Combate Rock: três ótimos livros sobre o Black Sabbath em português
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 10 de março de 2015
Texto de Marcelo Moreira, publicado na Combate Rock, fala sobre três livros dedicados ao Black Sabbath lançados no Brasil, "Black Sabbath" de Martin Popoff, "Black Sabbath – A Biografia" de Mick Wall e "Sabbath Bloody Sabbath" de Joel McIver, confira abaixo alguns trechos:
Os fãs brasileiros do Black Sabbath podem se considerar agraciados com o que há de melhor escrito sobre a banda em português com o lançamento recente do livro do escritor e jornalista canadense Martin Popoff. "Black Sabbath'' ganhou um subtítulo desnecessário na edição brasileira da edutora Dark Side – "Destruição Desencadeada'' – e traz um panorama completo da carreira do quarteto criador do heavy metal.
E o livro de Popoff tem esse diferencial em relação a "Black Sabbath'', do inglês Mick Wall, e de "Sabbath Bloody Sabbath'', de Joel McIver, ambos também editados no Brasil nos últimos dois anos. O autor canadense avisa no prefácio que, em virtude da farta literatura a respeito da banda, preferiu se concentrar apenas na música, analisando todos os álbuns, oferecendo detalhes de gravações, das composições e dando alguma pitada nos bastidores de separações ou contratações/demissões de músicos.
(...)
"Black Sabbath – A Biografia'', de Mick Wall (Globo Livros), é um livro mais abrangente, e se preocupa em fazer uma análise crítica e contextualizada de toda a carreira da banda. Está mais próxima de uma biografia do que o livro de Popoff. De um rigor técnico e narrativo impecável, Wall nunca deixa de mostrar admiração pela banda, mas nem por isso alivia nas críticas pesadas a alguns álbuns e na forma como o grupo conduzia a sua carreira.
O inglês faz uma boa descrição da vida dos quatro integrantes originais antes do Black Sabbath, acrescenta vários detalhes biográficos interessantes e dá um destaque demasiado a Tony Iommi, descrevendo minuciosamente o desenvolvimento de sua carreira, com direito a boas informações sobre o acidente na fábrica e a maneira como conduziu a sua entrada e saída no Jethro Tull. Também dá atenção especial à vida pessoal de seus integrantes, mostrando como o caos cotidiano dos quatro e as complicações em casa atrapalhavam, e muito a vida da banda nos anos 80.
(...)
"Sabbath Bloody Sabbath'' (Madras Editora), de outro jornalista inglês, Joel McIver, tem a finalidade de ser realmente uma biografia, tanto na sua estrutura narrativa como no privilégio dos fatos históricos. Ele não se furta a analisar a obra musical ou avaliar o impacto de determinadas decisões/comportamentos sobre a carreira, mas a descrição e a explicação dos eventos têm a prioridade.
Mais condescendente do que Wall, McIver reconhece mais méritos na ascensão do Sabbath e atribui muitas qualidades musicais aos quatro integrantes originais que Wall ou deixa de lado ou desconsidera como importantes – ou, ainda, não tão determinantes para construir o mito Black Sabbath.
Leia a matéria completa no link abaixo:
Black Sabbath - Mais Novidades
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps