Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019
Por Igor Miranda
Fonte: Data Is Beautiful
Postado em 05 de novembro de 2019
Um gráfico em vídeo, divulgado pelo canal "Data Is Beautiful" no YouTube, mostra quais foram os artistas com mais vendas entre os anos de 1969 e 2019.
A descrição do vídeo, feita por uma pessoa que alega ser estudante do primeiro ano do curso de PhD em estatística, afirma: "Linha do tempo dos artistas mais populares da música de 1969 a 2019, classificada por vendas anuais certificadas de discos. Números mundiais e ajustados para a média mensal dos 12 meses".
É informado, ainda, que os dados dos últimos anos incluem vendas de singles digitais. "Esses dados agregam várias fontes e podem servir como indicador de popularidade em diferentes mídias, como vendas de álbuns, transmissão de rádio, vendas de cópias digitais e frequência de transmissão online", diz.
No primeiro ano, em 1969, chama atenção a liderança disparada dos Beatles, com mais de 3 milhões de vendas certificadas, seguidos de Elvis Presley (1,7 milhão) e Simon & Garfunkel (989 mil). A primeira grande mudança no gráfico ocorre em 1972, quando o Led Zeppelin assume o topo. Nos anos seguintes, chama atenção o crescimento de nomes como Pink Floyd, Eagles e Elton John.
A partir da segunda metade da década de 1970, o Queen surge, mas o domínio real é dos Eagles, que chega a ter uma diferença de 3 milhões de vendas certificadas para o segundo colocado (Elvis Presley, em 1977, ano de sua morte). Abba, Bee Gees e Fleetwood Mac também surgem fortes no período.
Logo no início da década de 1980, o "Rei do Pop" Michael Jackson começou o seu reinado e garantiu o topo, onde ficaria por muito tempo. O Queen voltou às primeiras posições, assim como o Pink Floyd, enquanto que AC/DC e Prince, enfim, surgiram para os números "milionários".
A volta do Aerosmith também garantiu números satisfatórios para a banda, mas os anos 1980 foram dominada por nomes como Michael Jackson, Madonna, Prince, Phil Collins e Bruce Springsteen. Na segunda metade da década, ainda surgiram Whitney Houston, Bon Jovi, Metallica, Guns N' Roses e U2.
Embora muitos pensem que o grunge tenha mudado o panorama na década de 1990, a única banda do estilo que aparece é o Nirvana - e sempre abaixo do Guns N' Roses e Metallica, as duas principais bandas de rock do período. É interessante observar que, até aqui, Elvis Presley e Beatles seguiram aparecendo, vez ou outra, no levantamento geral.
Os nomes de maior sucesso começaram a mudar apenas a partir de 1994, com a ascensão de Mariah Carey, Céline Dion e Shania Twain, além da consolidação definitiva do Bon Jovi. A segunda metade da década foi marcada pelo fenômeno Backstreet Boys e a volta de Elton John, além do surgimento de Britney Spears.
O início do século 21 mostra o crescimento exponencial de Eminem. No rock, o único nome de destaque é o Linkin Park. O gênero some de vez da listagem a partir de 2005, quando o pop ganha força e o hip hop emplaca mais nomes, como Kanye West.
A década de 2010 também é dominada pelo pop e hip hop, mas os números chamam atenção: o consumo de música, no geral, aumentou consideravelmente. É frequente ver mais de um artista ultrapassando a marca dos 4 milhões no mesmo período - o recorde, ao que tudo indica, é de Drake, com 13 milhões em boa parte do ano de 2017.
Veja, abaixo, o gráfico em vídeo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Mike McCready relembra colegas mortos da cena grunge e questiona: "Valeu a pena?"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O guitarrista com o qual Ronnie Romero (ex-Rainbow) se recusaria a trabalhar
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Porto Alegre ganha espaço para 15 mil pessoas e mira grandes shows
Alvin L, compositor de hits de sucesso do pop rock nacional, faleceu neste domingo
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões


John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A primeira música que Gene Simmons, do Kiss, cantou para uma plateia
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
George e o músico que teve a ideia do Concert For Bangladesh; "eu só estava tentando ajudar"
O pior álbum dos Beatles para os próprios integrantes dos Beatles


