Yes: Jon Anderson fala de disco novo e amor pelo Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 17 de maio de 2018
O site 80 Minutos realizou uma entrevista exclusiva com Jon Anderson, famoso pelos sues trabalhos como vocalista do YES, YES Featuring ARW e carreira solo. A entrevista foi conduzida por André Luiz Paiz.
ALP: Olá Jon, é um prazer falar com você. Por favor, diga olá ao Brasil.
JA: Eu amo amo amo o Brasil, com todo o meu coração.
ALP: Então, nós ficamos sabendo que você está trabalhando em um novo álbum solo. Isso é muito excitante. O que podemos esperar dele e como está se desenvolvendo?
JA: Está indo muito bem! Eu ando muito ocupado escrevendo, cantando, compondo e vivendo uma vida plena e serena com minha linda e maravilhosa esposa Janee.
JA: O novo álbum será lançado no verão. Acho que divulgaremos algumas músicas no YouTube antes do lançamento. Será chamado "1,000 Hands", relativo ao número de pessoas que tocam nele. Muitos artistas realmente incríveis trabalharam neste projeto. A música começou há 28 anos em Big Bear, ao sul de Los Angeles, e o motivo por ter demorado tanto é uma longa história...
ALP: Eu preciso elogiar o seu álbum do projeto Anderson/Stolt, que é muito interessante. Roine Stolt nos disse que um segundo álbum está a caminho. Você pode nos contar como estão as coisas e como este projeto teve início?
JA: Nós temos uma maneira especial de trabalhar, que é totalmente pela internet. Eu lhe envio as músicas e ele cria uma rede de ideias musicais baseadas nas minhas criações. Então, isso me ajuda a adicionar mais ideias vocais. Ele é um mestre na produção e um ótimo guitarrista, vocalista e produtor. Nosso relacionamento é único e as coisas vão aos poucos acontecendo.
ALP: Jon, você e o restante dos membros do YES Featuring ARW estão derramando lágrimas de felicidade nos fãs em todas as apresentações. Como você se sente em ter alcançado esse nível de conexão dos fãs com a sua música e como você está se sentindo ao tocar novamente com os seus velhos amigos?
JA: Como você disse, "todos nós" somos fãs. Nós amamos a música que tocamos e adoramos criar ideias e aventuras para todas as pessoas que entendem a música do YES. Isso nunca envelhece e, com Rick e Trevor, realmente soa renovado a cada show. Temos um vídeo que sairá no próximo mês, de um show que gravamos no Apollo, em Manchester, Reino Unido.
ALP: Existe algum plano para um álbum com novas músicas do YES Featuring ARW? Vocês estão gravando juntos?
JA: Está demorando o tempo necessário para gravarmos músicas novas. Às vezes, a música é o mestre e o meu mantra é: "acontecerá quando acontecer".
ALP: Com todos esses projetos no forno, é notável ver você criando mais e mais para a música. Depois de todos os álbuns e projetos que você participou, o que te inspira a continuar fazendo música e turnês?
JA: Eu canto quase todos os dias, faço novas músicas, componho para orquestra e coro, e escrevo histórias. Tudo para fazer parte do mundo Zamran (projeto que Jon trabalha há anos como sequência para o seu primeiro álbum solo "Olias of Sunhillow"), que estará pronto quando estiver pronto. É um conceito contínuo de música para sempre, criando informações e histórias com belíssimos visuais.
Confira no site do 80 Minutos o restante dessa entrevista exclusiva.
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=12
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu


Jon Anderson, do Yes, recomendou que Phil Collins substituísse Peter Gabriel no Genesis


