Concorrência: Apple deletava arquivos de serviços rivais em iPods
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 08 de dezembro de 2014
por JEFF ELDER para o WALL STREET JOURNAL de 4/12/2014
A APPLE deletou músicas que alguns proprietários de iPod haviam baixado de serviços musicais de seus competidores de 2007 a 2009 sem revelar aos usuários, disseram advogados de consumidores a jurados em uma ação cível consorcial contra a Apple na última quarta-feira.
"Vocês decidiram dar a eles a pior experiência possível e acabar com um arquivo musical dos usuários", disse o advogado Patrick Coughlin em uma Corte Federal dos EUA em Oakland, Califórnia.
Quando um usuário que havia baixado músicas de um serviço rival tentou sincronizar um iPod à biblioteca de usuário do iTunes, a Apple exibia uma mensagem de erro e instruía o usuário a restaurar as configurações originais de fábrica, afirmou Coughlin. Quando o usuário o fazia, a música dos serviços rivais desaparecia, ele declarou.
A Apple direcionava o sistema a ‘não relatar o problema aos usuários’, disse Coughlin.
Para os reclamantes do caso, a manobra mostrou como a Apple sabotou a concorrência dos players e downloads. Eles pedem 350 milhões de dólares em perdas e danos no processo que já dura há uma década, afirmando que as ações da Apple os forçaram a pagar mais por iPods. Os danos poderiam ser triplicados de acordo com as leis antitruste.
A Apple contesta, e alega que as manobras foram medidas legítimas de segurança, O diretor de segurança da Apple, Augustin Farrugia, testemunhou que a Apple não oferecera uma explicação mais detalhada porque ‘nós não precisamos dar informação demais aos usuários’, e ‘não queremos confundir os usuários’.
Farrugia disse à corte que hackers com nomes como ‘DVD Jon’ e ‘Requiem’ tornaram a Apple ‘muito paranoica’ sobre proteger o iTunes. Atualizações que deletavam arquivos musicais que não fossem da Apple almejavam proteger consumidores dessas invasões do sistema. "O sistema foi totalmente hackeado", ele declarou.
A Apple negou-se a comentar o assunto fora do tribunal.
Steve Jobs, o cofundador da Apple, também mostrara preocupação com hackings, de acordo com as provas do caso. "Alguém está tentando entrar em nossa casa", disse o sr. Jobs dos piratas da música, de acordo com um email do chefe de software da Apple, Eddye Cue, listado como prova.
Cue e Phil Schiller, o chefe de marketing da Apple, devem testemunhar essa semana, e partes do depoimento de 2011 de Jobs em videotape devem ser exibidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
Rachel Bolan (Skid Row) anuncia detalhes do álbum solo "Gargoyle of the Garden State"
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
O álbum dos Beatles onde George conseguiu superar Paul e se igualar a John
Spin Magazine: as maiores baixarias da história do rock
A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"


Como a nova era dos festivais está sufocando os shows menores
Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
Golpe com músicas geradas por I.A. rende milhões de dólares e condenação nos EUA



