Rick Wakeman: tecladista fala sobre o Art Rock atual
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: Metal Addicts
Postado em 23 de setembro de 2019
Rick Wakeman é o Yngwie Malmsteen dos teclados. Não em termos de personalidade, mas de influência. Em uma entrevista à estação de rádio Rock 100.5, o tecladista do Yes Rick Wakeman foi perguntado sobre o Art Rock atual.

Ele disse:
"Tem uma garotada sensacional fazendo Art Rock. O mais interessante é que quando eu comecei lá pelo final dos anos 1960 e início dos 1970, os músicos estavam à frente da tecnologia.
Não havia instrumentos que fizessem o que se faz hoje. Eu gosto de usar o exemplo do 'Close to the Edge' de 1972 quando levamos pelo menos três semanas para fazer a produção. Hoje não se leva nem 20 segundos com os computadores atuais.
Você tinha de criar tudo sozinho. Não havia botões para apertar. Os teclados não tinham pré-gravações. Você compra um teclado hoje e existem pelo menos 10.000 sons pré-gravados. Naquele tempo você levava o teclado para o hotel e tentava tirar o melhor som dele.
É muito difícil ser inovativo quando já existe tudo de forma digital, pois todos usam as mesmas coisas. É interessante como as coisas mudaram com os anos.
Muitos cantores e compositores voltaram a usar violões e pianos para compor suas canções, o que na verdade, sempre foi o melhor jeito. Esse retorno é fantástico.
Eu acho que muito mais artistas vão surgir com o passar dos anos. O segredo é que eles têm que subir no palco e tocar, tocar muito bem, por sinal e não só apertar botões ou coisas do gênero."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Integrantes do Moonspell são presenteados com camisas da Portuguesa de Desportos
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
O álbum que vendeu pouco, mas quem comprou montou uma banda; "Eram ideias bem simples"
O hit do Engenheiros do Hawaii que é manifesto contra poder do eixo Rio-São Paulo
A canção do Dire Straits que Mark Knopfler diz que é difícil de tocar ao vivo


A profunda lição que Rick Wakeman aprendeu com um adolescente brasileiro



