Capital, Jota Quest: como artistas "médios", segundo jornalista, resistirão à pandemia
Por Igor Miranda
Fonte: Leo Dias - Uol
Postado em 26 de março de 2020
A pandemia do novo coronavírus fez com que todo tipo de artista, seja da música ou de outro segmento, adiasse ou cancelasse suas apresentações. No meio musical, sejam cantores de barzinhos ou um astro entre os mais tocados da atualidade: todos precisaram colocar o pé no freio e abandonar o palco, mesmo sendo o principal meio de sustento.
Uma reportagem publicada pela coluna do jornalista Leo Dias, no 'Uol', entrevistou empresários de artistas considerados de "médio porte" ("que possuem sucessos antigos, fazem uma boa quantidade de shows, mas que não estão entre os mais tocados nos streamings e nem com hits do momento", segundo o texto) para saber como atuariam para resistir à crise provocada pela pandemia do coronavírus.
Para isso, a coluna entrevistou Helinho Fazolato, empresário de nomes como Capital Inicial (e Dinho Ouro Preto solo) e Vanessa da Mata, e Helber Oliveira, do Jota Quest. Foi citada, ainda, a gestora da carreira de Djavan, chamada Suzy.
À coluna, Helinho Fazolato disse que ainda está sendo definida uma estratégia. "Os afetados não são só cantores ou músicos da banda. Temos funcionários. Um show simples deve movimentar entre 150 e 200 pessoas trabalhando. Precisamos pensar em algo maior que um plano B apenas para a banda. Precisamos que o mercado sobreviva", disse.
Helber Oliveira, por sua vez, também destacou que os membros da equipe técnica dessas bandas são muito prejudicados. "As pessoas que trabalham literalmente em shows estão em casa, sem nenhuma remuneração relevante. Alguns estão trabalhando nas lives dos artistas, já é algo, nada significativo. Já se discute também em adiantamento de cachês por shows que já estão marcados e estão por vir", afirmou.
Entre as alternativas citadas para os artistas, estão a renda obtida com plataformas digitais (especialmente para artistas mais novos) e direitos autorais ou uso de dinheiro em caixa. Porém, ainda não há muito o que se fazer com relação à equipe técnica.
Oliveira também destacou: "Estava conversando com a Suzy, empresária do Djavan, e ela me disse: 'Pela primeira vez, dentro de um confinamento, as plataformas de streaming estão possibilitando um contínuo consumo da música. Se fosse na era do CD, ficaríamos presos ao que a gente já tinha. Hoje podemos lançar um clipe novo, uma música nova, e ele será consumido até com uma visualização maior'".
Leia o texto, na íntegra, na coluna de Leo Dias:
https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/leo-dias/2020/03/25/jota-quest-e-capital-inicial-como-artistas-de-medio-porte-serao-afetados.htm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


A balada do rock nacional que uma rádio tocou 79 vezes em menos de 24 horas
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest
Roberto Carlos disse para a jovem banda: "o que vocês fizeram com a minha música?!"
Rock in Rio 2001: boicote de bandas nacionais foi uma "bobagem", diz Roberta Medina


