Rick Wakeman: tecladista fala sobre o Art Rock atual
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Metal Addicts
Postado em 23 de setembro de 2019
Rick Wakeman é o Yngwie Malmsteen dos teclados. Não em termos de personalidade, mas de influência. Em uma entrevista à estação de rádio Rock 100.5, o tecladista do Yes Rick Wakeman foi perguntado sobre o Art Rock atual.

Ele disse:
"Tem uma garotada sensacional fazendo Art Rock. O mais interessante é que quando eu comecei lá pelo final dos anos 1960 e início dos 1970, os músicos estavam à frente da tecnologia.
Não havia instrumentos que fizessem o que se faz hoje. Eu gosto de usar o exemplo do 'Close to the Edge' de 1972 quando levamos pelo menos três semanas para fazer a produção. Hoje não se leva nem 20 segundos com os computadores atuais.
Você tinha de criar tudo sozinho. Não havia botões para apertar. Os teclados não tinham pré-gravações. Você compra um teclado hoje e existem pelo menos 10.000 sons pré-gravados. Naquele tempo você levava o teclado para o hotel e tentava tirar o melhor som dele.
É muito difícil ser inovativo quando já existe tudo de forma digital, pois todos usam as mesmas coisas. É interessante como as coisas mudaram com os anos.
Muitos cantores e compositores voltaram a usar violões e pianos para compor suas canções, o que na verdade, sempre foi o melhor jeito. Esse retorno é fantástico.
Eu acho que muito mais artistas vão surgir com o passar dos anos. O segredo é que eles têm que subir no palco e tocar, tocar muito bem, por sinal e não só apertar botões ou coisas do gênero."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
David Coverdale, do Whitesnake, compartilha meme de Serginho Groisman no Twitter
Pastora Sarah Sheeva, filha de Baby e Pepeu, afirma que Coldplay é música do capeta
A banda "esquecida" de Power Metal que influenciou o Arch Enemy



A profunda lição que Rick Wakeman aprendeu com um adolescente brasileiro



