Indústria: vendas de álbuns "antigos" já supera as dos novos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 26 de fevereiro de 2015
Discos ‘velhos’ venderam mais do que lançamentos contemporâneos no iTunes nos EUA ano passado, apontam balanços divulgados já em 2015.
O site Music Business Worldwide anuncia que é a primeira vez que lançamentos de catálogo venderam mais do que álbuns novos ao longo de todo um ano – sendo que já havia vitória dos antigos durante um mês no ano de 2012, considerada como ‘um pulsar temporário’.
Um exemplo de disco de catálogo que anda vendendo bem é ‘Greatest Hits’ de TOM PETTY AND THE HEARTBREAKERS, lançado originalmente em 1993, e que atualmente figura na parada de Top 100 do iTunes.
O perito em indústria fonográfica Tim Ingham afirma que é uma tendência preocupante para o setor e que é apenas uma questão de tempo antes que os discos de catálogo vendam mais do que lançamentos novos também em formatos físicos como CD e vinil, e não somente online,
Ele declara: "Tais dados levantam duas questões muito claras a respeito das gravadoras: as pessoas estão meramente começando a consumir músicas novas em serviços de streaming ao invés de no formato álbum? Ou elas estão cada vez menos impressionadas com os novos lançamentos que saem entra ano, sai ano?"
"Uma coisa parece certa. Agora parece ser apenas uma questão de tempo – muito possivelmente dentro de 2015 – até que as vendas de álbuns de catálogo superem as marcas obtidas pelos novos em todos os formatos num só ano."
"Se o declínio das atuais vendas de títulos novos continuar nesse ritmo, os álbuns de catálogo com certeza superarão os novos em todos os formatos já em 2016, e talvez até mesmo em 2015."
Os números, compilados pela Nielsen Soundscan, revelam que 53.6 milhões de downloads de álbuns de catálogo foram vendidos nos EUA em 2014, enquanto novos lançamentos bateram na marca de 52.9 milhões.
Enquanto isso, os remasters do LED ZEPPELIN, cuja reedição se iniciou ano passado, entram, sem exceção, no TOP 10 dos dois lados do Atlântico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Rage e Sonata Arctica anunciam turnê conjunta com orquestra
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A canção pesada que deixou Ozzy Osbourne e Ritchie Blackmore impressionados
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
CHAMA O VAR: Slash sofre tombo cinematográfico em show do Guns N' Roses
A banda definitiva de heavy metal para Ronnie James Dio
Quando o católico pai de Tom Araya descobriu que o Slayer era satanista
O megahit do Sepultura que conta com membro do Skank na gravação e poucos sabem

Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Sorte: homem acha 2 discos de vinil em sebo e fatura R$42 mil



