Nervosa: banda ainda lida com machismo, dos comentários aos nudes inconvenientes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: G1
Enviar correções  |  Ver Acessos

A vocalista e baixista da Nervosa revelou, em entrevista ao jornalista Braulio Lorentz, do G1, que a banda ainda lida com situações de machismo, mesmo já conquistando uma posição consagrada no cenário do metal extremo, com shows marcados nos festivais Rock in Rio 2019 e Wacken 2020, entre outros. O grupo é integrado apenas por mulheres: além de Fernanda, a formação conta com Prika Amaral na guitarra e Luana Dametto na bateria.

Nervosa: com música dedicada a Marielle, show lota Sunset do Rock in RioA História Impopular dos Rolling Stones

A frontwoman da Nervosa destacou que a impressão geral do público está mudando com o tempo. "Antes tinham uns olhares de desconfiança, de espanto, de intimidação vindo de um ou outro da plateia masculina. Com o tempo, isso mudou de forma muito positiva - algo muito mais suave, admirador. Isso é muito bacana", afirmou.

Porém, as situações de machismo - "enraizado na nossa cultura", segundo Fernanda - seguem ocorrendo. "Vem cara pedindo foto dando beijinho no rosto e eu pergunto brincando se fossem os cara do Slayer ele também ia pedir beijinho. Daí o cara se toca que não faz o menor sentido pedir uma coisa dessa. Como o Slayer, somos musicistas e estamos ali para trabalhar, saca?", disse.

Durante a entrevista ao G1, Fernanda Lira relatou que as integrantes da Nervosa já foram barradas de entrar no próprio camarim, pois os seguranças pensaram que não poderia ser uma banda. Além disso, recebem, frequentemente, instruções técnicas óbvias sobre instrumentos e amplificadores, assunto que, claro, elas dominam como qualquer outro músico profissional.

Porém, as situações mais bizarras vêm da internet. "Vira e mexe, nas redes sociais, recebemos nude e mensagem de cara fazendo pedido estranho, tipo pra tocar descalça para poder ver nossos pés. Ou que pagaria pra ter uma foto da minha bunda. Quando posto foto de short ou biquíni, então, show de horrores nos comentários", afirmou.

Apesar disso, Fernanda Lira disse que as ocorrências de machismo "dá mais força ainda para lutar contra estereótipos e cada vez mais buscar a extinção desse modo tão primitivo de tratar as pessoas".

A Nervosa se apresenta no Rock in Rio 2019 nesta sexta-feira (4), junto de Iron Maiden, Scorpions, Helloween, Anthrax, Slayer e mais. Confira a entrevista, na íntegra, no site do G1.

Em entrevista exclusiva ao Whiplash.Net, concedida em 2018, a baterista Luana Dametto também falou sobre a questão. Na ocasião, ela comentou que algumas músicas do álbum "Downfall of Mankind" têm letras "puramente feministas, falando dos problemas que muitas mulheres ainda vivem em nossa sociedade".

"Além de sermos mulheres tocando e representando nesse meio, ainda estamos abrindo espaço para que, com a nossa música, se discutam ainda mais essas questões que nos envolvem. Acredito que, sim, o metal ainda está atrasado nesse assunto. Recebemos muitos comentários machistas em cada vídeo novo que lançamos, comentando sobre a nossa aparência a todo momento, como se tivéssemos a obrigação de parecermos bonitas, mesmo que nossa única obrigação seja com a música. Esperamos um dia sermos julgadas apenas pela música e pelo trabalho, como qualquer outra banda de homem", afirmou, na época.

Nervosa: em entrevista, batera fala sobre novo disco, adaptação e feminismoNervosa
Em entrevista, batera fala sobre novo disco, adaptação e feminismo




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Nervosa"


Nervosa: com música dedicada a Marielle, show lota Sunset do Rock in RioNervosa
Com música dedicada a Marielle, show lota Sunset do Rock in Rio

Rock in Rio 2019: horários do dia do metal passam por pequena alteraçãoRock in Rio 2019
Horários do "dia do metal" passam por pequena alteração

Metal SP: documentário sobre Heavy Metal em São PauloMetal SP
Documentário sobre Heavy Metal em São Paulo

Metal Nacional: Confira bandas que se destacaram em 2015Metal Nacional
Confira bandas que se destacaram em 2015

Metal Calcinha: onze bandas lideradas por mulheresMetal Calcinha
Onze bandas lideradas por mulheres


A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones

Eddie: a foto que supostamente inspirou Derek RiggsEddie
A foto que supostamente inspirou Derek Riggs

Humor: Urros, raiva, dor, sangue! As regras do Death Metal!Humor
Urros, raiva, dor, sangue! As regras do Death Metal!

Autores que inspiraram o Heavy Metal: Friedrich NietzscheAutores que inspiraram o Heavy Metal
Friedrich Nietzsche

Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que éHeavy Metal
25 bandas que fizeram o gênero ser o que é

Rush: Geddy Lee fala sobre evolução e hits da bandaRush
Geddy Lee fala sobre evolução e hits da banda

The Clash: banda é dona da melhor fotografia da história do Rock?The Clash
Banda é dona da melhor fotografia da história do Rock?


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336