Tony Iommi: só pudemos tocar músicas que o Ozzy conseguia cantar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Brave Words, Tradução
Enviar Correções  

Brad Tolinski, do Guitar World, conversou com Tony Iommi sobre "The End", o DVD/Blu-Ray que retrata a derradeira apresentação do Black Sabbath, realizada no dia 4 de fevereiro de 2017 na cidade natal da banda, Birmingham, na Inglaterra. Confira a seguir alguns trechos:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vocês tiveram algum cuidado especial para escolher o setlist do último show?

Iommi: "Queríamos tocar as clássicas, então não mandamos nada do nosso último álbum, '13'. Gostaria de poder tocar algumas músicas que não apresentávamos há muitos anos como 'Hole In The Sky' ou 'Sympton Of The Universe', mas só podíamos tocar músicas que Ozzy conseguisse cantar. Não estou faltando ao respeito com ele. Quando gravamos estas músicas há trinta anos os tons eram muito altos, sem chance dele ainda conseguir emitir aquelas notas. Mas teria sido muito legal tê-las no set".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Você chegou a pensar em mudar a afinação da guitarra para que fosse mais fácil para ele atingir as notas?

Iommi: "Eu já havia mudado, então se ajustasse ainda mais as cordas ficariam esticadas como se fossem de borracha. Abaixamos a afinação nas últimas duas turnês que fizemos com Dio, mas foi apenas um semi-tom. Mas vamos deixar claro, ninguém está chateado com Ozzy. É impossível alguém da idade dele cantar como fazia quando garoto".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No registro ao vivo, vocês tocam um medley de grandes riffs como 'Sabbath Bloody Sabbath' e 'Supernaut'. Foi uma oportunidade de dar uma palhinha de algumas músicas que Ozzy não podia cantar, mas os fãs queriam ouvir?

Iommi: "Sem dúvida. E queríamos tocá-las! Então decidimos fazer como um instrumental mesmo que não fosse a música inteira. Nos pareceu um acordo legal".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Eagles: o significado da clássica Hotel CaliforniaEagles
O significado da clássica "Hotel California"

Porta dos Fundos: Andreas Kisser e a cobrança dos metaleirosPorta dos Fundos
Andreas Kisser e a cobrança dos metaleiros


Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!

Mais matérias de Bruce William no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336