RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O valor exato do tratamento contra acne a que Hayley Williams do Paramore se submeteu

A ideia de Freddie Mercury para nome de álbum do Queen em resposta a Michael Jackson

O subgênero do rock que nós amamos e que, conforme Slash, está carregando a tocha do rock'n'roll

Fita de demonstração dos Beatles gravada em 1962 é encontrada

Turnê que marca o adeus do Sepultura vai longe, de acordo com Andreas Kisser

Kirk Hammett diz que Jason Momoa manja de guitarras; "Ele as conhece de cabo a rabo"

Como Tom Morello usou o Led Zeppelin para fazer o filho passar menos tempo jogando videogame

Para ex-baterista Herman Rarebell, Scorpions acabou em 1996

O The Who se deu mal ao tentar soar como projeto solo de seu próprio guitarrista

Guns N' Roses - "Estranged" e sua visão realista sobre desilusões

O álbum do Metallica que deve servir de inspiração para o próximo, segundo Kirk Hammett

Kirk Hammett diz que fãs aprenderam a gostar de discos polêmicos do Metallica

A música do Dream Theater que John Petrucci criou inspirado por Randy Rhoads

O gênero do metal que Dave Mustaine odiava: "Graças a Deus que desapareceu!"

Os ardidos e absurdos trotes que Metallica pregou em Jason Newsted, segundo o próprio


Stamp

Iron Maiden: Clive Burr x Nicko McBrain

Por César Costa
Postado em 06 de dezembro de 2018

Clive ou Nicko? Sempre me faço essa pergunta, não apenas como apreciador destes dois grandes instrumentistas, mas também como baterista amador que sou. Quem conhece com mais profundidade o trabalho do IRON MAIDEN, consegue perceber nitidamente a grande mudança pela qual a banda passou, pelos idos de 1982 sua sonoridade mudou bastante depois da transição de bateristas, durante a turnê Beast On The Road, cujo o intuito era divulgar o álbum intitulado The Number Of The Beast em territórios norte-americanos.

Iron Maiden - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com a saída do então senhor dos tambores, Clive Burr, que deixou a banda por motivos que não serão discutidos aqui, houve a adição de um novo membro, o carismático Nicko McBrain. Irei expor meu ponto de vista a respeito de ambos.

Vamos começar com Clive Burr. Ao meu ver, Clive tinha uma forma única de conduzir a música, com mãos velozes e pesadas, possuidor de uma pegada extremamente firme e consistente, cumpria com extrema maestria seu papel de baterista de Heavy Metal, mantendo uma batida firme como aço, que se encaixava perfeitamente com as linhas de baixo de Steve Harris, sem muitas firulas ou notas em excesso, com viradas matadoras e incisivas, o que provavelmente oferecia muita segurança a seus colegas de banda, no que diz respeito a performances conjuntas e entrosamento musical. Arrisco a dizer que Clive tinha uma leve influência Punk em sua forma de se expressar através da bateria, possuía um toque de virtuosismo na medida certa. Depois de sair do IRON MAIDEN, Clive seguiu trabalhando com outros projetos musicais, infelizmente sem ter a mesma notoriedade. Clive Burr faleceu no ano de 2013, devido a complicações decorrentes de uma grave doença degenerativa chamada Esclerose Múltipla. O grande trabalho de Clive durante seu breve período de tempo na banda ainda perdura mesmo depois de algumas décadas, e seu legado se mantem vivo, seu trabalho pode ser conferido nos três primeiros álbuns da Donzela, o homônimo "Iron Maiden", de 1980, o icônico "Killers", de 1981, e o grande clássico "The Number Of The Beast", de 1982.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Nicko McBrain, sem dúvida, o que chama atenção logo de início é o kit de bateria enorme, com uma imensidão de tambores e pratos, mas essa bateria não contribui apenas no lado estético das apresentações ao vivo, ao ouvir as linhas de bateria de Nicko, logo se percebe que o tamanho de seu instrumento é proporcional ao nível de habilidade do músico, outro ponto forte de Nicko é seu bom humor, além de ser um baterista muito habilidoso e com uma técnica impecável para um baterista de música pesada, é capaz de cativar o público com seu carisma. Já em seu primeiro álbum comandando as baquetas da banda, intitulado "Piece Of Mind", de 1983, mostrou que entrou pra ficar, além de técnico, Nicko também é muito criativo, a faixa de abertura do álbum citado acima, "Where Eagles Dare", juntamente com sua introdução matadora, são uma prova disso. sem dúvida o músico agregou muito a banda, tecnicamente falando. Ao meu ver, as habilidades de Nicko proporcionaram novos horizontes criativos a serem alcançados, e o fato de proporcionar algo novo e desafiador, pode ter excitado e instigado seus colegas de banda a darem o seu melhor, seja no estúdio ou em performances ao vivo. O trabalho de Nicko pode ser ouvido em todas as gravações feitas pela banda a partir de 1983, até o lançamento mais recente, o álbum "The Book of Souls", lançado em 2015.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não tenho o objetivo de causar nenhum tipo de rivalidade infantilizada entre os dois músicos em questão, vejo isto apenas como uma reflexão que sempre me vem a cabeça. Mas afinal, quem foi o melhor? Clive ou Nicko? A resposta para isso é algo subjetivo e que depende muito do ponto de vista de cada um. Acho que o melhor a fazer é aproveitar o que há de melhor nestes dois grandes profissionais da música, seja você um amante de bateria ou não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeEfrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Glasir Machado Lima Neto | Richard Malheiros | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS