Concorrência: Apple deletava arquivos de serviços rivais em iPods

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Ver Acessos

por JEFF ELDER para o WALL STREET JOURNAL de 4/12/2014

A APPLE deletou músicas que alguns proprietários de iPod haviam baixado de serviços musicais de seus competidores de 2007 a 2009 sem revelar aos usuários, disseram advogados de consumidores a jurados em uma ação cível consorcial contra a Apple na última quarta-feira.

"Vocês decidiram dar a eles a pior experiência possível e acabar com um arquivo musical dos usuários", disse o advogado Patrick Coughlin em uma Corte Federal dos EUA em Oakland, Califórnia.

Quando um usuário que havia baixado músicas de um serviço rival tentou sincronizar um iPod à biblioteca de usuário do iTunes, a Apple exibia uma mensagem de erro e instruía o usuário a restaurar as configurações originais de fábrica, afirmou Coughlin. Quando o usuário o fazia, a música dos serviços rivais desaparecia, ele declarou.

A Apple direcionava o sistema a 'não relatar o problema aos usuários', disse Coughlin.

Para os reclamantes do caso, a manobra mostrou como a Apple sabotou a concorrência dos players e downloads. Eles pedem 350 milhões de dólares em perdas e danos no processo que já dura há uma década, afirmando que as ações da Apple os forçaram a pagar mais por iPods. Os danos poderiam ser triplicados de acordo com as leis antitruste.

A Apple contesta, e alega que as manobras foram medidas legítimas de segurança, O diretor de segurança da Apple, Augustin Farrugia, testemunhou que a Apple não oferecera uma explicação mais detalhada porque 'nós não precisamos dar informação demais aos usuários', e 'não queremos confundir os usuários'.

Farrugia disse à corte que hackers com nomes como 'DVD Jon' e 'Requiem' tornaram a Apple 'muito paranoica' sobre proteger o iTunes. Atualizações que deletavam arquivos musicais que não fossem da Apple almejavam proteger consumidores dessas invasões do sistema. "O sistema foi totalmente hackeado", ele declarou.

A Apple negou-se a comentar o assunto fora do tribunal.

Steve Jobs, o cofundador da Apple, também mostrara preocupação com hackings, de acordo com as provas do caso. "Alguém está tentando entrar em nossa casa", disse o sr. Jobs dos piratas da música, de acordo com um email do chefe de software da Apple, Eddye Cue, listado como prova.

Cue e Phil Schiller, o chefe de marketing da Apple, devem testemunhar essa semana, e partes do depoimento de 2011 de Jobs em videotape devem ser exibidas.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Indústria Musical"


Hi-Res Audio: Por que o público não liga para qualidade de som?Hi-Res Audio
Por que o público não liga para qualidade de som?

Saúde Pública: 18 sinais de que você é viciado em discos de vinilSaúde Pública
18 sinais de que você é viciado em discos de vinil

O Rock Morreu: mas a boa notícia é que ele está embalsamadoO Rock Morreu
Mas a boa notícia é que ele está embalsamado


Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicasMetal Moderno
5 bandas aptas a se tornarem clássicas

Slipknot: Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais VocêSlipknot
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você

Slayer: Kerry King fala sobre sua relação com religiõesSlayer
Kerry King fala sobre sua relação com religiões

Slayer: Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismoSlayer
Araya fala sobre fé e sua relação com o cristianismo

Heavy Metal: as 10 capas mais de macho de todos os temposHeavy Metal
As 10 capas mais "de macho" de todos os tempos

Black Sabbath: os 10 melhores covers feitos por bandas famosasBlack Sabbath
Os 10 melhores covers feitos por bandas famosas

Thiago Bianchi: os álbuns que marcaram o vocalistaThiago Bianchi
Os álbuns que marcaram o vocalista


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336