Montanas Trio: anunciando novo disco, "Emancipação"
Por Thiago Guglielmi
Fonte: Montanas Trio Blog
Postado em 09 de janeiro de 2015
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Após o lançamento do EP "A Primeira Vez" em 2013, a banda buscou novas influências e metodologias para a produção de seu primeiro disco intitulado Emancipação. As 10 faixas inéditas que compõe o álbum foram compostas nas estradas, cidades e viagens que aconteceram em 2014 do Rio de Janeiro ao Uruguai. Capturadas nos cômodos de uma casa na Fazenda das Águas em Santa Barbara do Monte Verde/MG durante 4 intensos dias, o produtor Bruno Sants da Produtora Epinefrina (Juiz de Fora/MG) operou todos os equipamentos de gravação e improvisou na busca da acústica certa no melhor estilo DIY. Essa experiência desafiadora teve seu complemento final no estúdio Um Dois (Cidade Verde Sounds) em São Paulo/SP. Paulo Dub Mastor cuidou de gravar as vozes, mixar e masterizar todas as faixas, dando um toque especial às gravações.
Gravações
A banda percorreu de carro mais de 1.200km até o destino das gravações com todos os instrumentos e amplificadores a bordo. A fazenda totalmente isolada das frequências urbanas foi peça importante na definição de uma sonoridade diferente e na inspiração para o detalhes de cada música. O não uso de salas convencionais de estúdio foi um desafio para a banda que realizou as gravações em ritmo de ao vivo e para o produtor encontrar o timbre certo para cada instrumento. Já em São Paulo no recém-construído Studio Um Dois, o foco foi no tratamento das faixas e nas pontuações vocais já em fase de finalização.
Variedades musicais
Nas 10 faixas do disco é possível encontrar diferentes estilos musicais. Ritmos latinos como o baião, a cumbia, o samba e a salsa se unem ao funk e ao rock'n'roll numa mistura totalmente dançante e imprevisível. É possível destacar também a presença do hard core e do rap onde o baterista Digu Hang assume a voz principal. Mais acentuado que no primeiro EP, o psicodelismo ganhou corpo com a produção de Dub Mastor e aparece nas faixas como um bom tempero para todos os ritmos já citados. O disco tem ainda como complemento uma releitura de Evil Ways, originalmente escrita pela banda Santana e 3 músicas instrumentais – peculiaridade sempre presente na banda desde sua formação.
O tema
A emancipação foi um tema naturalmente escolhido e dá nome ao disco por se tratar de um processo que vem ocorrendo também nos bastidores. A emancipação - não somente sonora – provém da quebra de muitos paradigmas e pré-conceitos da sociedade em si e é possível identificar este teor na maioria das canções. Músicas como Autoridade – cantada por Guilherme Antunes – e Emancipação demonstram o que realmente incomoda e faz jus às críticas. O clima descontraído do primeiro EP ainda permanece, mas da espaço para letras com mensagens mais sérias e diretas à emancipação política e estatal.
Do It Yourself
Sem apelar e se restringir à captação de dinheiro público, todo o processo foi feito a partir da movimentação independente na produção da própria banda e da cena underground. O apoio e a união de amigos como a participação de Bruno Sants e Paulo Dub Mastor foram primordiais para que a gravação deste disco fosse concretizada com as próprias mãos, dando um gosto especial na sonoridade e na história da banda. Isto mostra que é possível trabalhar sem os padrões convencionais estipulados por grandes artistas e gravadoras.
Sequência
A banda prepara agora a turnê de divulgação deste novo trabalho que promete datas por todo o Brasil e alguns países da América do Sul. 3 clipes já estão em processo de produção e o lançamento do disco deve acontecer entre final de janeiro e começo de fevereiro.
Assista o teaser:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Raven grava versão de "Metal Militia", do Metallica
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
A lendária gravação em estúdio que o AC/DC jamais conseguiu replicar ao vivo
A música gravada pelos Beatles que três deles odiaram e somente um deles gostou de fato
O clássico da Legião que Renato disse ser "primeira com sensibilidade mais gay"

Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rock
O hit de Cazuza feito durante internação e que seria indireta para affair Ney Matogrosso
Atores e música: As bandas de Russell Crowe, Keanu Reeves e Bruce Willis
Dave Mustaine: a história por trás de "The Four Horsemen"
A banda americana que Edgard Scandurra saiu no meio do show pois achou som muito ruim
Mamonas Assassinas: músicos já sabiam que iam morrer?



