Ozzy Osbourne: Parkinson pode impedi-lo de cantar, segundo especialistas
Por Igor Miranda
Fonte: Forbes
Postado em 25 de janeiro de 2020
Especialistas ouvidos pelo site da revista 'Forbes' afirmam que a voz de Ozzy Osbourne pode ser impactada pelo diagnóstico de Parkinsin. O cantor revelou estar com a doença em entrevista ao programa de TV "Good Morning America", na última terça-feira (21).
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
A drª. Rachel Dolhun, vice-presidente de comunicações médicas da Fundação Michael J. Fox para pesquisa de Parkinson, afirmou que pacientes podem ter dificuldades com a fala e até em comer. "Isso ocorre afetando a forma como as cordas vocais e os músculos de deglutição se movem. Em pessoas com Parkinson, muitas vezes, a voz fica bem mais baixa. A emoção ou o tom são retirados. É uma parte essencial do Parkinson, um sintoma miuto difícil de administrar", declarou ela.
John Lehr, presidente da ONG Parkinson's Foundation, disse que 89% dos pacientes com Parkinson têm distúrbios de fala ou voz. "Até mesmo uma conversa normal pode ser miuto difícil, imagine cantar", afirmou.
A reportagem relembrou de dois casos recentes de cantores que sofreram com Parkinson. Um deles foi o da cantora Linda Ronstadt, que fez seu último show em 2009, mas só revelou em 2013 que foi diagnosticada com Parkinson.
A artista disse que se aposentou antes de saber do diagnóstico. "Eu estava apenas gritando ao invés de cantar. Não queria cobrar das pessoas para que vissem aquilo", afirmou.
O outro foi o cantor Neil Diamond, que confirmou estar com Parkinson há 2 anos. Logo em seguida, ele se aposentou das turnês, embora tenha prometido continuar compondo e gravando músicas.
Ozzy Osbourne está com Parkinson
Ozzy Osbourne revelou que foi diagnosticado com Parkinson. Durante a atração televisiva, o Madman estava acompanhado de sua esposa e empresária, Sharon Osbourne. Ela comentou que o cantor sofre do estágio 2 de Parkinson, quando a rigidez e os tremores são mais intensos.
Segundo Sharon, Ozzy pode apresentar sintomas de Parkinson nos dois lados do corpo. Porém, não se trata de uma "sentença de morte".
"Há tantos tipos diferentes de Parkinson. Não é uma sentença de morte de forma alguma, mas afeta certos nervos do corpo. É como se você tivesse um bom dia e, depois, um dia bem ruim", afirmou ela.
O Madman destacou que a situação é "terrivelmente desafiadora". "Fiz meu último show no Réveillon de 2018 (para 2019) no The Forum. Então, sofri uma qued aterrível. Tive que fazer uma cirurgia no pescoço, que estragou todos os meus nervoso", disse.
Apesar de tudo isso, Ozzy quer continuar trabalhando. "Vindo da classe trabalhadora, odeio deixar as pessoas decepcionadas. Odeio não fazer meu trabalho. Quando vejo minha esposa e meus filhos trabalhando, todos tentando me ajudar, isso me deixa para baixo, porque não posso contribuir com minha família. Porém, estou bem melhor agora do que estava em fevereiro passado. Eu estava em um estado chocante", afirmou.
Os problemas de saúde de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne teve que adiar todos os shows que faria em 2019 devido a uma lesão, ocasionada por uma queda, enquanto ele se recuperava de uma pneumonia - que já havia resultado em alterações na agenda do cantor. Curiosamente, o Madman gravou novas músicas durante sua nova recuperação. As datas foram remarcadas para 2020.
A queda sofrida pelo Madman agravou as lesões com as quais ele lidava desde 2003, quando se machucou ao sofrer um acidente de quadriciclo. No mês passado, ele chegou a passar por uma cirurgia para tratar dos novos problemas físicos.
Ele já havia cancelado os primeiros shows de 2019 devido a uma infecção respiratória, que se encaminhou para um quadro de pneumonia. Na época, ele chegou a ficar internado em uma UTI para se recuperar.
Em 2018, ele teve de adiar outras quatro datas nos Estados Unidos após uma infecção em sua mão direita.
Recentemente, Ozzy também comunicou o rompimento de um vaso sanguíneo em seu olho. O problema ocorreu em situação curiosa: o Madman tossiu tão forte que o vaso estourou.
Diagnóstico falso nos anos 90
No início dos anos 1990, Ozzy Osbourne anunciou que iria se aposentar da música. O motivo seria um diagnóstico de esclerose múltipla. No entanto, os médicos erraram na conclusão: na verdade, Ozzy tinha a raríssima Síndrome de Parkin, um problema genético com sintomas semelhantes aos do Mal de Parkinson.
Ozzy Osbourne diagnosticado com Mal de Parkinson
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps