Gandavo: Lançada música sobre Revolução Pernambucana de 1824
Por Paulo Moraes
Fonte: Assessoria Gandavo
Postado em 19 de agosto de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A Revolução Pernambucana, foi um marco da luta pela democracia que ainda estava por surgir no Brasil do século XIX. Seu mentor intelectual foi Joaquim da Silva Rabelo, o Frei do Amor Divino Caneca, que através de seu periódico Typhis Pernambucano publicou seus ideais revolucionários aliados à duras críticas ao regime Imperial.
A música Typhis Pernambucano surgiu após uma entrevista à uma Rádio FM local, quando o artista foi incubido, pela produção da Rádio, do desafio de criar uma música sobre o tema em questão. A letra traz uma súmula do pensamento do Frei Caneca que publicou, entre 25 de dezembro de 1823 de 29 de julho de 1824, seus ideais revolucionários em seu jornal.
Apesar das ideias do Frei terem sido eternizadas quase duzentos atrás, são pensamentos vistos como atemporais e de alta ovação e amor a Pernambuco que os revolucionários chamavam de Pátria. Além da preocupação do nordeste estar em dificuldades diante dos excessos da Coroa Imperial no Rio de Janeiro.
"Tu me deste o berço
Tu ateaste no meu coração
A chama celeste da liberdade
Contigo ou descerei aos abismos da perdição e desonra
Ou a par da tua glória voarei à eternidade
Acorda Pernambuco do lethargo em que jazes
Atenta ao perigo do nevoeiro que ao sul levanta se
E que há de desfechar em nefasta tempestade"
Desde que retomou as atividades com a Gandavo, em abril de 2019, João Andrade vem buscando estabelecer um espaço dentro da Cena Metal com a proposta de cantar Power Metal sobre temas históricos em português. Aliado a este propósito o músico e professor de história criou um canal no Youtube para divulgar seu trabalho acústico e a partir de agosto estará realizando apresentações em escolas do Recife e região.
Ouça a faixa:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps