Matérias Mais Lidas

imagemEngenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros

imagemEdu Falaschi descobriu que seu primo famoso tem mais seguidores que ele no Instagram

imagemIggor Cavalera diz que reunião da formação clássica do Sepultura seria incrível, mas...

imagemGregório Duvivier: "Perto de Chico Buarque, Bob Dylan é uma espécie de Renato Russo!"

imagemTravis Barker, do Blink-182, é hospitalizado às pressas e filha pede orações

imagemJoão Gordo diz que não torce pela seleção brasileira de futebol

imagemNovo clipe do Megadeth foi filmado no litoral de São Paulo, veja fotos

imagemQuando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra

imagemCinco nomes do heavy metal que já gravaram músicas do ABBA

imagemAvenged Sevenfold e o álbum do Guns N' Roses que deveria ser mais valorizado

imagemNergal diz que Behemoth é mais que anti-religião e emociona-se com LGBTQ e aborto

imagemVeja diz que David Coverdale só passa vergonha nas redes sociais

imagemMike Portnoy e a música do Rush que virou um grande sucesso do Guns N' Roses

imagemKerry King explica por que não assumiu o posto de guitarrista do Megadeth

imagemMustaine diz que novo álbum tem uma das músicas mais rápidas que o Megadeth escreveu


Stamp

Andre Matos: o gênio inquieto

Por Paulo Faria
Fonte: Portal Espera Feliz
Em 14/06/19

"Seu amor aos céus foi enviado
Ele se transformou em faíscas que brilham com as estrelas" (Andre Matos)

Não sei bem o que e como exprimir nestas linhas quem foi ANDRE MATOS que faleceu no dia 08 de junho aos 47 anos de idade e o que ele significou pra mim e mais uma geração de pessoas, pois qualquer coisa que eu disser não chegaria aos pés da genialidade deste extraordinário músico que simplesmente mudou os paradigmas da música pesada no Brasil, representou o nome do nosso país pelo mundo e teve uma obra tão completa que é difícil dimensionar. Mas vamos lá.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Apesar de informações básicas sobre o músico estarem nos principais sites especializados em rock e heavy metal, vale aqui um resumo: ANDRE MATOS foi um multi-instrumentista, maestro, compositor e cantor com uma voz única no universo musical. Fundou as bandas VIPER, ANGRA, SHAMAN e participou de inúmeros projetos musicais fora e dentro do Brasil.

No VIPER, com apenas 18 anos e com seu segundo álbum, "Theatre of Fate", ganhou disco de ouro no Japão. Descontente com os rumos musicais que o VIPER estava tomando e querendo se dedicar aos seus estudos musicais abandonou a banda no auge até que em 1993 gravou o disco "Angels Cry" com sua nova banda, o ANGRA - simplesmente a maior obra-prima do metal melódico no qual se encontra todo o peso do heavy metal mesclado com a erudição da música clássica. Um petardo. Com este álbum o ANGRA também alcança disco de ouro no Japão assim como os dois seguintes "Holy Land", 1996; e "Fireworks", 1998.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por divergências com o empresário do ANGRA à época (só por curiosidade, o empresário era o Antônio Pirani, que também era dono da extinta revista Rock Brigade), ANDRE MATOS sai de sua segunda banda outra vez no auge (o ANGRA estava excursionando por diversos países da Europa e no Japão alcançando recordes de público) em busca de novos horizontes. Em 2002 lança o primeiro disco com sua nova banda, o SHAMAN.

Intitulado sob a alcunha de "Ritual", mais progressivo e com influências mais folclóricas que os trabalhos anteriores que ANDRE participou, chama a atenção o conceito que o álbum traz, desde a capa até as sonoridades atípicas embaladas dentro de um disco de heavy metal que trata de diversas culturas, principalmente indígenas com ênfase no xamanismo. Por conta disso, pode ser notado nas composições o uso de instrumentos que criam uma atmosfera bastante peculiar e enriquecedora nas músicas como tambores celtas, gaita de fole, flauta barroca, viola entre outros. E mesmo com toda essa peculiaridade, o SHAMAN emplaca a lindíssima balada "Fairy Tale" na novela da Rede Globo "O Beijo do Vampiro" naquele mesmo ano de 2002. Mais uma obra-prima, enfim. Paro aqui.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ficar resenhando obras que ANDRE MATOS criou é como fazer chover no molhado. O que quero falar é o que este artista representou na minha vida como inspiração cultural e pessoal. Foi como eu disse chocado numa das minhas redes sociais logo após saber da fatídica notícia da morte do músico: "Uma parte da minha adolescência, do meu conhecimento musical, da minha história, da minha formação cultural e pessoal morreu hoje". Sim, meus caros, não é exagero. Lembro-me de no começo dos anos 2000 ter conhecido o ANGRA, o que me fez mergulhar de vez dentro daquele universo do heavy metal melódico. Na verdade, minha apreciação pelo metal pesado se deu através de hinos como "Angels Cry", "Carry On", "Lisbon"; bem antes de conhecer de fato bandas como IRON MAIDEN ou HELLOWEEN, por exemplo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nostalgicamente, também me lembro de me reunir com meus melhores amigos à época para escutarmos a tarde aquela lindíssima voz aguda embalada pelos pesos das guitarras, bumbos duplos e orquestrações magistrais. O sentimento é indescritível; não dá pra narrar aqui. Eram (e são) emoções tão profundamente etéreas que não acredito que dê para explicar este fenômeno como algo que não seja metafísico. É o encanto mágico da arte. Estranhamente, quando fecho meus olhos hoje, consigo mentalizar há 20 anos as mesmas sensações que eu sentia nos rostos dos meus amigos.

Extremamente culto, ANDRE MATOS era poliglota e possuía um conhecimento musical e de mundo vasto; e como todo gênio, era inquieto e indomável, e essa sua inquietude o fez prosseguir depois de abandonar suas bandas, partir para carreira solo, participar de projetos musicais mundo afora, voltar a fazer participações com seus antigos grupos, fazer turnês comemorativas, mas sempre de olho no futuro; sempre de olho na sua arte. Palavras de KIKO LOUREIRO, ex-guitarrista do ANGRA: "No Brasil, todos os artistas de heavy metal melódico queriam ser como o ANDRE. Ninguém conseguiu".
Na música "Make Believe", de 1996, ANDRE MATOS escreveu:

"Traga para mim
Algo além de um coração partido
Eu não vou esperar até que a minha vida seja desperdiçada
Talvez eu queira morrer um outro dia
Outro dia
Outro dia
Outro dia..."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

É, ANDRE, você poderia ter demorado um pouco mais para ir embora; poderia ter deixado para morrer outro dia, mas infelizmente não deu, e isso partiu nosso coração. Dimensionar isso também é impossível: a gente cai na real e descobre que nossos deuses e heróis são de carne e osso.

Outra coisa triste de saber é que além da perda do músico a TV aberta ignorou a existência de um dos maiores gênios da música mundial, que levou o nome do Brasil para o exterior, e o fato também de que poucos nomes famosos se manifestaram sobre sua morte.

O Brasil só é conhecido por quatro coisas mundo afora: corrupção, futebol, carnaval e putaria e o nosso heavy metal. Mas é impressionante como o último item é desprezado pelo grande público (brasileiro, claro) e pela nossa grande mídia. O que vou dizer pode perecer ressentimento, mas é apenas uma constatação da realidade: somos uma nação de miseráveis em poder aquisitivo, de ética, moral e educação, e por isso mesmo, qualquer um que consiga produzir heavy metal, mesmo se tornando um grande expoente (como o ANDRE, por exemplo) é simplesmente ignorado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas não importa o quão decadente nossa nação seja: o legado de ANDRE MATOS está escrito nos corações daqueles que pelos quatro canto do mundo apreciam a verdadeira arte. A música era pesada, mas o sentimento emocionantemente leve, sublime.

Então é isso, meus caros. Depois de escrever este texto com a chuva caindo em preto e branco, só me resta pegar meus CD’s, ir para o quarto com o coração partido, fingir que os céus não estão caindo e tentar seguir em frente. Seguir em frente...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Morte de Andre Matos

imagemAndre Matos: Morreu a lenda do Metal nacional

imagemAndre Matos: "Uma das perdas mais impactantes para o mundo do Heavy Metal", diz Falaschi

Andre Matos: Provável causa da morte foi um ataque cardíaco

Andre Matos: Felipe Andreoli comenta morte do vocalista

imagemAndre Matos: "você não pode ir embora assim", lamenta Ratos de Porão

imagemAndre Matos: "destino nos uniu, separou, reuniu e pregou essa", diz Shaman

imagemAndre Matos: A vida é um sopro. É o que dá pra dizer.

imagemAndre Matos: "estou arrasado com essa notícia trágica", diz Tobias Sammet

imagemAngra: comunicado oficial da banda sobre a morte de Andre Matos

Andre Matos: "a vida é frágil demais", lamenta Kiko Loureiro

Angra: Comunicado sobre o show de hoje

Andre Matos: Kazagastão recupera entrevista do Angra de 1995

imagemAndre Matos: inigualável, inesquecível e imortal

Andre Matos: músicos e amigos se manifestam nas redes sociais

Rafael Bittencourt: "O Brasil perde um talento insubstituível"

Andre Matos: a morte do vocalista e o fim de ciclos no metal brasileiro (vídeo)

Canal Barbônico: Serguei e Andre Matos, duas perdas tristes pro rock e metal

imagemAndre Matos: em vídeo, Kiko Loureiro fala sobre a morte do parceiro

Andre Matos: O ícone, o carisma e o músico

imagemAngra: Andre Matos quase saiu antes de Fireworks; banda ensaiou com Falaschi

imagemAngra: Andre Matos havia dado sinal verde para reunião, diz Kiko Loureiro

Andre Matos: Um talento raríssimo em meio aos artistas brasileiros

Andre Matos: Nota oficial do empresário da banda Shaman

Andre Matos: Angra publica vídeo de "Carry On" em homenagem ao vocalista

imagemAndre Matos: nota oficial confirma causa da morte e informa que não haverá velório

Marcio Guerra Canto: Andre Matos, a voz do Metal BR

imagemBruno Sutter: "Obrigado, mestre Andre Matos!"

imagemAndre Matos: "Se eu tivesse que ir embora desse mundo em breve, iria feliz"

imagemAndre Matos: Sander Gommans presta homenagem ao vocalista

There's a meaning to life: relembrando Andre Matos

imagemAndre Matos: fãs reclamam por Jornal Nacional não noticiar morte

Herman Li: "sem Angra, não existiria Dragonforce", diz guitarrista

Fabio Lima: em vídeo, uma homenagem a Andre Matos

imagemPaulo Baron: "Adeus, Andre Matos!"

Rafael Bittencourt: "Somos frágeis e precisamos um do outro"

imagemShaman: banda libera último show completo em homenagem a Andre Matos

Shaman: Fabio Ribeiro fala sobre o Andre Matos no Ramona 89

imagemHeavy Talk: "Ao maestro, com carinho!"

Andre Matos: petição busca transformar data de sua morte em Dia do Metal

Tá na Capa: descanse em paz, Andre Matos

Andre Matos: uma homenagem em animação por Val Andrade

imagemAndre Matos: Andreas Kisser faz homenagem ao saudoso vocalista

Andre Matos: cantor será homenageado com missa de sétimo dia em SP

imagemAndre Matos: Não deixe para depois (vídeo)

Andre Matos: Bruno Sutter comenta sobre a partida do amigo

Rodz Online: Andre Matos 1971-2019 (vídeo)

Andre Matos: Rappin Hood homenageia o goleiro campeão do RockGol

imagemAndre Matos: família fala pela primeira vez sobre a morte do artista

imagemRegis Tadeu: Andre Matos foi diferenciado (vídeo)

Marcos de Ros: sobre o falecimento do Andre Matos (vídeo)

Andre Matos: Andreas Kisser homenageia vocalista no Rio Montreux (vídeo)

Andre Matos: Músicos prestam homenagem em Los Angeles

imagemAndre Matos: a mensagem de Felipe Machado

imagemKiko Loureiro: porque não falei com Andre Matos por vinte anos

Andre Matos: multidão lota missa, enquanto Rafael Bittencourt toca e canta

imagemRegis Tadeu: O Angra foi formado em torno do Andre Matos

imagemRegis Tadeu: Andre Matos, Angra e o Poder do Perdão

Shaman: cover de "Fairy Tale" feito por Pedro Campos

Kiko Loureiro: Em vídeo, guitarrista volta a falar sobre Andre Matos

Angra: drum cover de "Carry On" feito por Pedro Tinello

Richard Navarro: "A partida do Andre foi um baque muito grande para todos nós"

Andre Matos: Ouça a homenagem do programa Pegadas de Andreas Kisser

Andre Matos: homenageado por artistas nacionais e internacionais em rádio catarinense

Andre Matos: O que ele me ensinou e não pude agradecer

Terça livre: Andre Matos - Técnica, composição e obra

imagemAndre Matos: a voz que orgulhava um país que não a merecia

Andre Matos: A homenagem de Serginho Groisman

imagemAndre Matos: Assista a missa e homenagem de Rafael Bittecourt e fãs

Esfera do Rock: A perda de Andre Matos

Andre Matos: Conselheiros do Corinthians homenageiam vocalista

Andre Matos: Rock Add traz especial com depoimentos de pessoas ligadas ao vocalista

Eduardo de Souza Bonadia: Homenagem ao Andre Matos (e outras histórias de outrora)

Dia Estadual do Heavy Metal: Projeto de deputado paranaense institui data

imagemShaman: a última entrevista de Andre Matos

Andre Matos: Cada fã tem sua história - e eu, minha rapsódia

Andre Matos: Dune Hill lança lyric vídeo com uma das últimas participações do cantor

imagemAndre Matos: ele planejava focar na música clássica e morar perto do filho

Angra: "A morte do Andre foi um enorme meteoro no planeta metal brasileiro"

Andre Matos: homenagem no Sana 2019 em Fortaleza

imagemAndreas Kisser: Andre Matos tocava Iron Maiden numa época que poucos conseguiam

imagemAndre Matos: Prefeitura de SP declara dia de sua morte como Dia do Metal

O crescimento do Dia do Rock e o nascimento do Dia do Metal no Brasil

imagemKrisiun: homenagem a Andre Matos no Dia Internacional do Rock

Esfera do Rock: Andre Matos se foi. E agora?

Retrospectiva 2019: a morte de Andre Matos

imagemAndre Matos: live trouxe gravações do cantor com banda solo tocando ao vivo; assista

Todas as matérias sobre "Morte de Andre Matos"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Almah: Edu diz que já foi ameaçado por fãs de Andre Matos



Sobre Paulo Faria

Paulo Faria tem um montão de anos; é um amante do cinema de horror, literatura e rock 'n' roll. É professor por formação, humorista por conveniência, músico por obsessão e escritor por aspiração.

Mais matérias de Paulo Faria.