Indústria: vendas de álbuns "antigos" já supera as dos novos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 26 de fevereiro de 2015
Discos ‘velhos’ venderam mais do que lançamentos contemporâneos no iTunes nos EUA ano passado, apontam balanços divulgados já em 2015.
O site Music Business Worldwide anuncia que é a primeira vez que lançamentos de catálogo venderam mais do que álbuns novos ao longo de todo um ano – sendo que já havia vitória dos antigos durante um mês no ano de 2012, considerada como ‘um pulsar temporário’.
Um exemplo de disco de catálogo que anda vendendo bem é ‘Greatest Hits’ de TOM PETTY AND THE HEARTBREAKERS, lançado originalmente em 1993, e que atualmente figura na parada de Top 100 do iTunes.
O perito em indústria fonográfica Tim Ingham afirma que é uma tendência preocupante para o setor e que é apenas uma questão de tempo antes que os discos de catálogo vendam mais do que lançamentos novos também em formatos físicos como CD e vinil, e não somente online,
Ele declara: "Tais dados levantam duas questões muito claras a respeito das gravadoras: as pessoas estão meramente começando a consumir músicas novas em serviços de streaming ao invés de no formato álbum? Ou elas estão cada vez menos impressionadas com os novos lançamentos que saem entra ano, sai ano?"
"Uma coisa parece certa. Agora parece ser apenas uma questão de tempo – muito possivelmente dentro de 2015 – até que as vendas de álbuns de catálogo superem as marcas obtidas pelos novos em todos os formatos num só ano."
"Se o declínio das atuais vendas de títulos novos continuar nesse ritmo, os álbuns de catálogo com certeza superarão os novos em todos os formatos já em 2016, e talvez até mesmo em 2015."
Os números, compilados pela Nielsen Soundscan, revelam que 53.6 milhões de downloads de álbuns de catálogo foram vendidos nos EUA em 2014, enquanto novos lançamentos bateram na marca de 52.9 milhões.
Enquanto isso, os remasters do LED ZEPPELIN, cuja reedição se iniciou ano passado, entram, sem exceção, no TOP 10 dos dois lados do Atlântico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
Fabio Lione e Angra comunicam fim da parceria
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras
"Elon Musk que se dane", diz Ian Anderson, rejeitando redes sociais e ignorando cancelamentos
Elvis Presley: De que ele morreu?
Povo compra, mas não ouve: fim da moda do vinil pode estar perto
Indústria: quanto $$$ ganham as bandas do "Time B" do Metal?



