Cordas vocais: como vocalistas conseguem gritar sem danifica-las?
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Metal Addicts
Postado em 25 de maio de 2017
Um mistério de milhares de anos acaba de ser resolvido: como os vocalistas de Metal conseguem gritar por horas a fio sem danificar as cordas vocais e depois ainda falar normalmente? Como eles nunca danificam as cordas vocais? Um médico de São Francisco acha que encontrou a resposta usando imagens de ultravelocidade.
O médico de San Francisco, Dr. Krzysztof Izdebski da Pacific Voice and Speech Foundation, especializado em pacientes que danificaram suas cordas vocais, acredita que os vocalista de Metal encontraram uma forma de fazer o que os bebês humanos fazem naturalmente.
"Um bebê faz todos esses sons: gritos, grunhidos e flutuações entre graves e agudos. Então eu pensei: Uau! Fazemos isso desde o início de nossas vidas. Sabemos como, mas ao crescer de alguma forma perdemos essa capacidade" disse Izdebski.
A câmera de ultravelocidade de Izdebski pode vasculhar a garganta de uma pessoa e gravá-las cantando com uma precisão de até 16.000 quadros por segundo. Com isso e com um programa sofisticado, ele pode examinar sistematicamente um cantor de Metal de uma forma nunca feita.
O tecido vibra com a saída do ar para produzir som. Ele estudou todos os sons que um cantor faz desde sugar o ar para produzir gritos agudos, o que Izdebski chama de grito de Metal.
"O grito é o som mais agressivo que o cantor de Metal produz, soa algo como ‘Ahhhh!!!’ Ok. Então, um grito é produzido, e eles fazem isso por horas e horas. As imagens que conseguimos mostram ele é produzido predominantemente pelas estruturas acima da glote. Então, as cordas vocais se abrem e vibram, mas não se chocam" disse Izdebski.
Leia o artigo completo na Inside Science.
https://www.insidescience.org/video/heavy-metal-singers-are-big-babies
Comente: Você consegue imitar um vocalista de metal sem perder a voz?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps