Friedman: Os grandes do metal gostam mais da Babymetal que os fãs
Por Rafael Testa
Fonte: Nippon
Postado em 14 de junho de 2016
Fã declarado da banda Babymetal, Marty Friedman, ex-guitarrista do Megadeth, falou com a nippon.com sobre a banda japonesa. Confira.
Nippon: Quando foi a primeira vez que você ouviu sobre Babymetal?
Marty Friedman: "Eu encontrei o grupo pela primeira vez em outubro de 2011, logo após terem lançado o seu single "Doki Doki Morning." Eu achei a música boa, mas honestamente, eu não sabia se elas continuariam. Elas tinham apenas 10 ou 11 anos e eu pensei que elas desistiriam em seis meses. Elas estavam fazendo um grande trabalho, mas elas eram apenas garotinhas normais. Eu estou feliz por elas terem continuado, porque elas têm chacoalhado todo o mundo do heavy metal e da música Idol"
Nippon: O híbrido de música Idol e heavy metal foi algo novo pra você?
Marty Friedman: "Eu não achei isso novo. Eu não penso ter havido
um projeto que tenha sido totalmente metal, mas se você ouvir música Idol, há muito frequentemente um gostinho disso. Usualmente idols tem uma ou duas canções que são tipo heavy metal. É disso que eu gosto na música idol; ela tem todos os tipos de estilos. Tudo bem em se ter uma canção pop extremamente alegre, seguida de uma música heavy metal, e então uma música dançante. Na música americana você tem de se prender ao seu gênero.
Babymetal é um conceito no Metal, e é por isso que é interessante. Se você tirar o canto e apenas ouvir a música, ela é grandiosa, violenta e agressiva. Ela soa como um típico, mas muito bom heavy metal. Mas quando você coloca três garotinhas a frente disso, cantando, é quase como infringir a lei. Fãs "sérios" do Metal "abominam" isso.
Este é um ponto importante, entretanto. Se há um aspecto de amor e ódio, então as pessoas vão falar. Babymetal está fazendo algo que vai contra as regras. Metal não se presume ser algo sobre garotinhas fofas cantando sobre chocolate. É para ser sobre grandes e fortes caras durões agindo como machões. Se você quebrar as regras simplesmente por piada, então não vai durar. A razão de Babymetal continuar avançando e ter feito tantos fãs é porque tudo é feito muito bem. As pessoas não conseguem ignorar. Elas têm que olhar porque é muito divertido. Heavy metal está muito velho e chato, e muitas pessoas estão cansadas dele . Agora algo completamente renegado e fresco está trazendo o interesse de volta."
Nippon: Como outros artistas do heavy metal vêem o grupo?
Marty Friedman: "Eu penso que os músicos de heavy metal, especialmente os bem-sucedidos, pensam que Babymetal é a coisa mais divertida de todas. Eles gostam delas mais do que os fãs. Os músicos mais conhecidos as vêem simplesmente como outro novo membro da família heavy metal e querem protegê-las."
Nippon: Quais aspectos da música japonesa Babymetal traz para o seu som heavy metal?
Marty Friedman: "Uma grande parte da música de Babymetal é o 'Ainote' (Não existe uma palavra em português para isso), mas é algo como 'chamada e resposta'. É típico da música japonesa, e particularmente canções idol são escritas com isto em mente. Isto dá às pessoas uma chance de participar da música e frequentemente o coro, partes de apoio, e contrapontos são, simplesmente, tão importantes quanto os vocais principais. Você encontra isso em canções folk e todas as músicas pop antigas têm. Ainote é bem japonês, e quando é inserido no heavy metal você consegue algo que nunca foi feito antes. Isso permite às pessoas uma sensação J-Pop, mas, ainda assim, alta e muito poderosa."
Nippon: Há uma faixa em inglês no novo álbum Metal Resistance. Você acha que o grupo deveria continuar movendo-se nesta direção para atrair fãs estrangeiros?
Marty Friedman: "Ter uma música em inglês é bom, mas se fizerem muitas, então ficará chato e se tornará uma piada. Eu penso que quando cantores japoneses tentam cantar em inglês para atrair o público americano, não funciona. Na minha opinião isso diminui a sua individualidade. Babymetal cantando em japonês contribui para o interesse e a misticidade e faz a identidade do grupo mais forte. As garotas me falaram que as pessoas frequentemente as perguntam o que suas letras significam, ou dizem pra elas que, por causa das suas músicas, estão aprendendo japonês."
Nippon: O que você vê à frente para o grupo?
Marty Friedman: "Eu acho que elas continuarão a evoluir. Seu novo álbum é brilhante. Elas estão realmente fazendo um projeto nos moldes de uma grande banda de heavy metal. Elas não apenas jogam algo e esperam que seja popular. Elas estiveram trabalhando nas canções por anos. Cada faixa é um grande projeto que envolve um monte de pessoas e não foi por acidente que saiu um tão grande, coesivo e sólido álbum.
Eu não mudaria a fórmula agora. Elas estão trabalhando muito duro sendo criativas. Há muitas coisas que você tem de criar dentro de cada música, a encenação, o número de dança e a letra. Há muitas pessoas iluminadas trabalhando muito duro, e enquanto elas continuarem "quebrando a cabeça", elas estarão bem. Nada aconteceu por sorte. Foi tudo cuidadosamente considerado e executado. Eu estou muito interessado em ver a próxima coisa que elas farão."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Lacrimosa emite novo comunicado sobre saúde de Anne Nurmi
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026



Celebrando 15 anos, Babymetal lança nova versão para "Headbangeeeeerrrrr!!!!!"
Babymetal: Suas 10 melhores músicas, pela Classic Rock History
Napalm Death: Babymetal e Slipknot são essenciais para o Metal


