Chuck Billy: Por que o vocalista do Testament fez teste para o Sepultura
Por Igor Miranda
Fonte: Metal Hammer
Postado em 04 de maio de 2020
O vocalista Chuck Billy, do Testament, relembrou da ocasião em que fez teste para entrar no Sepultura. O cantor almejava a vaga de Max Cavalera, que deixou a banda em meados de 1996. Derrick Green acabou ficando com o posto, mas Billy chegou a enviar uma fita cantando algumas músicas - a gravação de uma delas, "Choke", está disponível na internet.
De acordo com Chuck Billy, a situação teve início após o Testament enfrentar dificuldades na década de 1990. "Os anos 90 foram duros para nós. A cena estava mudando. O álbum 'Low' (1994) foi o último do nosso contrato com a Atlantic e Alex (Skolnick, guitarrista) havia deixado a banda antes disso, então, a gravadora estava mais irritada", afirmou, em entrevista à Metal Hammer.
Após "Low", o Testament gravou o álbum "Demonic" (1997), que, segundo Chuck Billy, reflete a irritação da banda com "o mundo e com a indústria". Porém, a situação mudou no fim da década. "Foi uma época estranha, estávamos tão irritados. Em 1999, nos juntamos com Dave Lombardo e James Murphy para fazer 'The Gathering', que nos trouxe de volta. Era um álbum tão diferente, mas definiu as coisas para nós. Era o que havíamos conquistado e não poderíamos fazer menos do que aquilo", disse.
Em seguida, o entrevistador cita o teste que Chuck Billy fez para entrar no Sepultura. "Em 1997, fiz uma audição para o Sepultura. Foi bem na época que estávamos sem contrato com gravadora. Não tínhamos uma banda. Era muito duro. Pensei: 'talvez eu devesse procurar outra banda estabelecida por aí'", afirmou.
E por que ele não foi escolhido? "Cheguei tarde demais para a festa com o Sepultura. Mandei minha fita demo muito tarde. Eles falaram: 'oh, nós adoramos, mas já contamos a Derrick que ele foi escolhido'. Porém, as coisas acontecem por uma razão", disse Chuck.
Ouça, abaixo, a fita com o teste de Chuck Billy para o Sepultura, com a música "Choke":
Apesar de "The Gathering" ter representado uma volta por cima do Testament, Chuck Billy teve más notícias logo em seguida. Em 2001, o cantor foi diagnosticado com seminoma, um raro câncer de testículo, mas que "só" afetou os pulmões e o coração dele.
"Estávamos em turnê, empolgados com Lombardo e Murphy, e a coisa mais maluca aconteceu. Uma mulher bateu na minha porta perguntando se estou interessado em vender minha casa. Vendi e me mudei para outro lugar longe o bastante para termos novos médicos e dentistas. Fui fazer um exame e me chamaram para voltar, pois acharam uma massa em meu peito e eu não poderia fazer mais nada, senão essa massa poderia explodir. Eu provavelmente teria morrido se essa pessoa não tivesse batido na minha porta", afirmou ele, que fez tratamento e se curou da doença.
Andreas Kisser comenta teste de Chuck Billy para o Sepultura
Em 2014, durante entrevista ao Dead Rhetoric, o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, comentou sobre as audições para a banda. Não só Chuck Billy, como outros cantores conhecidos da cena fizeram teste.
"Derrick Green nos mandou uma demo e cantou 'Choke'. Tenho várias versões desta música com inúmeros vocalistas, incluindo Marc Grewe do Morgoth, Phil Demmel do Machine Head e Vio-Lence, Jason 'Gong' Jones do Drowning Pool e Jorge Rosado do Merauder. Algum dia irei lançar esta música em diferentes versões. Até mesmo Chuck Billy do Testament fez testes conosco. Foi interessante a maneira que ele cantou 'Choke'. Seria bacana lançá-las", afirmou, na ocasião.
O guitarrista apontou que Derrick Green chegou "para o futuro" do Sepultura. "Não estávamos procurando por alguém idêntico ao Max, ou tentando substituí-lo por um clone. Com um visual diferente, atitude diferente, nós gostamos do Derrick e sentimos que ele poderia crescer, o que veio a acontecer. Seu vocal é ótimo e bem diverso, ele consegue fazer linhas melódicas e também linhas mais agressivas, além de raramente perder a voz", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps