Judas Priest: Rob Halford desvenda as letras e inspirações de canções da banda
Por Mauro Cestarolli
Postado em 20 de novembro de 2020
O respeitado escritor e jornalista GREG PRATO, que veicula frequentemente artigos sobre rock em sites especializados como "Vintage Guitar Magazine" e "BraveWords", entrevistou o vocalista ROB HALFORD da banda JUDAS PRIEST, questionando-o entre outros assuntos, acerca de algumas das letras de canções da banda. A transcrição foi feita para a "Songfacts" no início de novembro.
Songfacts: Em sua autobiografia "Confess" lançada no mês de setembro, você menciona a música "Beyond The Realms Of Death" (Stained Class, 1978) como uma letra muito pessoal. Qual é o outro exemplo de música do JUDAS PRIEST com esse mesmo tipo de abordagem?
Halford: Geralmente essas músicas são as baladas, para mim. Na verdade, "Out In The Cold" (Turbo, 1986) é uma letra muito pessoal porque tem uma pequena referência a Brad (um ex-amante de Halford), que perdi por suicídio. Então, essa é uma delas. E igualmente, "Lost Love" (Nostradamus, 2018). É apenas uma reflexão sobre as pessoas que perdi - principalmente parentes, como meus avós e assim por diante. Geralmente é uma coisa mais pungente que tem um reflexo um pouco mais pessoal para mim.
Halford: "Out In The Cold" não é exclusivamente sobre Brad, mas definitivamente o tem como referência. Geralmente, eu escrevo muitas dessas canções sem realmente pensar nelas até que muito mais tarde, eu digo, "Oh ... agora eu sei onde estava indo naquela letra em particular - 'Estou acordado à noite, Eu posso'
Halford: E eu digo, "Oh, entendo. Sim. Eu descobri isso." Talvez fosse uma linha do tempo um pouco subconsciente para esse tipo de trabalho. É mais depois do evento comigo, ao invés de uma letra deliberada com intenção, se isso faz sentido.
Songfacts: Qual foi a inspiração lírica por trás de "You Got Another Thing Thing Comin'" ( Screaming for Vengeance, 1982)?
Halford: Exatamente essa atitude que sempre tivemos no Priest. E atrevo-me a dizer que sempre tivemos na nossa forma pessoal de lidar com as questões que nos são enviadas para nos desafiar.
Halford: Uma vida, vou vivê-la … Se você acha que vou ficar sentado enquanto o mundo passa, você está pensando como um tolo. Todo esse tipo de coisa ... Você tem outra coisa vindo .
Halford: Também está envolvido com a cultura da comunidade do heavy metal, na forma como apoiamos uns aos outros com o nosso metal. É muito mais uma canção de esperança e superação das questões ou dificuldades que surgem em seu caminho. É uma música de resiliência também.
Songfacts: "Heading Out To The Highway" (Point of Entry, 1981)?
Halford: Isso é sobre a liberdade. Você tem a direção e não vai deixar ninguém tirar sua vida de você. Você está lá fora, na grande e vasta paisagem da vida, e a vida é uma estrada. Isso é apenas uma correlação entre os dois conjuntos de coisas.
Halford: Acho que todo mundo se sente assim quando entra no carro, especialmente quando faz uma viagem. É como se você estivesse em algum tipo de controle porque está "no banco do motorista", o que também é outra expressão de ser assertivo. Então, é apenas uma música divertida de liberdade e determinação.
Songfacts: "Turbo Lover" (Turbo, 1986)?
Halford: Eu simplesmente gostei da analogia da motocicleta como um eufemismo para o amor. E "Eu sou seu amante turbo, diga-me que não há outro." Tem uma espécie de conotação sexual - o que é bom. Já foi feito muitas vezes no rock n 'roll: para usar uma máquina, carro ou motocicleta. É apenas um escapismo divertido, mais do que qualquer outra coisa. (Em "Confess", Halford explica como uma motocicleta se tornou parte do show do Judas Priest, e como um show na Irlanda quase enlouqueceu quando os promotores tentaram suprimir a façanha.)
Songfacts: Minha balada favorita do Priest é provavelmente "The Last Rose of Summer" (Sin After Sin, 1977).
Halford: Tudo começa com o título. Glenn (Tipton) e eu éramos os principais escritores. O que eu gosto nessa música é o uso do piano "Fender Rhodes".
Halford: O título, "A última rosa do verão", tem muita atitude sobre isso, na medida em que faz você pensar. Se você disser a alguém: "A última rosa do verão", isso não é apenas a mudança das estações, mas também a mudança de um relacionamento. Pode ser a conclusão de algo. Só tem uma oportunidade multifacetada e eu gosto dela.
Halford: Também é doce porque fala da natureza: "A Mãe Natureza simplesmente descansa" e todo esse tipo de coisa. Sempre achei essa música muito atraente porque não há muitas letras que falem sobre a Mãe Natureza.
Ouça abaixo, a playlist das músicas desvendadas por Halford na entrevista.
FONTE: Songfacts
https://www.songfacts.com/blog/interviews/rob-halford-of-judas-priest
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Morre Bobby Prince, autor das trilhas do game "Doom"
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour não suporta, incluindo algumas que ele mesmo fez
O disco que a banda mandou jogar fora e tornou-se um dos mais valiosos da história
Paul Stanley relembra o dia em que ele chegou mais perto de socar um membro do Kiss no palco

Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
A música mais subestimada do Judas Priest, segundo a Classic Rock
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
As 10 músicas mais subestimadas do Judas Priest, segundo a Classic Rock
O que poderia ter evitado a saída de Halford do Judas Priest nos anos 1990, segundo Ian Hill
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
Chuck Billy (Testament) conta como foi ter Rob Halford escrevendo prefácio de sua biografia
O álbum de Metal oitentista que para Ozzy "é um clássico que resistirá ao teste do tempo"
MTV: experts indicam as maiores bandas de Heavy Metal



