Pantera: O orgulho do Metal dos anos 90
Por Ivan Júnior Urnau
Fonte: Tudo Sobre Pantera
Postado em 23 de dezembro de 2014
Tudo começou nos anos 80, uma banda sem sucesso mundial, até então. Sobre grande influência ao Kiss, Van Halen, gravaram 3 discos consideravelmente bons, ou até mais do que bons, para fãs do gênero. Mas em 87, um rapaz cheio de ideias novas com uma filosofia de vida das ruas juntou-se à banda, PHILIP ANSELMO. Pantera lançou seu até então último disco glam metal, o "Power Metal", de 1988, apesar de na época de seu lançamento, ser um disco pesado. Mas não comparado ao que estava prestes a chegar.
Agora, deixando um pouco de lado as suas influências antigas, Slayer e Metallica eram focos principais dos caras do Pantera. E após a banda ser recusada 28 vezes por grandes gravadoras, começou a surgir um disco que, para muitos, seria o "primeiro" disco da banda, o "Cowboys From Hell", lançado no fim de Julho, em 1990. Cowboys From Hell, agora um disco com claros traços de Thrash Metal, foi quase o som definitivo da banda, após perceberem a grande evolução, comparado aos discos anteriores.
Após 1 ano de seu lançamento, surgiu o auto-intitulado álbum do Metallica, em 91. Pantera considerou uma decepção para os fãs, porque eles acreditavam que o Metallica havia abandonado a sua pegada verdadeira, a sua pegada sangue no olho, algo claramente ouvido em seus discos anteriores. As jovens promessas Texanas do Metal, e seu vocalista de New Orleans, sentiram que tinham uma oportunidade e uma lacuna a preencher, eles queriam fazer o registro mais pesado de todos os tempos.
Em 1992, com o grunge já em alta, o Machine Head e o Stone Sour eram formados, o Metallica e o Guns N’ Roses estavam excursionando por estádios nos EUA, quando James Hetfield sofreu queimaduras de terceiro grau em um acidente com a pirotecnia, e Axl Rose incitou um tumulto em Montreal. O Rage Against The Machine lançava seu auto-intitulado disco de estreia. E que disco! O Nirvana vendia cerca de 300 mil cópias de ‘Nevermind’ por semana. Mas o Metal estava prestes a começar uma nova era, uma era matadora, literalmente. Pantera lançou o disco mais pesado até então já lançado, o "Vulgar Display Of Power", um disco que abriu o supercílio dos anos 90, e de muitas pessoas, acredite.
Após dois anos do seu lançamento ultrapesado, Pantera lançou seu disco que mudaria tudo e a todos, um álbum completamente inovador, sem o clichê do Thrash Metal da época. O "Far Beyond Driven". Como se não bastasse, a banda fez uma façanha em que até então parecia impossível: O 1º lugar na Billboard 200 (permanecendo lá por 29 semanas). Uma banda de Metal! Em 1994, quando o Metal estava em baixa, e o grunge estava comandando o mercado da música. Isso mesmo!
O fato é que existiram excelentes bandas de Metal na época, que fizeram uma diferença nos primórdios do Pantera, como Metallica, Megadeth, Sepultura, Slayer, Slayer... Só Deus sabe como Slayer foi fundamental para a mudança sonora do Pantera. Mas nenhuma seria capaz de fazer um feito desses, não nos anos 90.
Vince, Darrell, Rex e Philip jamais chegariam aonde chegaram sem suas influências. Da pra se dizer que eles devem eternamente à essas bandas, assim como o Metal deve-se hoje ao Pantera também, por ter alcançado o inalcançável nos anos 90.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
David Ellefson conta como está se sentindo no Metal Church
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Sharon lembra primeira reação ao ver Ozzy Osbourne morto
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
Sonia Anubis denuncia abusos no Burning Witches: "Tratam músicos como lixo; pior que a Dogma"
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros


O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
Os 10 maiores vocalistas de heavy metal de todos os tempos, em lista do Ruthless Metal
Bandas que mandam bem até na passagem de som


