Cordas vocais: como vocalistas conseguem gritar sem danifica-las?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivison Poleto dos Santos, Fonte: Metal Addicts, Tradução
Enviar correções  |  Ver Acessos

Um mistério de milhares de anos acaba de ser resolvido: como os vocalistas de Metal conseguem gritar por horas a fio sem danificar as cordas vocais e depois ainda falar normalmente? Como eles nunca danificam as cordas vocais? Um médico de São Francisco acha que encontrou a resposta usando imagens de ultravelocidade.

Capas de álbuns: 30 das piores artes da históriaGuitarristas: os sete mais influentes de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O médico de San Francisco, Dr. Krzysztof Izdebski da Pacific Voice and Speech Foundation, especializado em pacientes que danificaram suas cordas vocais, acredita que os vocalista de Metal encontraram uma forma de fazer o que os bebês humanos fazem naturalmente.

"Um bebê faz todos esses sons: gritos, grunhidos e flutuações entre graves e agudos. Então eu pensei: Uau! Fazemos isso desde o início de nossas vidas. Sabemos como, mas ao crescer de alguma forma perdemos essa capacidade" disse Izdebski.

A câmera de ultravelocidade de Izdebski pode vasculhar a garganta de uma pessoa e gravá-las cantando com uma precisão de até 16.000 quadros por segundo. Com isso e com um programa sofisticado, ele pode examinar sistematicamente um cantor de Metal de uma forma nunca feita.

O tecido vibra com a saída do ar para produzir som. Ele estudou todos os sons que um cantor faz desde sugar o ar para produzir gritos agudos, o que Izdebski chama de grito de Metal.

"O grito é o som mais agressivo que o cantor de Metal produz, soa algo como 'Ahhhh!!!' Ok. Então, um grito é produzido, e eles fazem isso por horas e horas. As imagens que conseguimos mostram ele é produzido predominantemente pelas estruturas acima da glote. Então, as cordas vocais se abrem e vibram, mas não se chocam" disse Izdebski.

Leia o artigo completo na Inside Science.

https://www.insidescience.org/video/heavy-metal-singers-are-...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por escolha do autor os comentários foram desativados nesta nota.


Todas as matérias da seção Notícias

Capas de álbuns: 30 das piores artes da históriaCapas de álbuns
30 das piores artes da história

Guitarristas: os sete mais influentes de todos os temposGuitarristas
Os sete mais influentes de todos os tempos


Sobre Ivison Poleto dos Santos

Veterano das guerras metálicas. Pesquisador, escritor, resenhista, músico frustrado (por isso tudo o anterior). Ao contrário da opinião comum, acho que o melhor do Metal ainda está por vir e que existem grandes bandas novas por aí. Só procurar. No meu caso elas vêm até mim.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.

adGoo336