Mariah Carey: cantora fez álbum com influência grunge e alternativa em 1995; ouça
Por Igor Miranda
Postado em 28 de setembro de 2020
Mariah Carey, uma das cantoras de maior sucesso do pop/R&B, explorou a vertente grunge/alternativa do rock ao trabalhar no álbum de uma banda em 1995. Ela assinou a produção, compôs músicas e gravou backing vocals para o disco "Someone's Ugly Daughter", do grupo Chick. Além disso, ela foi a diretora de um dos clipes e conduziu o conceito das artes da capa/encarte.
"Someone's Ugly Daughter" foi concebido no mesmo período em que ela produziu "Daydream", o quinto álbum de sua carreira, que trouxe hits como "Fantasy", "One Sweet Day" e "Open Arms". Mariah Carey trabalhou junto da vocalista do Chick, Clarissa Dane, que era sua amiga e cantava com "camadas de Mariah" ao fundo.
"Curiosidade engraçada: eu gravei um álbum alternativo enquanto fazia 'Daydream'. Apenas por diversão, mas me ajudou a atravessar alguns dias obscuros", disse a cantora pop em um tweet que traz um fragmento de sua biografia "The Meaning Of Mariah Carey", lançada recentemente.
No trecho, Mariah conta: "Trouxe minha pequena música de rock alternativo para a banda e cantarolei um riff bobo. Eles pegaram e gravamos imediatamente. Era irreverente, visceral e urgente. A banda entrou nessa. Comecei a amar algumas músicas e me comprometi com esse personagem".
Ela completa: "Eu estava brincando com o estilo breezy-grunge, punk-light das cantoras brancas famosas na´epoca. Você sabe... aquelas que pareciam estar tão despreocupadas com seus sentimentos e sua imagem. Elas pareciam estar com raiva e angustiadas, usando sapatos velhos, sobrancelhas sem fazer, enquanto eu tinha cada movimento calculado em meus clipes. Eu queria me soltar e mostrar a minha tristeza, mas também queria rir".
De acordo com o site Pitchfork, "Someone's Ugly Daughter" foi lançado em 1995 pela Sony/BMG, mesma gravadora de Mariah Carey na época. O álbum acabou não fazendo sucesso e está fora até mesmo das plataformas de streaming nos dias de hoje.
Há algumas músicas publicadas no YouTube - e as faixas circulavam sem que os internautas soubessem do envolvimento de Mariah Carey com o álbum. Os videoclipes de "Malibu" e "Demented", além de um registro que compila trechos de todas as faixas de "Someone's Ugly Daughter" (incluindo um cover de "Surrender", do Cheap Trick), podem ser conferidos a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps