RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Stamp

Streaming: saiba o valor da fortuna que as plataformas rendem às gravadoras

Por Igor Miranda
Fonte: RIAA / MBW
Postado em 28 de fevereiro de 2020

Não são raras as entrevistas de músicos se posicionando de forma contrária aos rendimentos das plataformas de streaming. Muitos deles justificam que estão lançando menos discos novos e fazendo mais turnês porque os aplicativos geram pouco dinheiro. No fim das contas, novos dados apontam que a grana está ficando, mesmo, com as gravadoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Um relatório divulgado pela Recording Industry Association of America (RIAA), que mensura o mercado fonográfico dos Estados Unidos, mostra que as vendas de música em 2019 cresceram 13% em comparação a 2018, chegando a US$ 11,1 bilhões - e 80% desse montante é de responsabilidade do streaming. Já a comercialização de itens físicos registraram queda devido aos CDs, mesmo com a alta dos discos de vinil no segmento.

Outro documento, desenvolvido pelo Music Business Worldwide em parceria com a Instrumental, aponta que a distribuição de valores obtidos pelas plataformas de streaming está cada vez mais desigual. O motivo? As gravadoras estão ficando com o dinheiro.

O relatório aponta que as três maiores gravadoras do mundo - Universal, Sony e Warner - ganharam, juntas, um valor médio de US$ 22,9 milhões por dia em 2019 somente em seus departamentos de "músicas gravadas". Ou seja: nesta conta, não entram outros rendimentos relacionados a, por exemplo, itens de merchandising e afins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Os valores individuais das três gravadoras relacionados somente ao streaming também foram divulgados. Em 2019, a Universal recebeu US$ 3,73 bilhões em 2019 apenas do streaming, enquanto a Sony obteve US$ 2,4 bilhões e a Warner, US$ 2,21 bilhões.

Os valores que chegam às gravadoras são altos, mas o repasse para os artistas segue baixo. O lendário músico David Crosby revelou, em 2018, os valores recebidos por cada stream de música - podem estar ligeiramente defasados por serem de 2 anos atrás, mas a dinâmica segue próxima ao que é apresentado a seguir.

Napster (Rhapsody): US$ 0.019
Tidal: US$ 0.0125
Apple Music: US$ 0.00735
Google Play Music: US$ 0.00676
Deezer: US$ 0.0064
Spotify: US$ 0.00437
Amazon: US$ 0.00402
Pandora Premium: US$ 0.00133
YouTube: US$ 0.00069

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Ver post no Twitter

Na ocasião, o cantor e guitarrista Peter Frampton revelou que recebeu, até então, US$ 1,7 mil pelos streams de um de seus maiores sucessos, "Baby I Love Your Way". "Fui a Washington com a ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers) em 2017 para conversar sobre isso com quem faz as leis. Os queixos deles caíram e pediram para que eu repetisse essa informação a eles", afirmou ele, na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Ver post no Twitter

Em recente entrevista ao Irish Times, o vocalista Corey Taylor comentou que o YouTube é quem paga o valor mais baixo por streams. "Cada visualização oferece 0,04% de um centavo. Em um milhão de streams, você recebe US$ 400, após contas rápidas na minha cabeça. As pessoas não conseguem viver com isso - e olha que não há muitos músicos que conseguem atingir esses números", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Doe Sangue ao Som do Rock


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Gustavo Godoi Alves | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.
Mais matérias de Igor Miranda.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS