Sonata Arctica: banda toca em Fortaleza e outras cidades em 2017
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Detector de Metal
Postado em 20 de dezembro de 2016
Depois de um show arrasador em fevereiro de 2015, a banda finlandesa SONATA ARCTICA estará de volta a Fortaleza em maio de 2017. A Empire vai trazer Tony Kakko (vocal, teclados), Elias Viljanen (guitarra), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclados) e Tommy Portimo (bateria) para se apresentar novamente na capital cearense. Desta vez o show será no DS Club (antiga Dona Santa, nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) em 13 de maio de 2017. Além dos finlandeses, as cearenses COLDNESS (ainda divulgando o excelente 'Intervention') e NAFANDUS (representante cearense no importante festival Porão do Rock, em Brasília) também se apresentarão na mesma noite. O SONATA ARCTICA também deve se apresentar em Recife (12 de maio), Belém (14 de maio) e possivelmente mais três ou quatro cidades brasileiras, cujas datas, muito provavelmente no final de semana seguinte, devem ser confirmadas em breve).
Sonata Arctica - Mais Novidades
Ainda não conversamos com Kakko sobre o novo show em Fortaleza, mas, quando o entrevistamos por ocasião do primeiro show, Kakko nos alertou: ' Vocês vão ter um show sólido e cheio de rock do SONATA e preparem-se para acabar seus pulmões de tanto cantar. Vocês sempre fazem isso, então eu acho que vai ser grandioso', uma promessa que foi cumprida (leia no link abaixo a resenha daquele show). Na mesma época, Elias Viljanen me contou sobre como se sente ao tocar em uma cidade em que não haviam estado antes e tão diferente de sua cidade de origem. 'Claro que é interessante, excitante, é sempre uma diversão ir para cidades diferentes, países diferentes. Eu acho que tocamos em quase cinquenta países diferentes. E cidades, eu nem consigo... eu não sei. Rs. Tudo que é novo nós realmente gostamos. Então, temos que esperar e ver como tudo acontece. Eu estou certo de que será agradável, uma experiência agradável'.
Em conversa hoje com a COLDNESS, George Rolim, baixista, comentou: 'O SONATA sempre foi uma referência melódica de uma outra geração do metal finlandês! A COLDNESS é muito influenciada pelo som do STRATOVARIUS, por exemplo, como o SONATA, mas eles trouxeram outras perspectivas para as características do metal da região que os tornam únicos'. O baixista completa: 'poder ter contato com eles de uma forma mais direta só eleva a expectativa para batalhar mais e mais para concretizar a identidade da COLDNESS no cenário mundial, assim como eles fizeram, pois são exemplos vivos dessa trajetória'. Já o vocalista LENINE MATOS completou: 'Conheci o SONATA ARCTICA através do clipe da música 'Wolf and Raven', eu ainda adolescente e conhecendo o dito metal melódico. Uma banda que chamava muita atenção devido sua sonoridade, que conseguia se distinguir das bandas da época. Enfim, alguns anos depois de um trabalho árduo com a COLDNESS, estamos aqui falando de como será abrir um show importantíssimo desses. Vamos quebrar tudo e mostrar para os finlandeses a força do metal alencarino!
Dessa vez, os finlandeses estão divulgando o álbum mais recente, o nono da carreira, 'The Ninth Hour'. A humanidade não precisa mais de uma Bíblia para saber que estamos nos aproximando rapidamente da 'hora nona' – o especial momento quando Jesus morre na cruz. Nossa hora para o sacrifício e lamento dos nossos pecados está chegando, mas não de uma forma religiosa senão num contexto completamente mundano. Estamos à beira de uma guerra nuclear, dentro de uma sociedade onde a poluição ambiental é um assunto do dia-a-dia e o respeito à Mãe Natureza parece inexistente, diz a release do álbum. Dele, é grande a probabilidade de que as canções 'Closer to an Animal', 'Life' (veja clipe abaixo), 'Fairytale', 'Among the Shooting Stars' e 'We Are What We Are' sejam incluídas no set da turnê que vai passar pelo Brasil.
'Em geral, eu não sou uma pessoa muito religiosa, ' admite o frontman. 'Então, eu tive que estudar o fundo religioso e os diferentes significados, uma vez que ao vir com o título 'The Ninth Hour' ['A Hora Nona'], eu pretendia sublinhar o fato de este ser o nosso nono álbum de estúdio. Mas, foi muito agradável conhecer todos esses significados e perceber que eles realmente se encaixavam muito bem com a minha ideia sobra a capa e algumas das letras do álbum. Ele completa: 'É fato que estamos atualmente vivendo em tempos históricos e críticos. As nossas decisões vão definir o futuro. Não só o nosso futuro individual, senão o futuro de todo o planeta. Necessitamos fazer sacrifícios e em muitos casos nos arrependeremos das escolhas já feitas'.
Em Fortaleza os ingressos podem ser adquiridos na Kangaço Rock Street e online na Ingressando.com:
http://www.ingressando.com.br/20170513__sonata_arctica__13052017_1900/p
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$425 a R$1.590; confira os preços
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O hino do metal moderno cuja introdução nasceu de forma "telepática"
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O relacionamento mais icônico de Freddie Mercury, com o namorado Jim Hutton
A música escrita nos últimos minutos que virou hino e salvou carreira de banda lendária
A impressionante versatilidade vocal de Fernanda Lira cantando Nightwish


Himmelkraft - Tony Kakko assume as rédeas da arte em sua forma mais livre
A raríssima música feliz do Sonata Arctica que Tony Kakko não faz ideia de onde surgiu
Lista: 20 grandes bandas de rock and roll e heavy metal da Finlândia



