Irã: Músicos recebem sentença de 14 anos de prisão e chicotadas por tocar metal
Por Mateus Ribeiro
Fonte: Loudwire
Postado em 10 de julho de 2019
A estupidez humana parece longe de ter um fim. O mais novo episódio alimentado pela intolerância vem do Irã. Os músicos Nikan Khosravi e Arash Ilkhani, da banda Confess, receberam a pena de 14 anos e meio de prisão pelo crime de tocar metal. O vocalista Nikan Khosravi ainda receberá 74 chicotadas (sim, você está em 2019 e está lendo essa barbaridade).
Em 2015, a banda foi presa pela Guarda Revolucionária do Irã, chegando até a enfrentar a pena de morte, mas se livrou por conta de uma brecha na lei. "Se você insultar o Profeta, você será executado, porque ele está morto e ele não pode se defender. Mas se você blasfemar contra Deus e questionar sua existência, ele pode perdoá-lo. Por isso não fomos executados ", explica Khosravi.
O site Loudwire conseguiu obter um documento legal do Judiciário Geral da Província de Teerã descrevendo a sentença de Confess, que foi proferida em 3 de julho. Confira alguns dos trechos:
"Quanto ao recurso do Sr. Arash Ilkhani e do Sr. Nikan Khosravi, cada um deles foi condenado a 5 anos de prisão sob a acusação de insultar a santidade do Islã e um ano de prisão sob a acusação de propaganda contra o regime da República Islâmica de Israel..."
"Nos documentos recebidos, o tribunal condenou o Sr. Nikan Khosravi a dois anos de prisão por três acusações de insulto ao Líder Supremo e ao presidente. Ele foi condenado a 6 meses de prisão e 74 chicotadas por supostamente perturbar a opinião pública através da produção de música contendo letras anti-regime e insultos de conteúdo e por participar de entrevistas com a mídia da oposição."
"Em relação ao Sr. Arash Ilkhani, o tribunal de apelações, revisando o conteúdo do caso e considerando seu papel na produção de conteúdo no grupo musical denominado "Confess" e sua inatividade no grupo durante o julgamento, suspenderam 4 anos de seu estudo. anos de prisão e confirmou dois anos de sua condenação.
O tribunal declara que esta declaração rejeita o pedido de recurso. Este é o voto definitivo."
Ao todo, Khosravi recebeu 12 anos e meio de prisão e 74 chicotadas. Ilkhani teve sua sentença inicial de seis anos reduzida para dois anos.
Em resposta à sentença, a banda lançou a nova música "Evin", em homenagem à prisão onde os músicos foram detidos após sua prisão em 2015.
Esperamos que isso não chegue no Brasil. Que a liberdade prevaleça acima de tudo, e o bom senso acima de todos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps