Tom Morello: "Glenn Greenwald chamou Augusto Nunes de covarde e foi agredido"
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 12 de novembro de 2019
O guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine, ex-Prophets of Rage e Audioslave) voltou a falar sobre o episódio envolvendo os jornalistas Augusto Nunes, brasileiro, e Glenn Greenwald, americano, na última quinta-feira (7). Nunes agrediu Greenwald fisicamente durante o programa "Pânico", na rádio Jovem Pan.
Desta vez, Morello publicou, pelo Twitter: "Glenn Greenwald inicialmente criticou (Augusto) Nunes porque, em setembro, Nunes questionou na rádio quem cuidava das crianças que ele e David (Miranda) adotaram, questionando a instituição familiar formada por dois homens. Glenn chamou Nunes de covarde por isso e Nunes o agrediu".
Na quinta (7), data da agressão, Tom Morello já havia publicado: ""Meu amigo e um dos jornalistas mais inteligentes, perspicazes e bravos do mundo, Glenn Greenwald, foi fisicamente atacado e submetido a insultos homofóbicos durante uma entrevista no Brasil. #AugustoNunesCovarde".
A briga entre os dois jornalistas teve início quando Glenn Greenwald, conhecido por seu trabalho no site The Intercept Brasil, resgatou uma fala anterior de Augusto Nunes em que ele criticou o fato de o americano ter adotado uma criança com o marido, o deputado David Miranda. Ele alegou que o Conselho Tutelar "deveria verificar a situação".
"Ele (Augusto Nunes) disse que um juiz de menores deveria investigar nossos filhos e decidir se vamos perder nossos filhos, que eles deveriam voltar para o abrigo, acusando que estamos abandonando, negligenciando os filhos. A coisa mais nojenta que vi na minha vida", disse Glenn Greenwald, ao mencionar o fato, deixando Nunes incomodado.
O brasileiro rebateu dizendo que o americano "ainda não sabe identificar ironias, um ataque bem humorado". "Eu disse apenas que o companheiro dele passa o tempo em Brasília enquanto ele trabalha com material roubado (em menção às mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil envolvendo a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba). Aí se pergunta: quem cuida dos filhos? Era isso", afirmou.
Em seguida, a discussão ficou mais tensa e Glenn Greenwald chamou Augusto Nunes de covarde. O jornalista brasileiro, então, revidou agredindo o rosto do americano e ambos se prepararam para uma briga física, chegando a trocar mais algumas agressões. No entanto, eles foram contidos rapidamente por outras pessoas no estúdio.
Assista:
Após o ocorrido, a rádio Jovem Pan pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que "a liberdade de expressão não se estende a nenhum tipo de ofensas e agressões". Pelo Twitter, Glenn Greenwald disse que Augusto Nunes iria se desculpar publicamente, mas, ao jornal "Folha de S. Paulo", o brasileiro alegou que não se arrepende "nem um pouco" do que fez e que foi agredido primeiro, verbalmente. "Os diretores e advogados da Jovem Pan nos disseram que eles e Augusto Nunes vão se desculpar publicamente e reconheceriam que o uso da força física em debates políticos é inaceitável. Mas depois Nunes disse à Folha que está orgulhoso do que fez agora", postou Glenn Greenwald.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps