Concorrência: Apple deletava arquivos de serviços rivais em iPods
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 08 de dezembro de 2014
por JEFF ELDER para o WALL STREET JOURNAL de 4/12/2014
A APPLE deletou músicas que alguns proprietários de iPod haviam baixado de serviços musicais de seus competidores de 2007 a 2009 sem revelar aos usuários, disseram advogados de consumidores a jurados em uma ação cível consorcial contra a Apple na última quarta-feira.
"Vocês decidiram dar a eles a pior experiência possível e acabar com um arquivo musical dos usuários", disse o advogado Patrick Coughlin em uma Corte Federal dos EUA em Oakland, Califórnia.
Quando um usuário que havia baixado músicas de um serviço rival tentou sincronizar um iPod à biblioteca de usuário do iTunes, a Apple exibia uma mensagem de erro e instruía o usuário a restaurar as configurações originais de fábrica, afirmou Coughlin. Quando o usuário o fazia, a música dos serviços rivais desaparecia, ele declarou.
A Apple direcionava o sistema a ‘não relatar o problema aos usuários’, disse Coughlin.
Para os reclamantes do caso, a manobra mostrou como a Apple sabotou a concorrência dos players e downloads. Eles pedem 350 milhões de dólares em perdas e danos no processo que já dura há uma década, afirmando que as ações da Apple os forçaram a pagar mais por iPods. Os danos poderiam ser triplicados de acordo com as leis antitruste.
A Apple contesta, e alega que as manobras foram medidas legítimas de segurança, O diretor de segurança da Apple, Augustin Farrugia, testemunhou que a Apple não oferecera uma explicação mais detalhada porque ‘nós não precisamos dar informação demais aos usuários’, e ‘não queremos confundir os usuários’.
Farrugia disse à corte que hackers com nomes como ‘DVD Jon’ e ‘Requiem’ tornaram a Apple ‘muito paranoica’ sobre proteger o iTunes. Atualizações que deletavam arquivos musicais que não fossem da Apple almejavam proteger consumidores dessas invasões do sistema. "O sistema foi totalmente hackeado", ele declarou.
A Apple negou-se a comentar o assunto fora do tribunal.
Steve Jobs, o cofundador da Apple, também mostrara preocupação com hackings, de acordo com as provas do caso. "Alguém está tentando entrar em nossa casa", disse o sr. Jobs dos piratas da música, de acordo com um email do chefe de software da Apple, Eddye Cue, listado como prova.
Cue e Phil Schiller, o chefe de marketing da Apple, devem testemunhar essa semana, e partes do depoimento de 2011 de Jobs em videotape devem ser exibidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Brasil é o nono país onde o Iron Maiden mais fez shows; confira o top 10
Quando Nick Mason e Stewart Copeland escolheram juntos o melhor baterista de todos os tempos
O hit de Neil Young que Bob Dylan confessou que odiava: "Soava como eu, mas não era eu"

9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Reino Unido quer proibir revenda de ingressos com lucro em nova lei contra cambistas
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Atenção músicos: vocês estão f-u-d-i-d-o-s



