Metallica: Kirk Hammett toca bossa nova e traz jazz para a banda, mas é barrado
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 01 de novembro de 2019
O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, concedeu uma curiosa entrevista para a Rolling Stone onde troca ideias com a cantora e também guitarrista St. Vincent, nome de destaque do art/indie rock contemporâneo. O bate-papo entre os dois músicos foi publicado na sessão "Musicians on Musicians".
Durante o bate-papo, Hammett revelou que, frequentemente, tem suas colaborações rejeitadas no Metallica. O guitarrista destacou que sempre tenta trazer algo diferente, inclusive fora do heavy metal, para a banda, mas os chefes James Hetfield (vocalista e guitarrista) e Lars Ulrich (baterista) não costumam aprovar.
"Sempre sinto que tenho muito a dizer em cada álbum, mas não posso fazer isso. É insano, porque sou muito curioso sobre música em geral. Posso tocar muitas coisas diferentes: jazz, bossa nova, blues, gypsy jazz, baladas do leste europeu. Toco tudo isso, mas ninguém sabe disso", afirmou.
Hammett destacou que tenta incorporar, especialmente, influências do jazz no Metallica. "Sempre tento colocar vozes e acordes do jazz, pequenas técnicas aqui e ali, no Metallica", afirmou.
Porém, após St. Vincent perguntar se essas ideias são rejeitadas, Kirk Hammett confirmou: "(São rejeitadas) O tempo todo. Dizem: 'isso soa muito bluesy'. E eu penso: 'mas que inferno, é só um slide, mas ok, tudo bem, polícia do tom'. Mas você precisa de uma polícia do tom. A tonalidade do instrumento é muito importante".
Em outro momento, Kirk disse que busca trazer "elementos de improvisação" para os shows do Metallica "para que não fique soando a mesma coisa toda noite". "Não curto rigidez. Venho de uma geração de músicos cujo mantra é: nunca tocar uma música do mesmo jeito. Toco apenas alguns solos iguais ao álbum, porque sei que o público quer isso. Mas há solos onde eu não sei o que diabos tocar. Adoro me colocar em uma situação assustadora", afirmou.
Curiosamente, a falta de contribuição de Kirk Hammett no último álbum do Metallica, "Hardwired... To Self-Destruct" (2016), foi bastante discutida na imprensa especializada. Só que por outros motivos: o músico perdeu um celular com centenas de riffs no ano de 2014 e, por isso, não esteve apto a contribuir com o disco de forma mais autoral.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps