Judas Priest: Rob Halford desvenda as letras e inspirações de canções da banda
Por Mauro Cestarolli
Postado em 20 de novembro de 2020
O respeitado escritor e jornalista GREG PRATO, que veicula frequentemente artigos sobre rock em sites especializados como "Vintage Guitar Magazine" e "BraveWords", entrevistou o vocalista ROB HALFORD da banda JUDAS PRIEST, questionando-o entre outros assuntos, acerca de algumas das letras de canções da banda. A transcrição foi feita para a "Songfacts" no início de novembro.
Songfacts: Em sua autobiografia "Confess" lançada no mês de setembro, você menciona a música "Beyond The Realms Of Death" (Stained Class, 1978) como uma letra muito pessoal. Qual é o outro exemplo de música do JUDAS PRIEST com esse mesmo tipo de abordagem?
Halford: Geralmente essas músicas são as baladas, para mim. Na verdade, "Out In The Cold" (Turbo, 1986) é uma letra muito pessoal porque tem uma pequena referência a Brad (um ex-amante de Halford), que perdi por suicídio. Então, essa é uma delas. E igualmente, "Lost Love" (Nostradamus, 2018). É apenas uma reflexão sobre as pessoas que perdi - principalmente parentes, como meus avós e assim por diante. Geralmente é uma coisa mais pungente que tem um reflexo um pouco mais pessoal para mim.
Halford: "Out In The Cold" não é exclusivamente sobre Brad, mas definitivamente o tem como referência. Geralmente, eu escrevo muitas dessas canções sem realmente pensar nelas até que muito mais tarde, eu digo, "Oh ... agora eu sei onde estava indo naquela letra em particular - 'Estou acordado à noite, Eu posso'
Halford: E eu digo, "Oh, entendo. Sim. Eu descobri isso." Talvez fosse uma linha do tempo um pouco subconsciente para esse tipo de trabalho. É mais depois do evento comigo, ao invés de uma letra deliberada com intenção, se isso faz sentido.
Songfacts: Qual foi a inspiração lírica por trás de "You Got Another Thing Thing Comin'" ( Screaming for Vengeance, 1982)?
Halford: Exatamente essa atitude que sempre tivemos no Priest. E atrevo-me a dizer que sempre tivemos na nossa forma pessoal de lidar com as questões que nos são enviadas para nos desafiar.
Halford: Uma vida, vou vivê-la … Se você acha que vou ficar sentado enquanto o mundo passa, você está pensando como um tolo. Todo esse tipo de coisa ... Você tem outra coisa vindo .
Halford: Também está envolvido com a cultura da comunidade do heavy metal, na forma como apoiamos uns aos outros com o nosso metal. É muito mais uma canção de esperança e superação das questões ou dificuldades que surgem em seu caminho. É uma música de resiliência também.
Songfacts: "Heading Out To The Highway" (Point of Entry, 1981)?
Halford: Isso é sobre a liberdade. Você tem a direção e não vai deixar ninguém tirar sua vida de você. Você está lá fora, na grande e vasta paisagem da vida, e a vida é uma estrada. Isso é apenas uma correlação entre os dois conjuntos de coisas.
Halford: Acho que todo mundo se sente assim quando entra no carro, especialmente quando faz uma viagem. É como se você estivesse em algum tipo de controle porque está "no banco do motorista", o que também é outra expressão de ser assertivo. Então, é apenas uma música divertida de liberdade e determinação.
Songfacts: "Turbo Lover" (Turbo, 1986)?
Halford: Eu simplesmente gostei da analogia da motocicleta como um eufemismo para o amor. E "Eu sou seu amante turbo, diga-me que não há outro." Tem uma espécie de conotação sexual - o que é bom. Já foi feito muitas vezes no rock n 'roll: para usar uma máquina, carro ou motocicleta. É apenas um escapismo divertido, mais do que qualquer outra coisa. (Em "Confess", Halford explica como uma motocicleta se tornou parte do show do Judas Priest, e como um show na Irlanda quase enlouqueceu quando os promotores tentaram suprimir a façanha.)
Songfacts: Minha balada favorita do Priest é provavelmente "The Last Rose of Summer" (Sin After Sin, 1977).
Halford: Tudo começa com o título. Glenn (Tipton) e eu éramos os principais escritores. O que eu gosto nessa música é o uso do piano "Fender Rhodes".
Halford: O título, "A última rosa do verão", tem muita atitude sobre isso, na medida em que faz você pensar. Se você disser a alguém: "A última rosa do verão", isso não é apenas a mudança das estações, mas também a mudança de um relacionamento. Pode ser a conclusão de algo. Só tem uma oportunidade multifacetada e eu gosto dela.
Halford: Também é doce porque fala da natureza: "A Mãe Natureza simplesmente descansa" e todo esse tipo de coisa. Sempre achei essa música muito atraente porque não há muitas letras que falem sobre a Mãe Natureza.
Ouça abaixo, a playlist das músicas desvendadas por Halford na entrevista.
FONTE: Songfacts
https://www.songfacts.com/blog/interviews/rob-halford-of-judas-priest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar


"The Ballad of Judas Priest" documentário oficial do Judas Priest, ganha data de estreia
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Por que criar um disco novo é como dar à luz, segundo Rob Halford
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Doze discos brilhantes de rock and roll e heavy metal que não estão no Spotify
Rob Halford: explicando por que chutou o celular do fã durante o show


