Metallica: Kirk Hammett toca bossa nova e traz jazz para a banda, mas é barrado

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Rolling Stone
Enviar correções  |  Ver Acessos

O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, concedeu uma curiosa entrevista para a Rolling Stone onde troca ideias com a cantora e também guitarrista St. Vincent, nome de destaque do art/indie rock contemporâneo. O bate-papo entre os dois músicos foi publicado na sessão "Musicians on Musicians".

Metallica: banda doou 100 mil dólares para ajudar a combater incêndios na CalifórniaRaul Seixas: qual a origem da música "Gita"?

Durante o bate-papo, Hammett revelou que, frequentemente, tem suas colaborações rejeitadas no Metallica. O guitarrista destacou que sempre tenta trazer algo diferente, inclusive fora do heavy metal, para a banda, mas os chefes James Hetfield (vocalista e guitarrista) e Lars Ulrich (baterista) não costumam aprovar.

"Sempre sinto que tenho muito a dizer em cada álbum, mas não posso fazer isso. É insano, porque sou muito curioso sobre música em geral. Posso tocar muitas coisas diferentes: jazz, bossa nova, blues, gypsy jazz, baladas do leste europeu. Toco tudo isso, mas ninguém sabe disso", afirmou.

Hammett destacou que tenta incorporar, especialmente, influências do jazz no Metallica. "Sempre tento colocar vozes e acordes do jazz, pequenas técnicas aqui e ali, no Metallica", afirmou.

Porém, após St. Vincent perguntar se essas ideias são rejeitadas, Kirk Hammett confirmou: "(São rejeitadas) O tempo todo. Dizem: 'isso soa muito bluesy'. E eu penso: 'mas que inferno, é só um slide, mas ok, tudo bem, polícia do tom'. Mas você precisa de uma polícia do tom. A tonalidade do instrumento é muito importante".

Em outro momento, Kirk disse que busca trazer "elementos de improvisação" para os shows do Metallica "para que não fique soando a mesma coisa toda noite". "Não curto rigidez. Venho de uma geração de músicos cujo mantra é: nunca tocar uma música do mesmo jeito. Toco apenas alguns solos iguais ao álbum, porque sei que o público quer isso. Mas há solos onde eu não sei o que diabos tocar. Adoro me colocar em uma situação assustadora", afirmou.

Curiosamente, a falta de contribuição de Kirk Hammett no último álbum do Metallica, "Hardwired... To Self-Destruct" (2016), foi bastante discutida na imprensa especializada. Só que por outros motivos: o músico perdeu um celular com centenas de riffs no ano de 2014 e, por isso, não esteve apto a contribuir com o disco de forma mais autoral.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Kirk Hammett"


Metallica: banda doou 100 mil dólares para ajudar a combater incêndios na CalifórniaMetallica
Banda doou 100 mil dólares para ajudar a combater incêndios na Califórnia

Metallica: James Hetfield falou sobre vícios durante show em julhoMetallica
James Hetfield falou sobre vícios durante show em julho

Metallica: Lars Ulrich presta emocionante homenagem ao baixista Timi HansenMetallica
Lars Ulrich presta emocionante homenagem ao baixista Timi Hansen

Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019Metallica: veja "Disposable Heroes" ao vivo em show realizado na FinlândiaMetallica: "Disposable Heroes" ao vivo na FinlândiaClube da Música: 10 bandas de Rock/Metal mais acessadas do YouTube (vídeo)Em 02/11/1962: nascia Ron McGovney, primeiro baixista do MetallicaMetallica: vídeo de "Moth Into Flame" ao vivo na NoruegaMetallica: St. Vincent largou violino para aprender músicas da banda na guitarra

Metallica: ex-baixista nunca se arrependeu de ter saído da bandaMetallica
Ex-baixista nunca se arrependeu de ter saído da banda

Metallica: banda lança coleção de meias de luxo; veja fotosMetallica
Banda lança coleção de meias de luxo; veja fotos

Metallica: filmagem profissional de "Harvester Of Sorrow" ao vivo na Noruega ; confiraEm 30/10/1988: Metallica lançava o single "Eye Of The Beholder"Grandes covers: cinco versões para "Disposable Heroes", do Metallica

Metallica: Lars mandou apagar baixo de Jason em AJFA, diz produtorMetallica
Lars mandou apagar baixo de Jason em AJFA, diz produtor

Metallica: Hetfield ficou triste em ver Sabbath separado em 2006Metallica
Hetfield ficou triste em ver Sabbath separado em 2006

Metallica: a letra que fez Hammett e Hetfield choraremMetallica
A letra que fez Hammett e Hetfield chorarem


Raul Seixas: qual a origem da música Gita?Raul Seixas
Qual a origem da música "Gita"?

Duff McKagan: Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!Duff McKagan
"Nikki Sixx, do Motley Crue, é um gênio!"

Hard Rock: as 25 melhores músicas acústicas do gêneroHard Rock
As 25 melhores músicas acústicas do gênero

Instagram: as fotos mais legais do perfil de James HetfieldInstagram
As fotos mais legais do perfil de James Hetfield

Epica: belas fotos da bela vocalista Simone SimonsEpica
Belas fotos da bela vocalista Simone Simons

Q Magazine: As 100 Maiores Estrelas do Século XXQ Magazine
As 100 Maiores Estrelas do Século XX

Kurt Cobain: carta de suicídio afetou Neil YoungKurt Cobain
Carta de suicídio afetou Neil Young


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e apaixonado por rock há mais de uma década. Começou a escrever sobre música em 2007, com o surgimento do saudoso blog Combe do Iommi. Atualmente, é redator-chefe da área editorial do site Cifras e mantém um site próprio (www.IgorMiranda.com.br). Também co-fundou o site Van do Halen, para o qual trabalhou até 2013.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336