Tomada: banda lança novo álbum e clipe
Por Hugo Silva
Postado em 01 de julho de 2015
A banda de Rock paulista "Tomada" acaba de lançar seu novo álbum homônimo e 100% digital. O disco conta com 6 faixas incluindo o single de trabalho "De Verdade" que conta também com um clipe animado, cenas de São Paulo e que roteiriza a saga de um típico roqueiro pelas ruas da cidade em busca de um "amor de verdade".
As outras cinco faixas mesclam um rock bem "abrasileirado" com fortes influências do Folk, Blues, Soul Music e até progressivo como pode-se ouvir em DC-3.
"(Quero Ter) Uma Música Forte" abre o lançamento com um Rock bem marcado por riffs pesados e cadenciados mesclados com um groove de baixo e bateria que nos leva à "fase ouro" do Rock dos anos 1970, mas tudo com uma contemporaneidade da nova safra do B-Rock.
Em seguida a banda nos brinda com um Folk Rock com direito à guitarras com banjos primorosamente tocados por Vagner Nascimento, recheado de percussões e levadas brasileiras quem embalam a primeira música de trabalho "De Verdade". O clipe é um plus essencial nos tempos de internet com um roteiro que retrata muito bem a realidade de um roqueiro de uma cidade grande, que no caso da banda é São Paulo.
Na sequência vem a balada melódica "Entro em Órbita", com fortes influências de artistas que vão desde Raul Seixas a Guilherme Arantes. A música possui um refrão com melodias vocais que literalmente grudam de forma que é possível nos pegarmos cantando sem perceber. A canção ainda conta com letras românticas e sentimentais que lembram os tempos onde clássicas baladas eram compostas por grandes roqueiros para suas musas.
Para manter a proposta que mistura melodias vocais com riffs e levadas clássicas de "power balads" vem "Hoje Eu Não Tenho Muito a Dizer". Desta vez a banda mostra sua versatilidade indo do puro Rock até a pegada da Soul Music americana e brasileira. Um dos destaques fica por conta do solo final de guitarras que criam uma atmosfera única em todo o disco.
Logo em seguida vem a surpreendente progressiva DC-3, claramente embalada pela escola criada por grupos dos anos 1970 como Mutantes, Genesis e Yes (RIP Chris Squire), com sua letra enigmática e cheia de metáforas escrita pelo vocalista Ricardo Alpendre, e um solo com arranjos instrumentais que no final nos transmite ao som progressivo já desenvolvido nos anos 1980.
E para fechar o álbum a banda nos brinda com o rock totalmente sessentista cheio de groove e levadas presentes do baixo de Pepe Bueno "Ela Não Tem Medo". A música retrata a saga (em contraste com o single "De Verdade") agora desta vez de uma típica roqueira independente e dona de si.
Resumindo: o Tomada chega com um debut digital que deixa claro que realmente #acenavive e o Rock Brasileiro está vivendo a efervescência vivida nos anos 1980 e que novos nomes nascem para compor o estilo que há anos vem sofrendo de artistas e bandas passageiras.
O Tomada não parece ser passageiro, mas sim presente e plugado no velho e bom Rock and Roll dando uma nova cara e destino ao estilo no país.
Você pode escutar o novo álbum nas principais plataforma de música digital:
Rdio:
http://rd.io/x/Rl1X6pg-CqeU/
Spotify:
http://spoti.fi/1GtvOzZ
Google Play:
http://bit.ly/1TOWLY8
Napster:
http://bit.ly/1TOX19w
iTunes: em breve com versão DELUXE.
Facebook -
https://www.facebook.com/bandatomada
Twitter -
https://twitter.com/tomadarock
Instagram - TomadaRock
A banda é formada por:
Ricardo Alpender: voz
Pepe Bueno: Baixo
Paulo Navarro: Bateria
Mateus Schanoski: Teclado
Vagner Nascimento: Guitarras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps