Rafael Bittencourt: uma relação espiritual com Andre interrompida pela estupidez humana
Por Bruce William
Postado em 07 de novembro de 2020
Neste novo episódio da série "Por Dentro com Paul Baron" do canal de Regis Tadeu no youtube, Rafael Bittencourt bate um longo papo com o empresário musical, onde fala sobre sua carreira, Angra, Deus e Edu Falaschi dentre outras coisas; no recorte a seguir, o trecho onde ele fala sobre Andre Matos - o vídeo completo está ao final da matéria.
Leia a seguir transcrição/adaptação de parte desse trecho.
"É difícil trazer em palavras o que passou, foi um fluxo incontrolável. Eu fiquei revoltado, na hora eu xinguei, uma coisa completamente irracional, eu aqui com meus planos de mundo unido e ele me prega essa peça, mas hoje eu vejo da seguinte forma. Meu pai morreu poucos meses antes, e é um pai, um familiar, a dor é muito maior, e apesar de ser sido traumática a passagem dele, ficou 46 dias na UTI, eu senti que completei minha missão com meu pai, eu disse muitas vezes que o amava, vivemos muitos momentos juntos, eu saldei toda a dívida com meu pai ainda em vida. Quando o Andre foi eu me senti amputado um pedaço pois estava incompleta a missão. Hoje eu sei que nenhuma missão se completa, é uma coisa difícil de se aceitar. Você tem missões e ambições na vida e nenhuma delas nunca termina. É comum que o destino interrompa as missões, mas se ele só nos trouxesse coisas boas a gente talvez não evoluísse, então me trouxe muito aprendizado esse momento. E o fato de eu ter tentado tanto conversar com ele, eu nunca fiquei de mal com ele, ele um dia decidiu e ficou de mal, foi embora. Me humilhei, pedi pra ele ficar, mas não, ele tinha as coisas dele. Eu ficava de mal por ele se justificar com coisas que não eram reais. Por exemplo, ele falou por aí que eu e o Toninho (Antonio Pirani) fizemos um CD pirata da própria banda, isso é um absurdo, uma loucura, mas nunca quis parar para mudar esse pensamento. Então essa falta de flexibilidade dele me magoou. Pô, olha o prejuízo de interromper uma banda, frustar os fãs por causa de uma fantasia paranoica. Eu fiquei chateado por ele também, fiquei triste pelo cara não ter tido a oportunidade, não ter tido o tempo..."
Neste trecho, Baron interrompe dizendo achar engraçado o fato dos dois quase terem se encontrado poucos dias antes da morte de Andre, num encontro que não chegou a acontecer, ficaram a poucos metros de distância um do outro no aeroporto, e Rafael retoma a palavra: "Então, a gente estava tão pertinho de se encontrar, avançando nessa reconexão, ele estava apresentando uma certa empatia com essa reaproximação, e é muito difícil de se imaginar, com certeza é uma conexão espiritual, com certeza. Vou te explicar a história do Angra, uma ideia minha, queria misturar heavy metal com música clássica com música brasileira, meus companheiros de banda achavam que era uma coisa muito arriscada, essa coisa de colocar baião, mas eu tinha um projeto que eu sabia que era consistente. Eu estudava composição na faculdade, e fui atrás de músicos. Já conhecia o Andre, quando ele entrou a coisa se formou pois ele tinha conhecimento, contatos fora do Brasil e ele tinha um grande talento, era compositor, cantava, tinha presença de palco. Eu pensei 'agora a coisa vai'. Eu tinha 19 anos, hoje vejo meus sobrinhos nessa idade e pra mim são uma criança. Então quando somou essas duas forças ninguém segurou, tipo Deusa do Fogo, incendiou. Então eu acho que esse encontro foi espiritual pois a gente tinha muito afinidade, uma profunda amizade, afinidade pessoal e musical. Mas quando coisas da estupidez humana começam a incidir elas criam um tumor na espiritualidade, pois ela sempre vem dobrada, não existe anjo que não venha com um demônio, é coisa de Yin e Yang, a espiritualidade vem assim. A nossa amizade, nossa espiritualidade foi simples e sucumbiu, não fomos fortes o suficiente (pra manter a união). Foi como você disse, estávamos muito perto para nos reconectar, eu olhei e ele estava no telefone, talvez fingindo para não falar comigo, e eu também estava ocupado, fazendo o check-in, e tinha também a coisa da surpresa, não sabia como reagir, não via fazia vinte anos e de repente aquela coisa de 'oi, como vai, tudo bem?', então houve todo esse desconforto. E outra, a gente não sabe que a pessoa vai morrer dali a pouco tempo, isso é o pior, isso nos faz refletir ainda mais sobre como é instável o destino(...)".
Assista o vídeo completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"


As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
O bizarro dia que fã do Angra no Japão disse que Kiko Loureiro já ficou com a prima dele


