Nervosa: ouça o novo álbum "Perpetual Chaos", primeiro com nova formação
Por Igor Miranda
Postado em 22 de janeiro de 2021
A Nervosa divulgou seu novo álbum de estúdio, nesta sexta-feira (22), nas plataformas digitais. Intitulado "Perpetual Chaos", o trabalho marca a estreia de uma nova formação.
O disco, que chega a público via Napalm Records e terá edição nacional pela Dynamo Records em CD e LP, é o primeiro com a vocalista Diva Satanica, a baixista Mia Wallace e a baterista Eleni Nota. As três se juntam à guitarrista Prika Amaral, única remanescente do line-up anterior.
Diva, Mia e Eleni ocupam as vagas deixadas pela vocalista e baixista Fernanda Lira e pela baterista Luana Dametto. A dupla formou outra banda, a Crypta, que também lançará um álbum pela Napalm Records.
Ao longo das 13 faixas de "Perpetual Chaos", a banda busca apresentar, de acordo com material de divulgação, uma sonoridade tipicamente thrash/death metal. O álbum oferece, nos termos usados no texto, "uma mistura inebriante de thrash temperado com ataques notáveis de death metal".
As músicas foram gravadas no estúdio Artesonao, em Málaga, na Espanha, por Martin Furia, que co-produziu o álbum com Prika Amaral. A masterização ficou a cargo de Yarne Heylen.
Ainda de acordo com o press-release, "Perpetual Chaos" terá letras abordando "queixas políticas, amplificação das vozes das minorias a protestos contra a agricultura industrial e o capitalismo até as reflexões mal-informadas das elites sociais". Foi revelado, também, que Schmier (Destruction) gravou uma participação especial na música "Genocidal Command", assim como Guilherme Miranda (Entombed AD, Krow) colabora em "Until the Very End".
Ouça "Perpetual Chaos" a seguir, via Spotify.
Veja, abaixo, a capa e a tracklist do álbum.
01. Venomous
02. Guided By Evil
03. People Of The Abyss
04. Perpetual Chaos
05. Until The Very End
06. Genocidal Command
07. Kings Of Domination
08. Time To Fight
09. Godless Prisoner
10. Blood Eagle
11. Rebel Soul
12. Pursued By Judgement
13. Under Ruins
Corrida contra o tempo
Em publicação feita nas redes sociais, no fim de 2020, Prika Amaral refletiu sobre o processo de gravação de "Perpetual Chaos". A guitarrista revelou que o álbum foi concebido em um período de 3 meses, em meio à pandemia do novo coronavírus.
"Os últimos meses foram muito intensos com muito trabalho. Me vi num enorme desafio do qual não pensei duas vezes em aceitar, porque eu nunca nem pensei em desistir da Nervosa. Nunca pensei que pudesse compor e gravar um disco em 3 meses, mas é em momentos difíceis que a gente descobre do que somos capazes", afirmou a guitarrista, inicialmente.
Prika Amaral destacou que compôs 70% do álbum sozinha, mas que isso não seria possível sem Diva Satanica, Eleni Nota e Mia Wallace. "Elas deram o sangue pra isso acontecer, se dedicaram muito e sou muito orgulhosa delas", disse.
Em seguida, a musicista narrou a dificuldade para chegar até Málaga, na Espanha, onde "Perpetual Chaos" foi produzido, em meio à pandemia. "Viajei pra Europa na semana em que as fronteiras se abriram, fiz uma viagem de 30h até Milão, pois naquela semana não havia voos para a Europa, então tive que pegar um voo pro Qatar e fazer 2 escalas. Fiz minha quarentena quando cheguei, fiquei isolada por 20 dias, por segurança", afirmou.
A escolha por Málaga e pelo estúdio Artesonao não foi por acaso, segundo Prika. "Nos encontramos em Málaga, na Espanha, em uma região com controle de casos, e escolhemos um estúdio afastado da cidade, para garantir a segurança de todos. Ainda assim havia um risco, mas fizemos por amor a música, por respeito aos nossos fãs e por total dedicação a Nervosa", disse.
Por fim, a guitarrista destacou que o processo foi "uma corrida contra o tempo". "Mas foi uma experiência maravilhosa, poder estar num paraíso, gravando um disco, e nos encontrando pela primeira vez lá! Foi estressante porque não tive tempo pra mais nada, mas valeu a pena e faria tudo de novo", comentou, revelando, ainda, que um documentário será produzido com filmagens das gravações de "Perpetual Chaos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Valores dos ingressos para último show do Megadeth no Brasil são divulgados; confira
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Rafael Bittencourt conta tudo: confira entrevista exclusiva ao Whiplash.Net
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
Nervosa: como o novo álbum foi feito contra o tempo e em meio à pandemia
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A música que faz Prika Amaral querer cantar e tocar bateria ao mesmo tempo
A categórica opinião de Prika Amaral sobre o Kreator; "O som deles só melhorou"
Prika Amaral não gostava do Judas Priest quando era adolescente; "Grande erro!"
Fernanda Lira: quando ela foi do Detonator e as Musas do Metal por um dia
Por que Diva Satânica não achou que seria escolhida vocalista da Nervosa em 2020?


