Rock N' Roll: Quando o teclado rouba a cena
Por Kamilo Di Lellis
Fonte: Caneta Seca
Postado em 29 de abril de 2016
Um momento marcante em qualquer música de rock é o solo instrumental. Se uma vez foi dominado pelo saxofone, CHUCK BERRY mostrou que com a guitarra poderia mudar a história, e o conseguiu. A Guitarra chega a ofuscar até mesmo a voz da banda. Mas, e quando outros instrumentos roubam a cena, como o caso do teclado?
Melhores e Maiores - Mais Listas
O teclado é uma das marcas do rock progressivo, mas ele está presente em qualquer subgênero, um som maravilhoso, principalmente quando ele mostra sua força no solo. Muitos tecladistas botaram pra quebrar em suas composições, como foi o caso do grande RICK WAKEMAN.
Vejamos alguns casos em que o teclado foi mais importante.
EUROPE – The Final Countdown
Nesse caso, não temos solo, mas seu riff de introdução é lembrado por todos, até mesmo mais que o solo de John Norum. Mic Michaeli sempre curtia um solo, isso é notado em outras músicas, como "Danger on the Track".
DEEP PURPLE – Burn
Jon Lord pode ser considerado um mito do rock, por seus solos de teclado sempre agressivos e rigorosos, duelando com a guitarra de Blackmore em vários momentos. Nesse clássico do DEEP PURPLE não é diferente e sua fúria explode.
EMERSON, LAKE & PALMER – Knife Edge
Uma lenda viva que partiu recentemente, Keith Emerson sabia como ninguém expressar a música através das teclas. Seu trabalho contribuiu para várias bandas, em especial o ELP, onde ficou mais popular. Nessa música ele mostra porque realmente foi o que foi e seu legado será o que será.
URIAH HEEP – July Morning
Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso de outras bandas da época como o LED ZEPPELIN, o URIAH HEEP deixou sua marca no mundo da música, principalmente por inúmeros solos de teclado. Ken Hesley foi a verdadeira alma da banda, suas participações ficaram eternizadas no coração de seus fãs.
YES – Roundabout
RICK WAKEMAN é o maior nome quando se trata de tecladista de rock. Ele fez muitas contribuições, inclusive quando lançou álbuns baseados em obras literárias, mas foi no YES que ele ficou popular. Esse é considerado por muitos como o maior solo de teclado de todos os tempos, com razão!
Estes foram alguns dos melhores momentos do teclado mostrando superioridade em relação à guitarra. Espero que tenham gostado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps