Legião Urbana: Dado e Bonfá terão de pagar pelo uso do nome da banda
Por Igor Miranda
Fonte: O Estado de S. Paulo
Postado em 29 de novembro de 2018
A 9.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio negou aos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá o direito de usar gratuitamente o nome da marca Legião Urbana. Os dois integraram a banda ao lado do vocalista Renato Russo, falecido na década de 1990.
Legião Urbana - Mais Novidades
Dado e Bonfá foram impedidos de usar o nome Legião Urbana de forma gratuita pela empresa Legião Urbana Produções Artísticas, de propriedade do filho único de Renato Russo, Giuliano Manfredini. Atualmente com 29 anos, Giuliano é o único herdeiro do cantor.
A disputa judicial teve início quando Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá deram início à turnê Legião Urbana XXX Anos, com André Frateschi nos vocais. Em seguida, fizeram apresentações com repertório dos álbuns "Dois" e "Que País É Este?".
A Legião Urbana Produções Artísticas contestou os ganhos que Dado e Bonfá obtiveram com o uso do nome Legião Urbana. Em função disso, cobram um terço do faturamento da turnê, sob a alegação de que os músicos tentaram burlar a Justiça chamando a banda de "Tributo a Legião Urbana".
Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", Dado Villa-Lobos disse que a decisão já era esperada e que os advogados têm a questão "sob controle".
Já ao "Bem Paraná", o guitarrista contou que a edição comemorativa dos 30 anos do álbum "Dois" teve de ser adiada porque Giuliano Manfredini vetou o lançamento. "Tínhamos o plano de lançar os outtakes do 'Dois', onde lá havia uma grande versão de 'Juizo Final' de Nelson Cavaquinho. Também existe uma versão em inglês de 'Fábrica', entre outros takes incríveis. Tudo isso vetado pelo herdeiro do Renato. Não tenho mais paciência para lidar com isso", afirmou à publicação.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Com Zak Stevens (Savatage) nos vocais, Archon Angel anuncia novo álbum
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
O disco injustiçado dos anos 90 do Iron Maiden, de acordo com Regis Tadeu
U2 confirma três shows em São Paulo para março de 2027; veja datas e preços
Guns N' Roses pensou em fazer temporada no The Sphere, mas desistiu
A vingança de Janis Joplin contra os Rolling Stones por prática que não concordava
Morreu Dormindo: as últimas horas de vida de Lemmy Kilmister
Nando Reis ia com frequência até a casa de Cássia Eller, mas não sabia o endereço dela

Legião Urbana: relançamento comemorativa do álbum Dois foi vetado
O documento em que Renato Russo previu os sucessos da Legião Urbana
30 anos da morte de Renato Russo: confira 30 curiosidades que você não conhecia
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
30 anos sem Renato Russo - qual foi o legado deixado pelo cantor?
O hit que Renato Russo queria em trilha de "Pantanal", mas acabou em "Rainha da Sucata".



