Mariah Carey: cantora fez álbum com influência grunge e alternativa em 1995; ouça
Por Igor Miranda
Postado em 28 de setembro de 2020
Mariah Carey, uma das cantoras de maior sucesso do pop/R&B, explorou a vertente grunge/alternativa do rock ao trabalhar no álbum de uma banda em 1995. Ela assinou a produção, compôs músicas e gravou backing vocals para o disco "Someone's Ugly Daughter", do grupo Chick. Além disso, ela foi a diretora de um dos clipes e conduziu o conceito das artes da capa/encarte.
"Someone's Ugly Daughter" foi concebido no mesmo período em que ela produziu "Daydream", o quinto álbum de sua carreira, que trouxe hits como "Fantasy", "One Sweet Day" e "Open Arms". Mariah Carey trabalhou junto da vocalista do Chick, Clarissa Dane, que era sua amiga e cantava com "camadas de Mariah" ao fundo.
"Curiosidade engraçada: eu gravei um álbum alternativo enquanto fazia 'Daydream'. Apenas por diversão, mas me ajudou a atravessar alguns dias obscuros", disse a cantora pop em um tweet que traz um fragmento de sua biografia "The Meaning Of Mariah Carey", lançada recentemente.
No trecho, Mariah conta: "Trouxe minha pequena música de rock alternativo para a banda e cantarolei um riff bobo. Eles pegaram e gravamos imediatamente. Era irreverente, visceral e urgente. A banda entrou nessa. Comecei a amar algumas músicas e me comprometi com esse personagem".
Ela completa: "Eu estava brincando com o estilo breezy-grunge, punk-light das cantoras brancas famosas na´epoca. Você sabe... aquelas que pareciam estar tão despreocupadas com seus sentimentos e sua imagem. Elas pareciam estar com raiva e angustiadas, usando sapatos velhos, sobrancelhas sem fazer, enquanto eu tinha cada movimento calculado em meus clipes. Eu queria me soltar e mostrar a minha tristeza, mas também queria rir".
De acordo com o site Pitchfork, "Someone's Ugly Daughter" foi lançado em 1995 pela Sony/BMG, mesma gravadora de Mariah Carey na época. O álbum acabou não fazendo sucesso e está fora até mesmo das plataformas de streaming nos dias de hoje.
Há algumas músicas publicadas no YouTube - e as faixas circulavam sem que os internautas soubessem do envolvimento de Mariah Carey com o álbum. Os videoclipes de "Malibu" e "Demented", além de um registro que compila trechos de todas as faixas de "Someone's Ugly Daughter" (incluindo um cover de "Surrender", do Cheap Trick), podem ser conferidos a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O guitarrista que Prince achava que "tocava mais bonito" que Jimi Hendrix
David Ellefson aprova primeiro show como baixista do Metal Church
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Moonspell lança "Far from God", seu primeiro disco de estúdio em cinco anos


"O grunge foi muito influenciado pelo thrash metal", afirma Gene Hoglan
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
O disco que Kurt Cobain esperava que fosse enterrar o grunge de vez
Mike McCready relembra colegas mortos da cena grunge e questiona: "Valeu a pena?"


