Maestra: ex-integrantes do Eterna impedidos de utilizar o nome
Por Carlos Garcia
Fonte: Road to Metal
Postado em 13 de dezembro de 2014
A base que gravou, produziu e co-escreveu o álbum "Spiritus Dei", mais recente trabalho da banda ETERNA, o qual acabou com um hiato de quase 10 anos sem um disco de inéditas, reforçada pela efetivação de mais alguns novos integrantes, quando preparava-se para iniciar a tour de divulgação do referido álbum, foi impedida de continuar a utilizar o nome, mesmo depois de ter sido confiada a eles o prosseguimento, algo justo, pois trouxeram novamente o nome da banda para a luz do dia.
O vocalista Neno Fernando e o tecladista José Cardillo, que participaram ativamente da produção e composição de "Spiritus Dei", e demais integrantes que seriam a nova line-up, foram pegos de surpresa com o fato de não poder mais utilizar o nome, mas, após a surpresa e indignação, e sem receberem maiores explicações, decidiram seguir em frente e virar a página, formando o MAESTRA.
Na página do Facebook do ETERNA, alguns dias atrás foi publicada nota, falando a respeito do fato, mas ainda não se sabe o futuro da banda, enquanto isso, o MAESTRA prepara seu álbum de estreia e divulgará o primeiro single dia 25/12.
Confira trechos da entrevista do MAESTRA para o site Road to Metal:
RtM: Como surgiu a ideia de formar a "Maestra" e como vocês chegaram aos nomes que consideravam ideais para o grupo? Diga-se de passagem, um time de músicos de alta qualidade
Neno Fernando: Tudo ocorreu naturalmente, algo que parece já estava preparado para nós, apenas aguardando o momento certo e o momento chegou.
Tudo ocorreu em uma noite fria do mês de Outubro na casa do Cardillo, quando minha esposa deu o nome, eu já havia pensando em algo parecido tipo "MAESTRIA" mas do nada ela disse: MAESTRA, na hora refletimos e sentimos um nome com força e poder, como estávamos procurando, um nome curto, forte e com maestria, que tivesse a ver com nossa profissão de professores também.
Sobre o Line up, a banda já estava praticamente formada antes mesmo de se tornar Maestra, pois seria a banda que iniciaria a Turnê oficial do álbum "Spiritus Dei", do Eterna, mas infelizmente, ou felizmente, fomos impedidos de continuar o trabalho, sem nenhuma explicação, simplesmente nos impediram de trabalhar. Agora o foco é 100% no MAESTRA.
RtM: A questão com o Eterna, pelo que entendi, tem alguém que detêm os direitos do nome e resolveu não abrir mão agora, impedindo da nova formação continuar? Problemas contratuais?
Neno Fernando: Quase isso. Na verdade a pessoa que criou o nome, passou-nos o direito de usar o nome, mas passando um mês, simplesmente do nada e sem explicação alguma, resolveu que não deveríamos seguir com nome.
RtM: E vocês chegaram a alguma conclusão?
Neno Fernando: Pelo que percebi ele irá voltar a formação antiga, a primeira formação da banda, isso já era de se esperar vindo de alguns ex-integrantes antigos, pois até fomos alertados que ao sair o disco "Spiritus Dei" os membros antigos poderiam começar a dar a cartada deles, pois enquanto a banda não lançava nada novo, estavam em silêncio, eles estavam quietos, foi só lançarmos o novo disco, pronto, aconteceram essas coisas.
Realmente não consigo entender, me senti usado mesmo, produzi o álbum no meu estúdio, fiz o disco inteiro praticamente sozinho. Mas, infelizmente acontece uma dessas, uma decepção sem tamanho, realmente foi algo que nos deixou muito decepcionados, éramos amigos, durante 5 anos fomos como irmãos, mas infelizmente eu e o Zé (José Cardillo) ficamos na mão de repente. Mas Deus nos deu o Maestra, na verdade, como falei antes, esse era o time do Eterna que sairia em tour, iríamos detonar, tocar muito e já estávamos com 8 músicas novas para o próximo álbum, deixa eles... Seguimos em frente.
Agradeço demais o carinho e apoio de todo público do Eterna nesses cinco anos, mas Eterna pra mim é página virada.
Seguindo em frente, conte pra gente também a respeito do conceito musical do Maestra, além do conceito lírico e das principais diferenças desta para outras bandas que vocês já participaram, como Eterna, por exemplo, que lançou recentemente o "Spiritus Dei".
Cardillo: O Spiritus Dei foi uma álbum voltado e focado exclusivamente para o público cristão (católico), por isso, houve certas restrições na parte de composição instrumental, assim como no idioma, que foi direcionado ao português.
Já no Maestra, o objetivo é colocar em prática ideias que não pudemos utilizar em outros trabalhos, e abordar um estilo que particularmente gostamos muito, que é o Heavy Metal mais voltado para o virtuosismo e músicas elaboradas, utilizando todos os recursos e técnicas que o estilo exige.
Neno Fernando: No Maestra tudo ocorre como eu sempre sonhei em uma banda, temos a liberdade de experimentar, testar, isso ou aquilo, sem medo algum, sem dever nada a ninguém que por algumas vezes bate de frente com suas opiniões e fundamentos.
No Maestra, nós compomos a banda inteira, todos dão idéias e sugestões, temos isso, maturidade, aprendemos muito com o tempo, a vida nos ensina sempre, por isso é importante cairmos para levantarmos mais fortes.
Para conferir a entrevista completa, acesse o link abaixo:
http://roadtometal.blogspot.com.br/2014/11/entrevista-maestra-heavy-metal-virtuoso.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


Bandas que já cantaram em sua língua natal
Café com Ócio: 15 melhores discos do Metal Nacional - 2000 a 2010


