Pantera: O orgulho do Metal dos anos 90
Por Ivan Júnior Urnau
Fonte: Tudo Sobre Pantera
Postado em 23 de dezembro de 2014
Tudo começou nos anos 80, uma banda sem sucesso mundial, até então. Sobre grande influência ao Kiss, Van Halen, gravaram 3 discos consideravelmente bons, ou até mais do que bons, para fãs do gênero. Mas em 87, um rapaz cheio de ideias novas com uma filosofia de vida das ruas juntou-se à banda, PHILIP ANSELMO. Pantera lançou seu até então último disco glam metal, o "Power Metal", de 1988, apesar de na época de seu lançamento, ser um disco pesado. Mas não comparado ao que estava prestes a chegar.
Agora, deixando um pouco de lado as suas influências antigas, Slayer e Metallica eram focos principais dos caras do Pantera. E após a banda ser recusada 28 vezes por grandes gravadoras, começou a surgir um disco que, para muitos, seria o "primeiro" disco da banda, o "Cowboys From Hell", lançado no fim de Julho, em 1990. Cowboys From Hell, agora um disco com claros traços de Thrash Metal, foi quase o som definitivo da banda, após perceberem a grande evolução, comparado aos discos anteriores.
Após 1 ano de seu lançamento, surgiu o auto-intitulado álbum do Metallica, em 91. Pantera considerou uma decepção para os fãs, porque eles acreditavam que o Metallica havia abandonado a sua pegada verdadeira, a sua pegada sangue no olho, algo claramente ouvido em seus discos anteriores. As jovens promessas Texanas do Metal, e seu vocalista de New Orleans, sentiram que tinham uma oportunidade e uma lacuna a preencher, eles queriam fazer o registro mais pesado de todos os tempos.
Em 1992, com o grunge já em alta, o Machine Head e o Stone Sour eram formados, o Metallica e o Guns N’ Roses estavam excursionando por estádios nos EUA, quando James Hetfield sofreu queimaduras de terceiro grau em um acidente com a pirotecnia, e Axl Rose incitou um tumulto em Montreal. O Rage Against The Machine lançava seu auto-intitulado disco de estreia. E que disco! O Nirvana vendia cerca de 300 mil cópias de ‘Nevermind’ por semana. Mas o Metal estava prestes a começar uma nova era, uma era matadora, literalmente. Pantera lançou o disco mais pesado até então já lançado, o "Vulgar Display Of Power", um disco que abriu o supercílio dos anos 90, e de muitas pessoas, acredite.
Após dois anos do seu lançamento ultrapesado, Pantera lançou seu disco que mudaria tudo e a todos, um álbum completamente inovador, sem o clichê do Thrash Metal da época. O "Far Beyond Driven". Como se não bastasse, a banda fez uma façanha em que até então parecia impossível: O 1º lugar na Billboard 200 (permanecendo lá por 29 semanas). Uma banda de Metal! Em 1994, quando o Metal estava em baixa, e o grunge estava comandando o mercado da música. Isso mesmo!
O fato é que existiram excelentes bandas de Metal na época, que fizeram uma diferença nos primórdios do Pantera, como Metallica, Megadeth, Sepultura, Slayer, Slayer... Só Deus sabe como Slayer foi fundamental para a mudança sonora do Pantera. Mas nenhuma seria capaz de fazer um feito desses, não nos anos 90.
Vince, Darrell, Rex e Philip jamais chegariam aonde chegaram sem suas influências. Da pra se dizer que eles devem eternamente à essas bandas, assim como o Metal deve-se hoje ao Pantera também, por ter alcançado o inalcançável nos anos 90.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi considera injusto comparar Jorn Lande a Ronnie James Dio
O plano de Nicko McBrain para voltar ao estúdio no próximo álbum do Iron Maiden
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
Zakk Wylde compara entrar no Pantera a Eric Clapton homenageando Jimi Hendrix
Dark Dimensions Festival anuncia primeiras bandas
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Três anos após levar tiro na cabeça, Mingau, do Ultraje a Rigor, aparece de pé em vídeo
A música do Lynyrd Skynyrd que Dave Mustaine colocou no Metallica sem Lars Ulrich perceber
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Bruce Dickinson alertou quem não gostava de metal para não morrer vendo Iron Maiden na TV
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
O que Nicko McBrain pensava ao ver Bruce Dickinson no palco antes da saída
A cirurgia que membros do Metallica, Slayer e Megadeth precisaram fazer, diz Hetfield
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo

Sete músicas inesperadas em álbuns de metal que deram muito certo, segundo a Ultimate Guitar
Scott Ian diz que aprendeu a beber durante turnê caótica com o Pantera
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Site indica que Pantera fará turnê latino-americana em 2027
Os melhores bateristas de todos os tempos, na opinião de Charlie Benante
Nathan "Nate" Gale: O assassino de Dimebag Darrell


