Gravação: 7 dicas para entrar em estúdio e gravar sua música

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Fernando Moraes
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 15/12/15. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A cena é clássica. Primeira vez em um estúdio para gravar, alguém diz “gravando” e você começa a suar frio e dizer a si mesmo: “Agora fu#$%”. A maioria passa por isso, afinal a tensão só se perde com a experiência. Para ajudar aos marinheiros de primeira viagem e também àqueles que querem gravar novamente de um jeito melhor, selecionei dicas muito úteis de bandas que integram o movimento #ACenaViveSP. Confira conselhos de bandas que já tiveram músicas tocadas em grandes rádios, fazem sucesso na internet já dividiram palco com artistas do calibre de Pitty. Confira:

5000 acessosO tempo não para: fotos do antes e depois de alguns rockstars5000 acessosNick Jonas: ele tentou fazer um solo e virou um meme de Internet

Ao gravar, música deve estar “pronta”

Ciro Rezende, baterista da 5prastantas: Uma coisa essencial é fazer uma boa pré-producão. O ideal é chegar na hora da gravação já com os arranjos, batidas, ideias, estrutura da música, tudo já definido e arrumado. Assim na hora da gravação você só se concentra em gravar. É claro que, durante o processo de gravação, podem surgir novas ideias, alterações, etc, inclusive por influência do produtor. Mas se for deixar para finalizar estas coisas todas só quando já estiver na gravação, certamente será dinheiro jogado fora, pois levará um tempo considerável, além de "consumir" energia e disposição dos músicos que irão gravar.

Procure produtor que entenda proposta da banda

Daniel Berrettini, batera dos Descolados do Mundo: É fundamental gravar com um produtor experiente para ter um resultado com qualidade. Mas tão importante quanto, é saber escolher o profissional. Precisa ser alguém que consiga entender a essência da banda! E faça o trabalho de lapidar as músicas e extrair o melhor de cada integrante. Há muitos produtores que logo de cara querem mudar tudo e fazer um disco ao gosto deles. Minha dica é: antes de escolher, conversem com vários profissionais e busquem aquele que se identifica com sua proposta.

Evite “correções” de estúdio

Caio Bars, vocalista da 5prastantas: Acredito que um dos pontos mais importantes hoje em dia é não tentar arrumar ou ajeitar tudo na edição. Temos hoje ótimas ferramentas que devem, sim, ser usadas, mas com extrema sensibilidade. Vemos por aí várias músicas com auto tune em TODA a voz ou quantizaçao de TODA linha de baixo ou bateria. Ao meu ver, é preciso tomar cuidado com esse falseamento e perfeccionismo exagerado, que tornam as gravações cada vez menos quentes e humanas.

Sua música, sua personalidade

Luciana Lívia, vocalista da Mafalda Morfina: É muito importante saber o que se quer da sua obra. Estabelecer um conceito para o álbum. Desde a seleção de composições e caráter dos arranjos, até o conteúdo estético (arte gráfica). Bons produtores musicais também são essenciais para enriquecer o trabalho. Um(a) produtor(a) que seja parceiro(a) e esteja realmente a fim de se envolver com a parada, que goste do som da banda ou artista. O CD tem que ter acima de tudo personalidade. A sua personalidade. Então é hora de colocar toda energia interior para fora. Equilibrar egos e ter força positiva para garantir o melhor resultado.

Extrema concentração no estúdio

Nando Menezes, vocalista do Mercúrio Cromo: Tocar em um show, em um ensaio e em um estúdio de gravação são coisas bem diferentes. Os ensaios servem para deixar as músicas redondas, não só para um show mas como pré-produção para uma gravação. Esse é o momento de descontração e criação, mas também, de extrema atenção do artista, para deixar tudo o mais perfeito e seguro possível, para que na hora do show ou gravação execute tudo com facilidade. Afinal, há muita coisa para se preocupar durante um show, como interação com público, interpretação, performance, etc. E na gravação não é diferente, tem a sincronia com o metrônomo, a impressão correta do que quer passar, o curto tempo de um estúdio, a grana investida e o nervosismo com o REC.

Busquem conhecimento... e referências

Thiago Lecussan, guitarrista da 5prastantas: acho fundamental para uma boa gravação obter referências. Filtrá-las ajudará a definir a identidade do track que será gravado desde o início, deixando pouca coisa para "ajustar na Mix". Tem muita gente que grava sem ter referência nenhuma de timbres, texturas, andamento etc. e deixa para "resolver depois" algo que deveria ser pensado antes. Isso gera desgaste, trabalho dobrado e pode prejudicar até o produto final. Essa dica vale também para a concepção/conceito e se estende até o ato da gravação e finalização. Nesta etapa é importantíssimo ter um "Norte", um caminho e, como muitos já disseram, o produtor é a peça fundamental para uma boa gravação.

Conversem antes para evitar frustrações

Fernando Moraes, vocalista da Rota Ventura: Como não poderia deixar de fazer, dou minha dica aqui. Antes de entrar para a gravação, faça uma guia, converse com os integrantes, defina o que está legal e corrija o que pode melhorar. Assim que todos tiveram uma visão de como será o som e entrarem em acordo, aí sim gravem. É muito melhor ter a certeza de como será a música antes, do que dizer depois: “não era bem isso que estava esperando”.

Curtiu? Tem outras dicas? Então comente e divida sua experiência com a gente.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 17 de dezembro de 2015


0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

O tempo não paraO tempo não para
Fotos do antes e depois de alguns rockstars

Nick JonasNick Jonas
Ele tentou fazer um solo e virou um meme de Internet

Nuno BettencourtNuno Bettencourt
Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

5000 acessosResenha - Sgt. Peppers - Beatles5000 acessosOut: os 100 álbuns mais gays de todos os tempos segundo a revista5000 acessosMMA: os lutadores que curtem Rock e Heavy Metal5000 acessosSimmons: "Falta coragem para processar quem faz downloads!"5000 acessosMarilyn Manson: abrindo o coração para o The Guardian5000 acessosManowar: dez fotos que não são agradáveis de se ver

Sobre Fernando Moraes

Jornalista e Relações Públicas, Fernando Moraes é também músico independente, vocalista e guitarrista da banda paulista Rota Ventura. Amante de Rock, de música de qualidade e entusiasta dos artistas autorais, seus artigos falam sobre o cenário do novo Rock Nacional e os desafios daqueles que fazem de tudo para que grandes bandas continuem surgindo e mantendo vivo o estilo de som mais amado de todos os tempos.

Mais matérias de Fernando Moraes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online