Jon Anderson, do Yes, recomendou que Phil Collins substituísse Peter Gabriel no Genesis
Por João Renato Alves
Postado em 24 de maio de 2025
Quando perdeu o vocalista Peter Gabriel, o Genesis recorreu a uma solução caseira após os cantores testados não se encaixarem. A banda promoveu Phil Collins ao posto, tirando o baterista de trás do kit – ao menos em boa parte dos shows, já que nas gravações ele continuaria se responsabilizando pela função.
Genesis - Mais Novidades

Ao UCR Podcast, o guitarrista Steve Hackett contou que outra lenda do prog acabou sugerindo o que acabou decidido pelo grupo. Ele lembrou, de acordo com transcrição do Ultimate Classic Rock:
"A ideia de ter um cara cantando atrás da bateria era algo que achávamos que, visualmente, poderia ser muito difícil. Mas, curiosamente, foi Jon Anderson, do Yes, que nos deu um bom conselho. Eu o conheci no primeiro casamento de Phil. Ele me disse: ‘Bem, o Phil tem uma voz ótima, por que não o colocam como vocalista principal e contratam outro instrumentista?’ Respondi: ‘Você está absolutamente certo.’"

Ainda assim, nem todos estavam convictos de que daria certo. "Disse a Jon que precisaria convencer os outros. No fim das contas, o próprio Phil acabou ficando frustrado com os testes e decidiu tentar. Tínhamos uma música para os testes e ele a cantou. Era ‘Squonk’, que entrou no álbum ‘A Trick of the Tail’. Acredito que se Phil não tivesse sido escolhido também acabaria saindo. Ainda bem que os outros aceitaram."
Phil Collins foi o vocalista principal em oito álbuns de estúdio do Genesis. A sonoridade deu uma guinada para o pop e desagradou fãs da fase original. Ainda assim, a banda saiu ganhando, se tornando um fenômeno comercial e atração de estádios em todo o planeta.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps