Greta Van Fleet: de promessa à sensação do Rock and Roll

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Noé de Souza
Enviar Correções  

Agora é realidade: as grandes bandas do Rock/Metal estão acabando. Grandes nomes, como Black Sabbath, Led Zeppelin, Motörhead, Rush, Pink Floyd, só pra citar alguns, encerraram suas atividades, por vários motivos. Um deles é que os nossos ídolos, ou não estão nesse mundo, ou se aposentaram. Mas, será que o Rock, realmente, está morto?

Rodrigo Flausino: em vídeo, as dez bandas mais odiadas do mundo

Rush: Um Adeus Aos Reis

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Se a resposta for NÃO, nós estamos certos. Mesmo com o advento das plataformas digitais, o estilo continua mais vivo do que nunca. Com o surgimento de novas encarnações do, bom e velho, Rock and Roll. Já surgiram várias bandas novas (ou cópias?), como Wolfmother (na pegada do Sabbath), Graveyard, Rival Sons, super grupos, como Chickenfoot, The Circle, Black Country Communion. E uma certa banda chamada Greta Van Fleet.

Formada em 2012, em Michigan, pelos irmãos Josh (vocal), Jake (guitarra) e Sam Kiszca (baixo) e com Daniel Wagner na bateria, o grupo impressiona pela idade dos integrantes, beirando na faixa dos vinte anos. O nome da banda foi concebido pelo ex-baterista Kyle Hauck, por causa do seu avô, que ia cortar lenha para uma vizinha, chamada Gretna Van Fleet. Daí, Josh pegou esse nome e batizou a banda, como nós conhecemos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda gravou dois EPs, sendo que o mais famoso é o From the Fires, que é uma compilação de quatro músicas (do primeiro EP, Black Smoke Rising), mais duas inéditas e dois covers. As músicas Safari Song e Highway Tune viraram single mais famosos.

Não é novidade para ninguém que o som se assemelha ao Led Zeppelin, inclusive nos vocais de Josh, parecido com o do Robert Plant, que, por coincidência, ouviu a banda. E adorou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E chegou 2018. Era a hora do grupo-sensação soltar seu primeiro disco completo. E no dia 19 de outubro deste ano é lançado Anthem Of the Peaceful Army. Assim como os EPs, o disco mantém a pegada 'zeppeliana', com boas doses de teclados, coros gospel e acústica bem trabalhada.

As músicas de destaque são When the Curtain Falls, escolhida como primeiro single, You're the One e Lover, Leaver. O álbum é conceitual, que aborda as questões ecológicas. E foi composto, depois da banda passar uma temporada em uma cabana na floresta de Chatanooga, no Tennessee.

As críticas foram divididas. Enquanto os fãs ficaram estáticos com aquele respiro contagiante da "Revelação do Rock", os críticos não perdoaram, inclusive a revista Time elegeu a música Love, Leaver como a 9ª pior música de 2018. Mesmo com essa "reputação", o Grammy presenteou o GVF com um gramofone de Melhor disco de Rock.

O que o futuro reserva para o Greta Van Fleet? Bem, nos próximos capítulos, veremos se a banda vai impressionar, com mais um registro. E espantar, de vez, o estigma de "versão clonada" do Led Zeppelin.

Fonte: Esporro Publico
http://www.instagram.com/esporropublico




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rodrigo Flausino: em vídeo, as dez bandas mais odiadas do mundoRodrigo Flausino
Em vídeo, as dez bandas mais odiadas do mundo


ZZ Top: o que eles pensam sobre o Greta Van Fleet?ZZ Top
O que eles pensam sobre o Greta Van Fleet?

Marcos de Ros: Greta Van Fleet, essa porcaria é plágio do Led Zeppelin?Marcos de Ros
Greta Van Fleet, essa "porcaria" é plágio do Led Zeppelin?


Rush: Um Adeus Aos ReisRush
Um Adeus Aos Reis

Freddie Mercury: Características vocais do cantorFreddie Mercury
Características vocais do cantor


Sobre Rodrigo Noé de Souza

Nasci em 1984. Esse ano não é só o início de uma nova democracia, mas também é o ano em que vários discos foram lançados, como Powerslave (IRON MAIDEN), Stay Hungry (TWISTED SISTER), W.A.S.P., Don't Break The Oath (Mercyful Fate), Slide It In (WHITESNAKE), 1984 (VAN HALEN), The Last In Line (DIO) e, o meu favorito de todos, Ride the Lightning (METALLICA). Sou um aficcionado por Metal, desde AC/DC e ZZ Top, até Anaal Nathrakh e Krisiun.

Mais matérias de Rodrigo Noé de Souza no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt