Concorrência: Apple deletava arquivos de serviços rivais em iPods
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 08 de dezembro de 2014
por JEFF ELDER para o WALL STREET JOURNAL de 4/12/2014
A APPLE deletou músicas que alguns proprietários de iPod haviam baixado de serviços musicais de seus competidores de 2007 a 2009 sem revelar aos usuários, disseram advogados de consumidores a jurados em uma ação cível consorcial contra a Apple na última quarta-feira.
"Vocês decidiram dar a eles a pior experiência possível e acabar com um arquivo musical dos usuários", disse o advogado Patrick Coughlin em uma Corte Federal dos EUA em Oakland, Califórnia.
Quando um usuário que havia baixado músicas de um serviço rival tentou sincronizar um iPod à biblioteca de usuário do iTunes, a Apple exibia uma mensagem de erro e instruía o usuário a restaurar as configurações originais de fábrica, afirmou Coughlin. Quando o usuário o fazia, a música dos serviços rivais desaparecia, ele declarou.
A Apple direcionava o sistema a ‘não relatar o problema aos usuários’, disse Coughlin.
Para os reclamantes do caso, a manobra mostrou como a Apple sabotou a concorrência dos players e downloads. Eles pedem 350 milhões de dólares em perdas e danos no processo que já dura há uma década, afirmando que as ações da Apple os forçaram a pagar mais por iPods. Os danos poderiam ser triplicados de acordo com as leis antitruste.
A Apple contesta, e alega que as manobras foram medidas legítimas de segurança, O diretor de segurança da Apple, Augustin Farrugia, testemunhou que a Apple não oferecera uma explicação mais detalhada porque ‘nós não precisamos dar informação demais aos usuários’, e ‘não queremos confundir os usuários’.
Farrugia disse à corte que hackers com nomes como ‘DVD Jon’ e ‘Requiem’ tornaram a Apple ‘muito paranoica’ sobre proteger o iTunes. Atualizações que deletavam arquivos musicais que não fossem da Apple almejavam proteger consumidores dessas invasões do sistema. "O sistema foi totalmente hackeado", ele declarou.
A Apple negou-se a comentar o assunto fora do tribunal.
Steve Jobs, o cofundador da Apple, também mostrara preocupação com hackings, de acordo com as provas do caso. "Alguém está tentando entrar em nossa casa", disse o sr. Jobs dos piratas da música, de acordo com um email do chefe de software da Apple, Eddye Cue, listado como prova.
Cue e Phil Schiller, o chefe de marketing da Apple, devem testemunhar essa semana, e partes do depoimento de 2011 de Jobs em videotape devem ser exibidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
Como era dividir o apartamento com o calado Jimi Hendrix, segundo Ron Wood
Milionário e Solitário: Gene Simmons diz que não tem amigos
Slash revela quais são os dois hits do Guns N' Roses que ele ficou "enjoado" de tocar ao vivo



Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Sorte: homem acha 2 discos de vinil em sebo e fatura R$42 mil



