Indústria: vendas de álbuns "antigos" já supera as dos novos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 26 de fevereiro de 2015
Discos ‘velhos’ venderam mais do que lançamentos contemporâneos no iTunes nos EUA ano passado, apontam balanços divulgados já em 2015.
O site Music Business Worldwide anuncia que é a primeira vez que lançamentos de catálogo venderam mais do que álbuns novos ao longo de todo um ano – sendo que já havia vitória dos antigos durante um mês no ano de 2012, considerada como ‘um pulsar temporário’.
Um exemplo de disco de catálogo que anda vendendo bem é ‘Greatest Hits’ de TOM PETTY AND THE HEARTBREAKERS, lançado originalmente em 1993, e que atualmente figura na parada de Top 100 do iTunes.
O perito em indústria fonográfica Tim Ingham afirma que é uma tendência preocupante para o setor e que é apenas uma questão de tempo antes que os discos de catálogo vendam mais do que lançamentos novos também em formatos físicos como CD e vinil, e não somente online,
Ele declara: "Tais dados levantam duas questões muito claras a respeito das gravadoras: as pessoas estão meramente começando a consumir músicas novas em serviços de streaming ao invés de no formato álbum? Ou elas estão cada vez menos impressionadas com os novos lançamentos que saem entra ano, sai ano?"
"Uma coisa parece certa. Agora parece ser apenas uma questão de tempo – muito possivelmente dentro de 2015 – até que as vendas de álbuns de catálogo superem as marcas obtidas pelos novos em todos os formatos num só ano."
"Se o declínio das atuais vendas de títulos novos continuar nesse ritmo, os álbuns de catálogo com certeza superarão os novos em todos os formatos já em 2016, e talvez até mesmo em 2015."
Os números, compilados pela Nielsen Soundscan, revelam que 53.6 milhões de downloads de álbuns de catálogo foram vendidos nos EUA em 2014, enquanto novos lançamentos bateram na marca de 52.9 milhões.
Enquanto isso, os remasters do LED ZEPPELIN, cuja reedição se iniciou ano passado, entram, sem exceção, no TOP 10 dos dois lados do Atlântico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
Por que Robert Plant "aprendeu a odiar" maior clássico da banda Led Zeppelin
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"
Bruce Dickinson ficou impressionado com Dave Murray quando viu ensaio do Iron Maiden

Reino Unido quer proibir revenda de ingressos com lucro em nova lei contra cambistas
A defasagem do mercado do metal brasileiro, segundo produtor que mora nos EUA
Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?



