Tom Morello: "Glenn Greenwald chamou Augusto Nunes de covarde e foi agredido"
Por Igor Miranda
Fonte: Twitter
Postado em 12 de novembro de 2019
O guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine, ex-Prophets of Rage e Audioslave) voltou a falar sobre o episódio envolvendo os jornalistas Augusto Nunes, brasileiro, e Glenn Greenwald, americano, na última quinta-feira (7). Nunes agrediu Greenwald fisicamente durante o programa "Pânico", na rádio Jovem Pan.
Desta vez, Morello publicou, pelo Twitter: "Glenn Greenwald inicialmente criticou (Augusto) Nunes porque, em setembro, Nunes questionou na rádio quem cuidava das crianças que ele e David (Miranda) adotaram, questionando a instituição familiar formada por dois homens. Glenn chamou Nunes de covarde por isso e Nunes o agrediu".
Na quinta (7), data da agressão, Tom Morello já havia publicado: ""Meu amigo e um dos jornalistas mais inteligentes, perspicazes e bravos do mundo, Glenn Greenwald, foi fisicamente atacado e submetido a insultos homofóbicos durante uma entrevista no Brasil. #AugustoNunesCovarde".
A briga entre os dois jornalistas teve início quando Glenn Greenwald, conhecido por seu trabalho no site The Intercept Brasil, resgatou uma fala anterior de Augusto Nunes em que ele criticou o fato de o americano ter adotado uma criança com o marido, o deputado David Miranda. Ele alegou que o Conselho Tutelar "deveria verificar a situação".
"Ele (Augusto Nunes) disse que um juiz de menores deveria investigar nossos filhos e decidir se vamos perder nossos filhos, que eles deveriam voltar para o abrigo, acusando que estamos abandonando, negligenciando os filhos. A coisa mais nojenta que vi na minha vida", disse Glenn Greenwald, ao mencionar o fato, deixando Nunes incomodado.
O brasileiro rebateu dizendo que o americano "ainda não sabe identificar ironias, um ataque bem humorado". "Eu disse apenas que o companheiro dele passa o tempo em Brasília enquanto ele trabalha com material roubado (em menção às mensagens divulgadas pelo The Intercept Brasil envolvendo a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba). Aí se pergunta: quem cuida dos filhos? Era isso", afirmou.
Em seguida, a discussão ficou mais tensa e Glenn Greenwald chamou Augusto Nunes de covarde. O jornalista brasileiro, então, revidou agredindo o rosto do americano e ambos se prepararam para uma briga física, chegando a trocar mais algumas agressões. No entanto, eles foram contidos rapidamente por outras pessoas no estúdio.
Assista:
Após o ocorrido, a rádio Jovem Pan pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que "a liberdade de expressão não se estende a nenhum tipo de ofensas e agressões". Pelo Twitter, Glenn Greenwald disse que Augusto Nunes iria se desculpar publicamente, mas, ao jornal "Folha de S. Paulo", o brasileiro alegou que não se arrepende "nem um pouco" do que fez e que foi agredido primeiro, verbalmente. "Os diretores e advogados da Jovem Pan nos disseram que eles e Augusto Nunes vão se desculpar publicamente e reconheceriam que o uso da força física em debates políticos é inaceitável. Mas depois Nunes disse à Folha que está orgulhoso do que fez agora", postou Glenn Greenwald.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Dio: "Como podem comparar Ozzy Osbourne a mim como cantor?"
A opinião de Jimmy Page sobre Syd Barrett, o guitarrista original do Pink Floyd
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

RATM: os três melhores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Tom Morello



