Indústria: vendas de álbuns "antigos" já supera as dos novos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 26 de fevereiro de 2015
Discos ‘velhos’ venderam mais do que lançamentos contemporâneos no iTunes nos EUA ano passado, apontam balanços divulgados já em 2015.
O site Music Business Worldwide anuncia que é a primeira vez que lançamentos de catálogo venderam mais do que álbuns novos ao longo de todo um ano – sendo que já havia vitória dos antigos durante um mês no ano de 2012, considerada como ‘um pulsar temporário’.
Um exemplo de disco de catálogo que anda vendendo bem é ‘Greatest Hits’ de TOM PETTY AND THE HEARTBREAKERS, lançado originalmente em 1993, e que atualmente figura na parada de Top 100 do iTunes.
O perito em indústria fonográfica Tim Ingham afirma que é uma tendência preocupante para o setor e que é apenas uma questão de tempo antes que os discos de catálogo vendam mais do que lançamentos novos também em formatos físicos como CD e vinil, e não somente online,
Ele declara: "Tais dados levantam duas questões muito claras a respeito das gravadoras: as pessoas estão meramente começando a consumir músicas novas em serviços de streaming ao invés de no formato álbum? Ou elas estão cada vez menos impressionadas com os novos lançamentos que saem entra ano, sai ano?"
"Uma coisa parece certa. Agora parece ser apenas uma questão de tempo – muito possivelmente dentro de 2015 – até que as vendas de álbuns de catálogo superem as marcas obtidas pelos novos em todos os formatos num só ano."
"Se o declínio das atuais vendas de títulos novos continuar nesse ritmo, os álbuns de catálogo com certeza superarão os novos em todos os formatos já em 2016, e talvez até mesmo em 2015."
Os números, compilados pela Nielsen Soundscan, revelam que 53.6 milhões de downloads de álbuns de catálogo foram vendidos nos EUA em 2014, enquanto novos lançamentos bateram na marca de 52.9 milhões.
Enquanto isso, os remasters do LED ZEPPELIN, cuja reedição se iniciou ano passado, entram, sem exceção, no TOP 10 dos dois lados do Atlântico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
Projeto promete transformar o centro de Liverpool em espaço temático dos Beatles
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
O dia em que Papa João Paulo II explicou "Blowin' In The Wind" para Bob Dylan
Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin
Dimebag Darrell: Ele foi enterrado com uma guitarra de Van Halen num caixão do Kiss


Música: 13 fatos estarrecedores sobre a atual indústria
Não culpe as gravadoras: você que é um tosco mesmo!



