Blues: algumas revelações femininas do estilo em 2016
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 10 de novembro de 2016
Estamos na reta final de 2016, e com ela vem ao inevitável balanço do que valeu e do que não foi tão legal assim durante o ano. Vamos focar apenas no lado positivo, trazendo indicações de ótimos discos lançados durante em 2016 e que você provavelmente ainda não colocou o ouvido.
Começando pela ótima estreia de Ina Forsman. A garota vem da Finlândia e lançou o seu primeiro álbum em janeiro. Musicalmente, o que Ina faz é uma mistura entre blues e soul, com belos arranjos e ideias interessantes. O foco é maior no blues, que ganha novos contornos com a bela voz de Forsman, além de interpretações viscerais e cheias de personalidade. Um belíssimo disco, e que agradará em cheio quem curte boa música.
Quem também fez bonito nos últimos meses foi o Jane Lee Hooker, quinteto natural de Nova York e formado por cinco mulheres fãs de rock e blues. A estreia, "No B!", foi lançada em abril pela Ruf e traz um blues rock direto e sem firulas, bem tocado e cheio de energia. São 11 faixas, incluindo releituras para "Mannish Boy" de Muddy Waters, "I Believe to My Soul" de Ray Charles e "The Hunter", clássico do blues imortalizado por nomes como Albert King e Free.
De Los Angeles vem o quarteto Dorothy, onde o maior destaque é a vocalista Dorothy Martin - completam a banda Mark Jackson (guitarra), Greg Cash (baixo) e Zac Morris (bateria). O som é uma mistura entre hard e blues rock, com um clima meio glitter. Melodias fortes e canções curtas fazem de "RockIsDead", disco de estreia do grupo, uma audição bastante interessante.
Saindo dos Estados Unidos chegamos ao Canadá, terra natal de Layla Zoe. A vocalista lançou este ano o seu sexto álbum, "Breaking Free", mantendo a qualidade mostrada nos seus trabalhos anteriores. O som de Zoe soa como se Janis Joplin tivesse um timbre mais grave e viesse ao mundo quarenta anos mais tarde. Blues rock forte pra caramba, com grandes guitarras e vocais incríveis, tudo embalado em ótimas canções.
E direto do bairro nova-iorquino do Queens temos outra estreia marcante. Sari Schorr é dona de uma voz cheia de personalidade e muito agradável. "A Force of Nature", primeiro registro de Sari, é uma tempestade sonora produzida por Mike Vernon, lenda dos estúdios que já trabalhou com nomes como Fleetwood Mac, John Mayall, David Bowie e Eric Clapton. Ótimas participações especiais de músicos como Walter Trout, Innes Sibun, Oli Brown e John Baggott tornam o álbum ainda mais forte.
Veteranas como Bonnie Raitt e artistas relativamente recentes como Ana Popovic também lançaram grandes discos em 2016, brindando os ouvidos dos fãs de boa música com trabalhos prazerosos.
É a música, acima de gêneros e rótulos, mostrando que segue sempre viva e refrescante.
Comente: Conhecia todos?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Black Label Society divulga "Name in Blood", faixa de seu próximo álbum
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Um dos maiores hinos do Metal, e que Ozzy disse ser "a 'Paranoid'" daquela outra banda
"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército
A música do Metallica em que James mete o pé e fala sobre uma de suas grandes paixões


Joe Satriani: por que ele não entrou no Deep Purple?
Music Radar: Os maiores frontmen de todos os tempos
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Metal: por que os metalheads vivem presos no passado?
Motörhead: Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister
Guns N' Roses: os 10 melhores não-clássicos da banda



