Pantera: O orgulho do Metal dos anos 90
Por Ivan Júnior Urnau
Fonte: Tudo Sobre Pantera
Postado em 23 de dezembro de 2014
Tudo começou nos anos 80, uma banda sem sucesso mundial, até então. Sobre grande influência ao Kiss, Van Halen, gravaram 3 discos consideravelmente bons, ou até mais do que bons, para fãs do gênero. Mas em 87, um rapaz cheio de ideias novas com uma filosofia de vida das ruas juntou-se à banda, PHILIP ANSELMO. Pantera lançou seu até então último disco glam metal, o "Power Metal", de 1988, apesar de na época de seu lançamento, ser um disco pesado. Mas não comparado ao que estava prestes a chegar.
Agora, deixando um pouco de lado as suas influências antigas, Slayer e Metallica eram focos principais dos caras do Pantera. E após a banda ser recusada 28 vezes por grandes gravadoras, começou a surgir um disco que, para muitos, seria o "primeiro" disco da banda, o "Cowboys From Hell", lançado no fim de Julho, em 1990. Cowboys From Hell, agora um disco com claros traços de Thrash Metal, foi quase o som definitivo da banda, após perceberem a grande evolução, comparado aos discos anteriores.
Após 1 ano de seu lançamento, surgiu o auto-intitulado álbum do Metallica, em 91. Pantera considerou uma decepção para os fãs, porque eles acreditavam que o Metallica havia abandonado a sua pegada verdadeira, a sua pegada sangue no olho, algo claramente ouvido em seus discos anteriores. As jovens promessas Texanas do Metal, e seu vocalista de New Orleans, sentiram que tinham uma oportunidade e uma lacuna a preencher, eles queriam fazer o registro mais pesado de todos os tempos.
Em 1992, com o grunge já em alta, o Machine Head e o Stone Sour eram formados, o Metallica e o Guns N’ Roses estavam excursionando por estádios nos EUA, quando James Hetfield sofreu queimaduras de terceiro grau em um acidente com a pirotecnia, e Axl Rose incitou um tumulto em Montreal. O Rage Against The Machine lançava seu auto-intitulado disco de estreia. E que disco! O Nirvana vendia cerca de 300 mil cópias de ‘Nevermind’ por semana. Mas o Metal estava prestes a começar uma nova era, uma era matadora, literalmente. Pantera lançou o disco mais pesado até então já lançado, o "Vulgar Display Of Power", um disco que abriu o supercílio dos anos 90, e de muitas pessoas, acredite.
Após dois anos do seu lançamento ultrapesado, Pantera lançou seu disco que mudaria tudo e a todos, um álbum completamente inovador, sem o clichê do Thrash Metal da época. O "Far Beyond Driven". Como se não bastasse, a banda fez uma façanha em que até então parecia impossível: O 1º lugar na Billboard 200 (permanecendo lá por 29 semanas). Uma banda de Metal! Em 1994, quando o Metal estava em baixa, e o grunge estava comandando o mercado da música. Isso mesmo!
O fato é que existiram excelentes bandas de Metal na época, que fizeram uma diferença nos primórdios do Pantera, como Metallica, Megadeth, Sepultura, Slayer, Slayer... Só Deus sabe como Slayer foi fundamental para a mudança sonora do Pantera. Mas nenhuma seria capaz de fazer um feito desses, não nos anos 90.
Vince, Darrell, Rex e Philip jamais chegariam aonde chegaram sem suas influências. Da pra se dizer que eles devem eternamente à essas bandas, assim como o Metal deve-se hoje ao Pantera também, por ter alcançado o inalcançável nos anos 90.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Regis Tadeu detona Rock in Rio 2026: "Avenged é metal? Você está de brincadeira"
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
Behemoth cancela shows na Índia após ameaças de grupos religiosos
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Bloco Sabbath - Black Sabbath ganha bloco de carnaval em São Paulo
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament


Zakk Wylde admite possibilidade de novas músicas do Pantera
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Loudwire lista álbuns de rock e metal que completam 30 anos em 2026; "Roots" fica de fora
Anthrax: Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo
Por pouco: 15 rockstars que quase partiram dessa para uma melhor


