Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019
Por Igor Miranda
Fonte: Data Is Beautiful
Postado em 05 de novembro de 2019
Um gráfico em vídeo, divulgado pelo canal "Data Is Beautiful" no YouTube, mostra quais foram os artistas com mais vendas entre os anos de 1969 e 2019.
A descrição do vídeo, feita por uma pessoa que alega ser estudante do primeiro ano do curso de PhD em estatística, afirma: "Linha do tempo dos artistas mais populares da música de 1969 a 2019, classificada por vendas anuais certificadas de discos. Números mundiais e ajustados para a média mensal dos 12 meses".
É informado, ainda, que os dados dos últimos anos incluem vendas de singles digitais. "Esses dados agregam várias fontes e podem servir como indicador de popularidade em diferentes mídias, como vendas de álbuns, transmissão de rádio, vendas de cópias digitais e frequência de transmissão online", diz.
No primeiro ano, em 1969, chama atenção a liderança disparada dos Beatles, com mais de 3 milhões de vendas certificadas, seguidos de Elvis Presley (1,7 milhão) e Simon & Garfunkel (989 mil). A primeira grande mudança no gráfico ocorre em 1972, quando o Led Zeppelin assume o topo. Nos anos seguintes, chama atenção o crescimento de nomes como Pink Floyd, Eagles e Elton John.
A partir da segunda metade da década de 1970, o Queen surge, mas o domínio real é dos Eagles, que chega a ter uma diferença de 3 milhões de vendas certificadas para o segundo colocado (Elvis Presley, em 1977, ano de sua morte). Abba, Bee Gees e Fleetwood Mac também surgem fortes no período.
Logo no início da década de 1980, o "Rei do Pop" Michael Jackson começou o seu reinado e garantiu o topo, onde ficaria por muito tempo. O Queen voltou às primeiras posições, assim como o Pink Floyd, enquanto que AC/DC e Prince, enfim, surgiram para os números "milionários".
A volta do Aerosmith também garantiu números satisfatórios para a banda, mas os anos 1980 foram dominada por nomes como Michael Jackson, Madonna, Prince, Phil Collins e Bruce Springsteen. Na segunda metade da década, ainda surgiram Whitney Houston, Bon Jovi, Metallica, Guns N' Roses e U2.
Embora muitos pensem que o grunge tenha mudado o panorama na década de 1990, a única banda do estilo que aparece é o Nirvana - e sempre abaixo do Guns N' Roses e Metallica, as duas principais bandas de rock do período. É interessante observar que, até aqui, Elvis Presley e Beatles seguiram aparecendo, vez ou outra, no levantamento geral.
Os nomes de maior sucesso começaram a mudar apenas a partir de 1994, com a ascensão de Mariah Carey, Céline Dion e Shania Twain, além da consolidação definitiva do Bon Jovi. A segunda metade da década foi marcada pelo fenômeno Backstreet Boys e a volta de Elton John, além do surgimento de Britney Spears.
O início do século 21 mostra o crescimento exponencial de Eminem. No rock, o único nome de destaque é o Linkin Park. O gênero some de vez da listagem a partir de 2005, quando o pop ganha força e o hip hop emplaca mais nomes, como Kanye West.
A década de 2010 também é dominada pelo pop e hip hop, mas os números chamam atenção: o consumo de música, no geral, aumentou consideravelmente. É frequente ver mais de um artista ultrapassando a marca dos 4 milhões no mesmo período - o recorde, ao que tudo indica, é de Drake, com 13 milhões em boa parte do ano de 2017.
Veja, abaixo, o gráfico em vídeo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
A canção que Page e Bonham respeitavam, mas achavam que nada tinha a ver com o Led Zeppelin

Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
George Harrison revelou o motivo pelo qual Roger Waters jamais entraria nos Beatles
A banda que Lennon chamou de "Filhos dos Beatles"; "estão fazendo coisas que nunca fizemos"


