Beatles: A importância da banda para a música pesada
Por Leko Soares
Fonte: Beatlelogias
Postado em 23 de fevereiro de 2020
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Há 50 anos, numa simbólica sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970 , vinha à luz o primeiro álbum genuinante Heavy Metal da história: Black Sabbath, obra-prima da icônica banda banda homônima, forjada nas trevas da cinzenta cidade industrial de Birmingham, na Inglaterra. Aproveitando as comemorações em homenagem ao meio século do nascimento oficial do Heavy Metal, o site Beatlelogias preparou a semana especial "Os Beatles no Metal". Durante essa semana vamos abordar as raízes da obra dos Fab4 na gênese da música pesada e a influência de sua obra em bandas e músicos do Metal no mundo, e claro, no Brasil. All aboard!
Afinal, Helter Skelter é a primeira música de Heavy Metal da história?
É chover no molhado apontar "Helter Skelter" como a primeira música de Heavy Metal a ser escrita. Muitos discordam e o próprio Paul rejeita esse título: "Não, eu nunca quis este crédito. As pessoas dizem isto, mas se você pensar, foi no começo do Heavy Metal, e estávamos tentando soar pesados. Ouvi Pete Townshend (The Who) dizer que eles faziam a música mais suja de todos os tempos, e estávamos tentando soar como eles."
Porém, embora canções como "You Really Got Me" e seu riff magistral composto em 1964 já apresentasse características do que viria a ser o Heavy Metal nos anos posteriores, é inegável que "Helter Skelter" é a faixa que reúne mais elementos da música pesada em uma mesma faixa.
Vejamos:
1. guitarra distorcida, barulhenta
2. um riff que prioriza palhetadas para baixo em vários momentos da música
3. a bateria que tem um início que muitas bandas de Metal se matariam para ter escrito primeiro (acelere um pouco o ataque de Ringo na caixa e temos um bate-estaca característico do Metal Extremo, rs),
4. a condução direto no prato de ataque,
5. vocais gritados e desequilibrados do Paul ao longo de toda música.
Pronto, temos uma receita do que define a música pesada dos anos seguintes. Como bônus, temos um falso final, elemento utilizado várias vezes por bandas de Metal em seus álbuns. Como exemplo, posso citar a faixa "Victory" do álbum "Youthanasia" do Megadeth, uma das principais bandas de Thrash Metal de todos os tempos.
Trecho retirado da matéria: "Os Beatles e o Sumarino de Metal" que você pode acessar na íntegra no link abaixo.
https://www.beatlelogias.com/2020/02/os-beatles-e-o-submarino-de-metal-os.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Mikkey Dee homenageia Phil Campbell; "O melhor guitarrista de rock com quem já toquei"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis

Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Os quatro únicos clássicos dos Beatles que concorreram ao Grammy e perderam
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Aos 85 anos, Ringo Starr anuncia novo álbum, "Long Long Road"
Mikael Åkerfeldt explica o que o faz considerar Opeth e Beatles progressivos
O momento em que George Harrison passou a respeitar Ringo Starr como compositor
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Polêmica: as músicas mais controversas da história do Rock
A canção que ficou 4 anos na cara de George Harrison, e quando ele notou compôs em 3 minutos


