mais importantes segundo rádio inglesaMulheres no Rock
As mais importantes segundo rádio inglesa


Sobre Ivan Júnior Urnau

Ivan Júnior Urnau, 19 anos, residente em Itapiranga - SC. Considera Pantera como da família. Fiel ao Blues, Southern Rock, e até música gauchesca, se for de qualidade e sangue no olho. Odeia qualquer movimento comercial de uma determinada banda "clássica". Considera-se um fã de Skynyrd, Sabbath, Molly Hatchet, e Pantera, acima de tudo. Diz-se sem idade o suficiente para impor conhecimento e experiência às pessoas, mas recomenda a música Sundown do Gordon Lightfoot para todas as pessoas que gostam de música boa.

Mais matérias de Ivan Júnior Urnau no Whiplash.Net.

adGoo336